Madjer Youth Cup: uma aposta para o futuro do Futebol de Praia
As modalidades desportivas quando são criadas, começam sempre pelo telhado da casa, inicia-se sempre uma modalidade por uma seleção nacional ou por clubes no escalão sénior e o futebol praia não fugiu a essa regra.
Em Portugal, iniciou-se precisamente com a criação de uma seleção nacional para competir nos Mundiais do Brasil nos anos 90, depois já nos anos 2000, criou-se o circuito nacional de futebol praia, com os ex-jogadores profissionais de futebol 11 e alguns já representantes de Portugal nos Mundiais a comporem as equipas, só mais tarde houve a criação de um campeonato nacional homologado pela FPF, o que nos leva aos dias de hoje, onde a modalidade está em crescendo, não só em Portugal, mas em todo o mundo.
Com a evolução da modalidade e o aumento de condições para que haja um calendário anual com o maior número de competições possíveis, começou a olhar-se para um aspeto muito importante que é a formação, é importante começar a construir o resto da casa para suportar o telhado e forma jogadores de futebol praia, miúdos que comecem a praticar a modalidade o mais cedo possível e que lhe tomem o gosto e a paixão que esta modalidade tanto nos transmite. No seguimento desta ideia, no ano de 2018 foi organizado o 1º torneio internacional de U16 e U18 e logicamente o nome a dar seria da estrela maior, o sol da modalidade e aquele a quem todos nós atribuímos a selo de melhor de sempre, Madjer.
A Madjer Youth Cup, apadrinhada pelo próprio Madjer, que faz questão de estar presente durante a competição e acompanha-la de perto, teve a sua 1ª edição em Junho de 2018, sendo realizada também em 2019, teve o interregno de 2020, devido à pandemia de COVID-19, mas regressou em 2021 e teve recentemente a sua 4ª edição, sendo todas elas realizadas na praia de Buarcos, na Figueira da Foz, um dos berços da modalidade em Portugal.
Madjer Cup lands in Figueira for the third year
Buarcos beach will host the international youth #beachsoccer competition between 9 and 11 of July
?: https://t.co/xjZwFWuDXL pic.twitter.com/WwzGV2KgaB
— BeachSoccerWorldwide (@BeachSoccer_WW) June 11, 2021
Fazendo uma retrospetiva à modalidade para depois olhar para o futuro, a Madjer Youth Cup, em 2018 contou com a presença de 14 equipas de 8 países diferentes, em 2019 participaram 13 equipas, em 2021 estiveram presentes 16 equipas e este ano bateu-se o recorde, com a participação de 20 equipas!
Os vencedores das edições passadas foram:
U16 2018 – ACD O Sótão; U18 2018 – Warriors SV (El Salvador)
U16 2019 – ACD O Sótão; U18 2019 – Warriors SV (El Salvador)
U16 2021 – ACD O Sótão; U18 2021 – Lazio BS (Itália)
As equipas participantes em edições anteriores foram:
Portugal – ACD O Sótão, Sporting CP, AD Buarcos 2017, Naval 1893, GD Chaves, GD Ilha, Escola Hugo Almeida, GD Ereira, ACD Attic, GR Pocariça, Academia 94 e Inter Limão
El Salvador – Warriors SV
Italianas – Lázio BS e Viareggio BS
Espanha – Escola Amarelle, Campus Ramiro Amarelle, CR Amarelle, Ramiro Amarelle 10, Colegio Obradoiro e CD Bala Azul
Alemanha – Rostocker Robben
EUA – Socal BSC
Inglaterra – Isle of Wight BS
Polónia – UKS Milenium Gliwice
A EDIÇÃO DE 2022 DA MADJER YOUTH CUP
Em 2022, disputou-se com então 20 equipas, na categoria U16, participaram 8 equipas, divididas em 2 grupos de 4; Grupo A – Sótão, Isle of Wight BS, Naval 1893 e GD Ilha; Grupo B – AD Buarcos, AR Amarelle, GD Chaves e GD Alfarim.
Na categoria U18, participaram 12 equipas, divididas em 4 grupos de 3; Grupo A – Lazio BS, EF Hugo Almeida BS e GD Alfarim; Grupo B – AD Buarcos, Isle of Wight e GD Ilha; Grupo C – Rostocker Robben, Sótão e CD P. da Leirosa; Grupo D – GD Chaves, Naval 1893 e Sesimbra BS.
Em ambas as categorias os 2 primeiros de cada grupo passavam à fase seguinte, nos U16, o 3º e 4º de cada grupo iam disputar os lugares do 5º ao 8º e nos U18, os 3º de cada grupo iam para um grupo a 4, disputar o 9º ao 12º lugar.
As fases de grupos foram disputas durante o dia 15 e metade do dia 16, o resto do dia 16 e 17 foram as fases finais.
As equipas finalistas do escalão de U16 foram AR Amarelle e o Sótão, o Sótão procurava vencer o tetra nesta categoria, mas a felicidade caiu para o lado dos espanhóis, que venceram 6×5 após GP, destronando assim os tricampeões da Nazaré. Na categoria U18 os finalistas foram Sótão e o Sesimbra BS, uma final totalmente portuguesa, com os nazarenos a conquistarem pela 1ª vez a categoria U18, derrotando o Sesimbra por 9×8.
Para encerrar e olhando para o futuro desta competição, está claramente em crescendo e com cada vez mais equipas a aderirem e a participarem. Vai com certeza ser uma competição que se irá manter até mesmo aquando da criação de campeonatos nacionais de U16 e U18. Certamente que no futuro o objetivo da competição passará por alargar os escalões aos mais novos e ir descendo até à base da formação.
É importante cada vez mais olhar para a formação e pelo que se tem visto há interesse que exista competição para os mais jovens e qualidade também não falta, esperemos que o próximo passo seja a criação de seleções nacionais nestas categorias e campeonatos nacionais. Pelo menos ao nível nacional sabemos que a coordenação do futebol praia está bem entregue e que o padrinho desta competição irá fazer de tudo o que esteja ao seu alcance não só para ver a sua modalidade crescer mas também para criar todas as condições que ele não teve para que Portugal continue a ser a melhor Pátria nas areias mundiais.