ELF: Portugal receberá combine dos Barcelona Dragons em 2023
Com a temporada de 2022 concluída, chegamos à “off-season” da European League of Football (ELF), a maior liga profissional de futebol americano na Europa. Os franchises da ELF iniciam agora os seus preparativos para a temporada de 2023 e os Barcelona Dragons não são exceção.
Barcelona Dragons presenta el Dragons Combine Tour 2023.
4 Combines
4 CiutatsSegueix connectat a les nostres xarxes per a més informació. 🏈🐲🔜#FeelTheFire #BarcelonaDragons pic.twitter.com/U844Y7smzR
— Barcelona Dragons (@Dragons_BCN) October 4, 2022
No entanto, para nossa surpresa, os Barcelona Dragons anunciaram que irão organizar 4 “combines” em 4 cidades e 2 países. Um “combine” é um evento de captação de jogadores onde o organizador irá testar as competências físicas de cada atleta, existindo a possibilidade de integrar o plantel profissional.
O intitulado “Dragons Combine Tour 2023” irá ocorrer na Catalunha, Madrid, Andaluzia e, finalmente, Portugal. Se as paisagens desenhadas em cada logotipo forem uma indicação fidedigna, os eventos irão decorrer em Barcelona, Madrid, Sevilha e Lisboa.
Mesmo sem a inclusão de Portugal na sua digressão, este será um evento histórico para os Dragons. Em 2021 e 2022, os Barcelona Dragons apenas organizaram um combine em Réus (Catalunha). Mais de 150 atletas participaram no combine de 2022. Em 2023, os Dragons têm o plano ambicioso de organizar 4 combines em 4 cidades diferentes.

Portugal no Dragons Combine Tour 2023
Em Setembro, mencionamos o futuro de Portugal na ELF, tendo sido incluído num mapa apresentado aos acionistas dos Barcelona Dragons. O investimento num “combine” em território português apenas comprova o potencial do futebol americano em Portugal e dos atletas que aqui se formam.
Na temporada de 2022, os franchises da ELF tiveram permissão para contratar 4 “A-Players” e 8 “E-Players”. “A-Players” são considerados quaisquer jogadores oriundos dos EUA, México, Japão e Canadá. “E-Players” são jogadores de qualquer país europeu que não seja o do franchise, abrindo também uma exceção a jogadores brasileiros.
No entanto, existem rumores sobre uma possível redução de 8 “E-Players” para apenas 6 na temporada de 2023. Qualquer jogador português que participe no Combine dos Dragons estará a competir por 1 destes 6 lugares no plantel catalão. De realçar também que não deverá existir restrição quanto à nacionalidade dos participantes no Combine.
As informações acerca de datas e locais oficiais ainda são escassas, apenas sabemos que, em 2023, Portugal irá entrar na história da ELF e dos Barcelona Dragons. Ficaremos atentos a quaisquer desenvolvimentos.