ELF: O futebol americano profissional volta à Europa em 2021

Miguel Veloso MartinsNovembro 6, 20204min0

ELF: O futebol americano profissional volta à Europa em 2021

Miguel Veloso MartinsNovembro 6, 20204min0
13 anos depois da NFL Europe ter sido cancelada, nasce uma nova liga de futebol americano profissional na Europa. A nova European League of Football liderada por Patrick Esume irá começar a sua primeira temporada em Junho de 2021. Sabe mais sobre o projeto de futebol americano mais ambicioso do continente.

Em Junho de 2019, escrevemos o nosso primeiro artigo sobre futebol americano para o Sapo24. Nesta publicação falávamos com nostalgia sobre a NFL Europe, a única liga profissional de futebol americano sediada no continente europeu. A liga era gerida pela NFL e fechou as portas em 2007. Nos últimos anos, temos visto um crescimento da modalidade a nível semi-profissional, mas desde então a Europa não tem uma competição totalmente profissional. Até agora…

13 anos depois, surge um novo projeto que promete trazer o futebol americano profissional de volta ao continente europeu. A European League of Football (ELF) nasce pelas mãos de Patrick Esume e Zeljko Karajica, CEO da Sports & Entertainment Holding (SEH). Patrick Esume foi campeão como jogador e treinador na Europa, seja na German Bowl (GFL), World Bowl (NFLE) ou Eurobowl (EFL). O alemão é uma das maiores figuras da modalidade na Europa, sendo neste momento a voz da NFL na Alemanha, em conjunto com, ex-jogador da NFL, Björn Werner. Esume será o comissário da European League of Football.

Fundada em Hamburgo (Alemanha), a cidade que foi casa do último campeão da NFL Europe, a ELF contará com 8 franchises da Alemanha e Polónia. Hamburgo, Berlim, Frankfurt, Stuttgart, Hildesheim/Hanover e Ingolstadt já foram confirmadas como as 6 primeiras cidades alemãs. Os atuais campeões polacos Wroclaw Panthers vão ser a primeira equipa não alemã a juntar-se à competição. O oitavo franchise deverá ser localizado na Alemanha, sendo que a ELF está neste momento em negociações. Patrick Esume ambiciona expandir nos próximos anos para um total de 20 franchises em 10 países diferentes.

Ainda não existe confirmação por parte da ELF quanto aos estádios que vão receber os franchises da liga. No entanto, sabemos através do comunicado dos Wroclaw Panthers que a equipa deverá continuar a jogar no Olympic Stadium (11.000 espectadores). Sabemos também que o franchise de Hamburgo deverá jogar no Volksparkstadion (57.000 espectadores) ou no Millerntor-Stadion (29.546 espectadores). Apesar de à partida existir conexão entre os franchises e os clubes alemães já existentes, estes deverão assumir novas identidades e nomes, com exceção dos Wroclaw Panthers. Em Novembro serão anunciados todos os nomes e estádios das equipas que vão competir na European League of Football, assim como mais detalhes sobre o sistema da liga e o seu calendário.

Neste momento, sabemos que liga profissional está a planear iniciar a sua primeira temporada em Junho do próximo ano (2021) e ter a sua final em Setembro. Isto coloca a ELF em posição para decorrer durante a offseason da NFL. As finais da liga serão jogada nos principais estádios. O evento que vai encerrar cada temporada poderá tornar-se num dos mais icónicos do desporto europeu.

Debaixo da alçada do seu CEO Zeljko Karajica, uma das ambições da ELF é criar um produto televisivo como nunca antes visto no futebol americano europeu. Karajica tem uma vasta experiência na área, tendo sido diretor dos canais desportivos alemães ProSieben Sat.1 e Sport1. A ELF quer chegar ao maior número de espectadores possível, aproveitando o enorme crescimento que a NFL tem tido no velho continente.

A European League of Football  vai seguir o regulamento da NFL, em vez das regras da NCAA, normalmente usado também em ligas europeias. Esume confirmou que a ELF está neste momento em discussões com a liga norte-americana para uma possível parceria. A European League of Football poderá tornar-se numa das principais formas de desenvolvimento de atletas, treinadores e árbitros para a NFL.

Qual é a tua opinião sobre a European League of Football?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter