Já se aquecem os motores!
A temporada de Fórmula 1 de 2018 já está a aquecer os motores! Os novos carro já estão todos apresentados e os testes de pré-época já começaram em Barcelona.
As apresentações não tiveram grandes novidades, com o destaque ser o regresso ao passado por parte da McLaren, com a sua “laranja papaia”.
Apesar das equipas em si não terem muitas novidades, há algo de muito diferente presente em todos os monolugares, o já muito debatido “halo”.
O mecanismo de proteção “halo”, imposto pela FIA, vai estar presente em todos os carros de F1, dando uma nova imagem aos monolugares, o que gera alguma discordância entre os adeptos. Alguns vão argumentar que os carros estão claramente mais feios, enquanto outros vão responder que por outro lado estão bem mais seguros.
O que nos disse o 1º dia de treinos?
Quem teve um arranque com o pé direito foi Daniel Ricciardo e a Red Bull. Ricciardo foi o mais rápido do 1º dia e o único que completou mais de 100 voltas. Se os tempos ainda são muito pouco indicativos nesta fase, ter já boa fiabilidade é sempre positivo. A Red Bull foi muito penalizada com problemas mecânicos em 2017 e espera corrigir isso em 2018.
Logo atrás ficaram os dois candidatos do ano passado, Mercedes e Ferrari, guiados por Bottas e Raikkonen. Hamilton também guiou o Mercedes, mas durante a tarde, bastante afetada por temperaturas baixas, que não permitiram tempos mais competitivos.
Quem também fez divisão de tarefas entre pilotos e teve um dia produtivo foi a Renault. Hulkenberg e Sainz ficaram com o 4º e 5º tempo, respetivamente, conseguindo 99 voltas entre eles.
A estreia da parceria McLaren-Renault foi de altos e baixos. O dia começou com uma ida à gravilha por uma roda ter saído. Apesar disso a McLaren voltou durante a tarde, conseguindo totalizar 51 voltas.
Mas o grande destaque a nível de fiabilidade e quilometragem tem de ir para a Honda. A Honda, agora fornecedora da Toro Rosso, teve um dia sem qualquer problema (!!!). Hartley, abordo da nova parceria, Toro Rosso-Honda conseguiu 93 voltas, superados apenas por Ricciardo.
Um dia mais apagado tiveram a Williams, Haas, Sauber, a estrear o regresso da Alfa Romeo, e Force India, que teve o menor número de voltas.
Seguem-se mais testes, e muitos quilómetros por percorrer antes de se ter um ideia fixa do real valor das equipas para 2018.