Os 5 melhores marcadores dos principais campeonatos europeus em 2020

José NevesJaneiro 10, 20214min0

Os 5 melhores marcadores dos principais campeonatos europeus em 2020

José NevesJaneiro 10, 20214min0
No ano de 2020 houve vários hoquistas que se destacaram, estes foram os cinco maiores artilheiros dos principais campeonatos europeus.

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, no mundo do hóquei em patins houve jogos por realizar, campeonatos por terminar e troféus por entregar. Ainda assim no plano individual houve hoquístas que se destacaram, nomeadamente na arte de colocar a bola na baliza adversária. Estes foram os cinco principais artilheiros do ano de 2020 nos três principais campeonatos europeus (Portugal, Espanha e Itália).

5º Lucas Ordoñez (SL Benfica) – 32 golos / 1,7 golos por jogo

O internacional argentino do Benfica afirmou-se em 2020 como o homem-golo dos encarnados, no campeonato nacional Lucas fez abanar as redes adversárias por 32 ocasiões em 19 jogos. Na época 20-21, o goleador ex.Barcelona lidera mesmo a tabela de melhores marcadores do campeonato português, com um total de 23 golos apontados.

Actualmente na sua terceira época ao serviço das águias, Lucas Ordoñez estabeleceu-se como a principal peça do jogo ofensivo da equipa de Alejandro Dominguez.

4º João Rodrigues (FC Barcelona) – 35 golos / 1,4 golos por jogo

Do campeonato português para o espanhol, João Rodrigues foi o quarto melhor marcador dos principais campeonatos europeus em 2020. O avançado ex.Benfica fez o trajecto contrário ao de Ordoñez em 2018-19, e tem igualmente estado em destaque em frente às balizas adversárias.

João Rodrigues leva 21 golos marcados na época 20-21, ficando apenas atrás do ex.Sporting Raul Marín. No ano civil de 2020, o português fez o gosto ao stick por 35 vezes, tendo sido o segundo melhor artilheiro do Barcelona na OK Liga no ano passado.

3º Alex Rodríguez (Reus Deportiu) – 35 golos / 1,5 golos por jogo

Com os mesmos 35 golos apontados em 2020, mas com uma melhor média de golos por jogo, Alex Rodríguez, do Reus, ocupa o lugar mais baixo do pódio. O jogador espanhol tem sido um dos destaques do Reus nas últimas temporadas, e no ano de 2020 voltou a estar com mira afinada em frente às balizas.

Numa equipa do Reus com várias opções ofensivas para a presente temporada, Rodríguez perdeu o posto de principal goleador da equipa para o reforço Raul Marín, mas continua na presente temporada a ser um dos jogadores com melhores números da OK Liga.

2º Pablo Alvarez (FC Barcelona) – 38 golos / 1,6 golos por jogo

Ainda na OK Liga, e voltando ao poderoso Barcelona, o astro argentino Pablo Alvarez ocupa o segundo lugar desta lista. Com um total de 38 golos apontados no ano de 2020, o avançado de 34 anos a realizar a 16ª temporada na OK Liga, 10ª na turma blaugrana, foi mais uma vez um dos grandes destaques do ano no hóquei em patins espanhol, e não surpreende vê-lo nos lugares cimeiros desta lista.

Com 20 golos apontados entre Janeiro e Março, altura da paragem do campeonato, aos quais junta mais 18 no arranque da presente época, Alvarez bateu toda a concorrência da OK Liga, destacando-se como o melhor marcador do ano de 2020 no hóquei espanhol.

1º Gonçalo Alves (FC Porto) – 44 golos / 2,2 golos por jogo

Na primeira posição, e com uma vantagem considerável para os restantes, Gonçalo Alves foi o melhor marcador do ano de 2020. Com um total de 44 golos apontados ao longo do ano, uma impressionante média superior aos 2 golos por jogo, o bombardeiro portista teve uma época 19-20 de excelência sendo, ao momento da paragem do campeonato, o melhor marcador do campeonato português com uns impressionantes 51 golos, dos quis 26 foram apontados no ano de 2020.

Já nesta temporada Gonçalo Alves voltou a ser o homem-golo do FC Porto, com mais 18 tentos apontados durante a primeira volta do campeonato, sendo apenas batido por Lucas Ordoñez na primeira metade da prova.

Elemento fundamental no FC Porto, Gonçalo Alves é um goleador como poucos no hóquei mundial, e não será de todo surpreendente se, em 2021, voltar a encabeçar a lista dos goleadores dos principais campeonatos europeus.

Gonçalo Alves foi o maior goleador do hóquei europeu em 2020 (Foto: Afonso Ferraz / FPP)

(Foto de Capa: Catarina Maria / FPP)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter