ELF: Wade Phillips e Mark Helfrich são candidatos para treinar Barcelona

Miguel Veloso MartinsDezembro 11, 20205min0

ELF: Wade Phillips e Mark Helfrich são candidatos para treinar Barcelona

Miguel Veloso MartinsDezembro 11, 20205min0
O anúncio de Barcelona como o 8º franchise da European League of Football surpreendeu muitos, mas os planos de Bart Iaccarino prometem espantar ainda mais. O responsável da equipa catalã da ELF revelou esta semana a existência de negociações com dois treinadores americanos de destaque. Iaccarino apresentou também mais detalhes sobre o planeamento da liga e franchise.

Numa entrevista ao podcast espanhol El Capologist, Bart Iaccarino, o general manager de Barcelona, deixou uma enorme surpresa para os adeptos europeus. Quando questionado sobre a equipa técnica do franchise catalão, o GM afirmou que pelo menos 80% do staff será composto por treinadores americanos. O plano de Barcelona é ter um coaching staff experiente e com histórico nos níveis mais elevados de competição. Por isso mesmo, Iaccarino revelou que estão neste momento em contacto e negociações com vários treinadores americanos de renome. Segundo o antigo diretor dos L’Hospitalet Pioners, os dois principais candidatos ao papel de treinador principal são Wade Phillips e Mark Helfrich.

A principal opção para Barcelona é o veterano Wade Phillips. O treinador americano de 73 anos iniciou a sua carreira como técnico em 1969. Depois de anos a treinar equipas universitárias, Wade Phillips finalmente recebeu a oportunidade de integrar uma equipa técnica na NFL, tornando-se treinador da linha defensiva nos Houston Oilers. Em 1981, tornou-se coordenador defensivo nos New Orleans Saints. Desde então tornou-se num dos coordenadores defensivos mais reconhecidos da NFL. Phillips teve a oportunidade de ser treinador principal em 6 equipas da NFL, mas 3 destas ocasiões recebeu o lugar como treinador interino, sendo dispensado na época seguinte. Enquanto treinador principal, Wade Phillips esteve presente em 5 vezes nos playoffs.

A sua carreira como coordenador defensivo continua a ser onde encontrou maior sucesso. Nesta função, Phillips foi 3 vezes finalista no Super Bowl (1989, 2015 e 2018), sendo campeão em 2015 com os Broncos. Mais recentemente foi coordenador defensivo dos Los Angeles Rams, onde chegou ao Super Bowl em 2018. Em 2020, após uma época em que os Rams não chegaram aos playoffs, Phillips não foi chamado para continuar a treinar em LA. O treinador ainda procura uma nova oportunidade na NFL para 2021, mas tem agora o franchise de Barcelona como o seu plano B. Wade Phillips tecnicamente já treinou em Barcelona. Em Julho de 1994, era o treinador principal dos Denver Broncos quando estes jogaram contra os Los Angeles Raiders no Estádio Olímpico Lluís Companys em Barcelona. No entanto, os Broncos perderam em prolongamento por 25-22.

A seguir a Phillips, a segunda opção de Barcelona é Mark Helfrich. Com 47 anos de idade, Helfrich, antes de se tornar no treinador que conhecemos hoje, passou uma época na Áustria. Em 1997, assumiu a titularidade como QB dos Vienna Vikings e ajudou a treinar a equipa como coordenador ofensivo. Segundo o treinador, o tempo que treinou em Viena foi essencial para o desenvolvimento do seu playbook. 12 anos depois, Helfrich tornou-se o coordenador ofensivo de Chip Kelly nos Oregon Ducks. Quando Kelly saiu de Oregon para se tornar o treinador principal dos Philadelphia Eagles em 2013, Mark Helfrich recebeu a oportunidade de finalmente liderar os Ducks.

Nos primeiros dois anos como treinador principal em Oregon, Helfrich venceu dois Bowl Games (Alamo Bowl em 2013 e Rose Bowl em 2014). Em 2014-2015, os Ducks foram finalistas no National Championship, mas perderam contra os Ohio Buckeyes por 42-20. No entanto, a falta de sucesso nas duas épocas seguintes levaram ao despedimento de Mark Helfrich, após uma temporada com apenas 2 vitórias em 2016. Em 2018, foi contratado como coordenador ofensivo para os Chicago Bears de Matt Nagy. Helfrich foi demitido após a temporada de 2019-2020 e agora é analista de futebol americano universitário na FOX Sports. Helfrich mostrou interesse em juntar-se à liga, caso não renove contrato com o canal. A experiência europeia de Mark Helfrich poderá torná-lo num dos principais candidatos para várias equipas da ELF.

Calendário, Salários e Localização

Para além de revelar dois candidatos que, sem dúvida, poderão ser astronómicos para a liga, Bart Iaccarino falou também nos últimos dias sobre o calendário da ELF e a estrutura orçamental da equipa. Segundo Iaccarino, a ELF já tem uma data para o seu primeiro gameday: 10 de Junho de 2021. O responsável de Barcelona revelou também que o training camp terá início a 1 de Maio de 2021. Uma futura relação entre a ELF e a NFL foi realçada por Bart Iaccarino. A partir de Agosto, quando a pré-época da NFL se inicia, a liga irá criar um evento televisivo denominado “Primetime”. Este evento será a transmissão de um jogo ao domingo às 14h, evitando conflito com os jogos da NFL e dando destaque reforçado a um jogo por semana. Zeljko Karajica e a ELF continuam a tentar garantir uma parceria oficial com a NFL, mas o sucesso da primeira temporada irá decidir o futuro deste possível protocolo.

Quanto à estrutura orçamental, no podcast La Guarida, Bart Iaccarino apontou para um orçamento total de 400 mil euros para a equipa catalã. Grande parte do orçamento será gasto em despesas da equipa como viagens e alojamento para todo o plantel e staff. No caso de Barcelona, o salário máximo mensal para jogadores nacionais será 450€. O orçamento das equipas e salários deverão crescer ao longo das próximas temporadas. A ELF vai recompensar uma percentagem dos gastos das equipas, mas cada franchise deve identificar e angariar mais investidores e patrocinadores, caso queira aumentar o seu orçamento.

No mesmo podcast, Iaccarino mencionou a possibilidade da equipa não ser localizada na cidade de Barcelona, mas sim, numa das cidades catalãs que fazem parte da sua zona metropolitana ou mesmo de províncias vizinhas. Um exemplo dado pelo líder do franchise foi Tarragona, pela sua relativa proximidade à capital da comunidade autónoma e do seu aeroporto. O maior estádio de Tarragona é o Nou Estadi que consegue receber até 14,591 espectadores.

 

Que outros treinadores de renome gostarias de ver na ELF?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter