Testes de Fórmula 1 já começaram. Quais as primeiras impressões?
A Fórmula 1 de 2022 já se começou a mostrar, numa época onde a expectativa é enorme. Com monolugares completamente diferentes, as equipas entraram nos primeiros testes com muitas incertezas e muitas coisas a preparar. Nos primeiros testes é sempre complicado de entender quem estará mais forte, mas dá sempre pare ter uma pequena ideia de quem poderá estar, para já, mais bem preparado.
Apesar de haver mudança, parece que não vamos ter caras diferentes na frente. Tanto a Red Bull como a Mercedes parecem bem competitivas. Apesar de nenhuma das equipas parecer ter dominado, os monolugares de ambas as equipas parecem que estão competitivos e, naturalmente, apresentaram os tempos mais rápidos destes testes.
Quem também parece bem competitivo é a Ferrari. A equipa de Maranello trouxe um carro com uma filosofia bem interessante, mas foi mesmo o equilíbrio que mostraram em pista que parece dar a indicação de que podemos ter a Ferrari bem perto ou a lutar pelos lugares da frente.
A Ferrari também foi a equipa que fez mais voltas durante este teste, conseguindo mostrar um elevado nível de fiabilidade logo ao início. Também parece que a Ferrari se adaptou bem à utilização da nova fórmula de combustíveis, havendo já rumores de que pode ser, para já, o motor mais potente do momento.
A total of 3,109 laps were completed by the teams at the pre-season session in Barcelona ??#F1 @Circuitcat_eng pic.twitter.com/qYTuuIskam
— Formula 1 (@F1) February 26, 2022
Também a McLaren mostrou um pouco daquilo que vale. Também esteve entre os tempos mais rápidos e pareceu estar a ter um teste onde tudo parecia correr bem, e o ambiente na equipa parecia ser bem positivo e confiante.
Um bom sinal que foi possível de verificar já nestes testes é que parece ser mais fácil de seguir os adversários da frente mais de perto. Foram vários os pilotos que tentaram seguir o carro da frente, para testar o novo conceito aerodinâmico, e o feedback foi positivo. Apesar disso, também houve quem tivesse reparado que o cone de ar criado pelo carro da frente é bem mais fraco, o que poderá ser um efeito negativo. Só mais tarde se conseguirá perceber se a mudança surtiu os resultados que se esperava.
A Fórmula 1 ainda vai ter mais um teste antes de começar oficialmente no Bahrein. Há muita expectativa para esta nova geração de carros e que tipo de entretenimento irão proporcionar.
Who racked up the most laps in Barcelona?
Here's your team-by-team guide ?#F1 pic.twitter.com/O0lek7Rrq9
— Formula 1 (@F1) February 25, 2022