Jogadores underrated da NBA 2021/2022: aqueles por quem ninguém dá

João FerreiraNovembro 29, 20213min0

Jogadores underrated da NBA 2021/2022: aqueles por quem ninguém dá

João FerreiraNovembro 29, 20213min0
Quem são alguns dos jogadores underrated desta NBA? João Ferreira escolhe dois e explica porque é que merecem um olhar mais sério

A NBA está no seu potencial máximo neste momento. Temos tido grandes surpresas nalguns resultados, grandes desilusões em relação a alguns franchises, mas temos tido, sobretudo, jogadores que se têm destacado dentro de equipas que são relativamente mais fracas.

Já estamos habituados a que existam jogadores underrated, ou seja, que ninguém dê por eles e do nada revelam-se como verdadeiros craques na NBA. Tantos casos como Harden (nos OKC era suplente), Giannis (era só um franzino) mostram que temos de nos habituar a ideia que isto pode acontecer em qualquer época.

Está época temos dois jogadores que têm realizados jogos muito acima da média das suas equipas e que mostram cada vez mais que merecem dar o salto para outros ares.

Dejounte Murray (San Antonio Spurs)

O jogador dos San Antonio Spurs tem-se revelado como um dos principais jogadores não do seu franchise, mas da NBA, como se prova por alguns dos seus números nos três últimos encontros (Boston Celtics, Atlanta Hawks, Phoenix Suns): 70 pontos, vários triplos convertidos, com uma categoria de qualidade nos ressaltos, média de 10 assistências e uns steals de categoria.

É o típico craque à medida de Popovich: grande defensor (aliás, antes era meramente conhecido por ser um jogador apenas para a zona defensiva), mas que se fez jogador na versão ofensiva, com um leque de capacidades cada vez mais amplo, com lançamento de triplo sólido, uma grande visão de jogo, e um ataque ao cesto temível com eurosteps e crossovers destruidores de qualquer defensor. Toda esta polivalencia faz com que hoje em dia, a nível estatístico, Murray faça regularmente duplo-duplos e triplo-duplos.

Um jogador cada vez mais completo, que apenas vem acrescentar à rede de jogadores criados por Popovich mais um jogador que tem tudo para, se continuar a crescer assim, tornar-se um dos melhores da liga. Neste momento, é apenas mais um jogador underrated.

Lamelo Ball (Charlotte Hornets)

Ignore-se o apelido e aquilo que representa principalmente com o seu pai à cabeça. Lamelo é um jogador dos mais completos que apareceram na NBA nos últimos anos, e tem provado ano após ano este statement, apesar de não merecer a atenção devida. Com um lançamento não muito vistoso, mas muito eficaz, Lamelo tem melhorado muito naquilo que eram as suas vertentes mais fracas: o passe, a visão de jogo e a zona defensiva.

Lamelo tem registado estatísticas diárias acima daquilo que lhe era previsto, com uma capacidade de ganhar ressaltos acima da média e com uma visão de jogo que lhe permite registar muitas vezes mais de 10 assistências por jogo. Os stats dos últimos quatro jogos são também prova disso mesmo: média de quase 20 pontos por jogo, 34 rebounds, 6 steals e 2 bloqueios, ganhando algum protagonismo dentro dos Charlotte Hornets, que precisam de um Lamelo Ball de forte qualidade.

Para vocês, há algum jogador que merecia ser incluído nesta lista?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter