Cinco destaques individuais da época 2019/20

José NevesMarço 30, 20205min0

Cinco destaques individuais da época 2019/20

José NevesMarço 30, 20205min0
Em tempo de quarentena é incerto se voltaremos a ter hóquei em patins na temporada 2019/20. Com as provas nacionais em “stand by”, destacamos cinco hoquistas que, até à paragem, se destacavam na 1ª Divisão.

Muitos jogadores se têm destacado ao longo da época 2019/20, ora em candidatos ao título, ora em equipas que tentam a fuga aos lugares de despromoção. De entre os muitos jogadores que têm assinado uma boa temporada a nível pessoal, apresentamos neste artigo cinco dos destaques individuais da época.

Gonçalo Alves (FC Porto)

É impossível fazer uma lista com os melhores atletas da época e não incluir Gonçalo Alves. O matador dos azuis e brancos lidera a lista de melhores marcadores com 51 golos marcados, mais 22 que o segundo da lista, o catalão Marc Torra, que leva 29.

Para além do número extraordinário de golos marcados, Gonçalo Alves é, juntamente com Torra, o jogador que mais jogos contabiliza a marcar, das 19 jornadas realizadas os avançados do Porto e da Oliveirense marcaram em 16. No caso do avançado portista, apenas na jornada 2 (vitória por 4-1 em casa do Paço de Arcos), na jornada 4 (derrota por 0-3 no Pavilhão João Rocha), e na jornada 5 (vitória caseira por 4-2 diante do Braga), foi incapaz de bater os guardiões adversários.

Apesar do 4º lugar do campeonato a já 7 pontos do líder Benfica, a época azul e branca no que ao campeonato nacional diz respeito poderia estar com um cenário bem mais cinzento sem a veia goleadora demonstrada por Gonçalo Alves.

Constantino Acevedo (HC Braga)

O HC Braga ocupa neste momento a sexta posição do campeonato, a primeira após as cinco formações que estão, ou estiveram em algum momento da época, a lutar pela liderança. Para esta posição na tabela muito contribuiu o guarda redes internacional argentino Constantino Acevedo.

Com 64 golos sofridos, o Braga é somente a 5ª defsa menos batida de toda a prova, tendo nesta temporada travado no Pavilhão das Goladas as equipas do OC Barcelos, do SL Benfica (ambas com empates a 4 bolas), e do FC Porto (vitória por 6-2). Faltando ainda receber no seu pavilhão as restantes duas equipas que se encontram à sua frente no campeonato, Oliveirense e Sporting.

Acevedo tem sido determinante na boa prestação dos bracarenses no campeonato, tendo realizado exibições de grande nível, nomeadamente nos jogos em que o HC Braga surpreendeu os candidatos ao título.

Marc Torra (UD Oliveirense)

Tal como na temporada passada, Marc Torra volta a ser em 2019/20 uma das maiores figuras não só da Oliveirense como do campeonato nacional. Com 29 golos apontados na prova, Torra lidera o pelotão que persegue o “goleador-mor” Gonçalo Alves, tendo, tal como já referido acima, marcado em 16 dos 19 jogos que disputou.

Capaz de marcar de golos de qualquer forma, o avançado internacional espanhol divide os seus 29 golos com 10 de grande penalidade, 8 de livre directo, e 11 em jogo corrido, justificando ser a principal escolha de Renato Garrido para a marcação de bolas paradas.

Apesar de se encontrar a cinco pontos do líder, a equipa da Oliveirense terá ainda uma palavra a dizer na luta pelo título, assim se retome a competição, e Marc Torra terá de se manter com o stick afinado para que a turma de Oliveira de Azeméis ambicione o lugar mais alto do pódio.

Marc Torra volta a ser uma das figuras da Oliveirense e do campeonato (Foto: José Reis / Movephoto)

Pedro Henriques (SL Benfica)

Na primeira temporada a tempo inteiro de Alejandro Dominguez no comando técnico do Benfica, as águias chegam a esta fase na liderança isolada do campeonato, apesar de nas derradeiras sete jornadas defrontar as quatro formações que o perseguem (Sporting, Oliveirense, Porto e Barcelos).

Um dos grandes responsáveis para a liderança encarnada é o guardião Pedro Henriques, o internacional português está a realizar a melhor temporada no plano individual desde que assumiu a titularidade da baliza encarnada, guiando a sua equipa ao segundo melhor registo defensivo do campeonato, apenas Ângelo Girão e o Sporting sofreram menos golos até ao momento.

Com uma série final de jogos decisivos, na eventualidade do campeonato ser retomado, Pedro Henriques será um dos elementos mais preponderantes para que as águias mantenham o seu lugar no topo, e voltem a conquistar um título que escapa desde 2015/16.

Ezequiel Mena (OC Barcelos)

Ao longo da primeira volta do campeonato o OC Barcelos foi a grande surpresa da prova, tendo chegado ao ponto intermédio da competição na liderança isolada. Apesar da prestação da equipa na segunda volta não estar a ser de todo a melhor (o Barcelos regista apenas 1 vitória em 6 jogos), já nada tirará ao Barcelos o mérito de ter feito frente aos quatro grandes do hóquei português.

Um dos elementos em maior destaque na época barcelense é o jovem internacional argentino Ezequiel Mena. O jogador que chegou esta época à “Catedral” proveniente do Oeiras desde cedo se afirmou como um dos jogadores mais influentes da equipa, mostrando uma maturidade e um nível exibicional que apenas a espaços demonstrou na sua época de estreia em Portugal.

O Barcelos pode ter perdido o comboio dos grandes e ter sido relegado para uma 5ª posição que conhece bem demais, já longe do topo da tabela, mas as exibições de Mena em vários jogos da temporada, nomeadamente nas vitórias frente a Sporting e Porto, fazem com que o jogador argentino tenha um lugar de grande destaque em qualquer balanço da época.

Ezequiel Mena tem sido um dos maiores destaques do campeonato (Foto: OC Barcelos)

(Foto de Capa: Catarina Maria / FPP)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter