MotoGP 2023: Martin domina o Grande Prémio de San Marino
Jorge Martín, ou “Martinator”, como é carinhosamente conhecido no mundo do motociclismo dominou no fim de semana do Grande Prémio de San Marino, que não contou com a participação de Enea Bastianini, que recupera da lesão sofrida no GP da Catalunha.
Qualificação
Miguel Oliveira teve de passar pela Q1, depois de um mau dia de sexta-feira, e o português não desiludiu. Oliveira foi o líder da sessão, marcando um tempo de 1:31.272, garantindo a qualificação para a Q2. Aleix Espargaró acompanhou o piloto da RNF para a Q2.
Na Q2, Oliveira fez o 10º tempo da sessão, com 1:31.277. A “pole position” ficou com Jorge Martín que, com uma volta impressionante, bateu o recorde de pista – que já era seu – por mais de 6 décimas. 1:30.390 foi o tempo cronometrado pelo espanhol da Pramac Racing.
Marco Bezzechi qualificou-se em segundo a “distantes” 397 milésimas da “pole”. Pecco Bagnaia completou o top-3, conseguindo uma qualificação positiva, visto que se encontra em recuperação do atropelamento que sofreu no início da corrida do Grande Prémio da Catalunha, na semana passada.
Também impressionante foi o desempenho de Dani Pedrosa. O piloto encontrava-se como “Wildcard” da KTM e conseguiu um fantástico quinto lugar na grelha.
Sprint
No arranque, Martin “disparou” na frente e não permitiu que algum adversário ameaçasse a sua liderança. Pecco Bagnaia subiu a segundo na primeira chicane com a ultrapassagem a Bezzechi. Oliveira “saltou” para a nona posição, mas ainda na primeira volta perdeu a posição para Brad Binder.
Bezzechi voltava à vice-liderança da corrida na volta dois, depois de aproveitar um erro de Bagnaia na curva 10. Imediatamente, o piloto da VR46 iniciou a “caça” à liderança.
No entanto, o espanhol impôs a sua velocidade e não deu hipóteses aos dois adversários na luta pelo campeonato.
Bagnaia ainda viu a sua presença no pódio ameaçada por Dani Pedrosa, mas o Campeão do Mundo, apesar das suas limitações, usou todo o seu talento para segurar o bronze.
Terminada a Sprint, Martín venceu, Bezzechi levou a medalha de prata, e Bagnaia fechou o pódio. Miguel Oliveira não conseguiu ganhar posições. Muito pelo contrário, o piloto de Almada caiu mais 2 posições e terminou em 12º. Mais uma vez, o desgaste dos pneus revelou-se um problema na sua Aprilia.
Corrida
Martin voltou a arrancar como uma bala e garantiu a ponta da prova antes mesmo da chegada à curva 1. Bagnaia teve um arranque excelente e na chegada à curva 1 ganhou a frente a Marco Bezzechi. Ainda Miguel Oliveira, com um arranque “à Falcão”, “voou” para o sétimo posto.
No fim da primeira volta, os 3 candidatos ao título lutavam pela vitória no Grande Prémio de San Marino.
O ritmo imprimido pelos três primeiros nas primeiras voltas e rapidamente distanciaram-se dos homens da KTM Binder e Pedrosa, que se encontravam em quarto e quinto, respetivamente. O sul-africano da marca austríaca foi protagonista da primeira queda da corrida, na curva 5, no entanto, conseguiu retomar a prova, mas longe dos lugares de pódio que podia ter alcançado.
Bezzechi chegou a ultrapassar Bagnaia na curva 8, mas perdeu a posição para o compatriota na curva seguinte ao alargar a trajetória.
Martín, Bagnaia e Bezzechi continuaram na luta pela vitória durante mais umas voltas, mas, a cerca de 15 voltas do fim, as limitações físicas dos pilotos italianos revelaram-se ainda problemáticas e o espanhol da Pramac descolou na frente, deixando os adversários a lutarem entre si. O piloto da VR46 acabaria por ultrapassar o líder do campeonato com uma manobra na curva 8, e deixava-o à mercé de Pedrosa que começou a aumentar o ritmo.
Martín venceu a corrida, conquistando a segunda vitória da temporada, Bezzechi cruzou a linha da meta em segundo. Bagnaia, que viu Pedrosa a ameaçar-lhe o lugar no pódio, segurou o terceiro lugar com toda a sua resiliência. Oliveira terminou em 6º, depois de nas voltas finais ter ultrapassado Marc Marquez.
Classificação do Campeonato de Pilotos:
O MotoGP regressa no fim de semana de 22 a 24 de setembro, para a estreia do Grande Prémio da Índia.