21 Jun, 2018

Dicas infalíveis para melhorar a composição corporal

Daniel FariaDezembro 31, 20174min0

Dicas infalíveis para melhorar a composição corporal

Daniel FariaDezembro 31, 20174min0
Ano novo, vida nova. É o que se costuma dizer. Reformulando: ano novo, corpo novo? É possível. Basta que se mentalize disso.

Muita gente traça metas para o novo ano e sem dúvida mudar e/ou melhorar a composição corporal está entre as cogitações da maior parte das pessoas que se preocupam com a sua aparência, com o seu físico.

Impõe-se a pergunta: como fazer isso? A questão não é retórica. Há realmente resposta para esta questão que foi formulada e a mesma será encontrada nas próximas linhas deste artigo.

1.º ponto: mentalize-se e prepare-se para mudar. Sem isto, não irá conseguir nada. Assimile a ideia de que terá que fazer coisas que não costuma fazer para atingir o corpo “apresentável” que quer mostrar na praia em 2018!

Vamos a isto.

Mude a sua alimentação e entenda os macronutrientes

Existem diferentes macronutrientes: proteína, hidratos de carbono e gorduras. A boa gestão dos mesmos determinará a sua composição corporal. Os hidratos dão energia, a proteína repara o tecido muscular e potencia o seu crescimento, enquanto a gordura equilibra o lado hormonal do seu corpo.

Consuma proteína em todas as refeições, doseando os hidratos e consumindo fontes de gordura saudáveis como o azeite, abacate ou a gema de ovo.

Comece na cozinha a moldar o seu corpo. Conte as calorias de que precisa ingerir e determine o seu objectivo, seja ele ganhar ou perder peso. Faça seis refeições por dia, de três em três horas.

O “six pack” começa a ser feito na cozinha. (Foto: Our Style Of Life)

Mexa-se… obviamente

Treinar. Depois de ter ajustado a sua dieta, dê o máximo nos seus treinos, que têm que ter a duração de 45 a 90 minutos, misturando exercícios de musculação e cardio. 3-4 séries de 6 a 12 repetições são suficientes, fazendo quatro exercícios para músculos grandes (peito, costas e perna) e dois/três para grupos musculares mais pequenos (bícep, ombro, trícep).

Execute o treino no mínimo três vezes por semana, alternando sempre os grupos musculares.

Depois do treino com pesos, faça caminhada ou algum tipo de exercício cardiovascular durante 15 a 20 minutos. Ou então, opte pelo treino intervalado.

Descansar bem

Garantir um sono com qualidade é essencial para o seu corpo se refazer do esforço e poder passar ao patamar seguinte, garantindo uma boa recuperação do treino realizado. Tente sempre dormir pelo menos 7 horas por noite, num ambiente o mais escuro possível e silencioso.

Evite ecrãs de TV, PC ou telemóvel, uma hora antes de se deitar. A luz emitida pelos aparelhos pode atrapalhar o seu sono.

Pode ainda adquirir um suplemento de melatonina, substância natural produzida pelo nosso corpo que fomenta o sono, potenciando a sua qualidade.

Curtas

  • Apanhar sol (20-30min) sempre que possível, fomentando a absorção de componentes importantes como a vitamina D.
  • Evite o stress. Demasiado stress ocasiona níveis altos de cortisol, substância que consome músculo.
  • Beba bastante água. Mínimo dois litros por dia.
  • Evite refrigerantes, bolachas, entre outras “porcarias”.
  • Ovos, carne vermelha, frango, atum, entre outros alimentos devem ser uma constante no prato.
  • Batata Doce, Arroz, Cuscuz e Massas, devem ser os seus hidratos.
  • Se tiver possibilidade, suplemente com Whey Protein e com um multivitamínico de qualidade.

Consistência

Por último: consistência. Sem isso, não será possível alcançar, nem manter um corpo “esbelto”, capaz de fazer inveja ou simplesmente fazer com que você se sinta bem consigo mesmo.

Ter disciplina é o que decide o sucesso quando falamos em “ser fitness”. Formar novos hábitos e mantê-los, procurando “encaixar” sempre o exercício físico na nossa rotina, fará naturalmente com que o seu corpo seja melhor. Esteticamente e internamente, funcionando melhor e conferindo mais saúde a qualquer indivíduo. Por isso, comece já hoje a fazer isto por si. Porque ninguém pode fazê-lo a não ser você mesmo. Força!

    Dê tudo de si, na missão de esculpir o seu corpo. (Foto: El Hombre)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter