ELF: Galaxy, Sea Devils, Thunder e Centurions estão de volta (Atualizado 22/03/21)

Miguel Veloso MartinsMarço 20, 20217min0

ELF: Galaxy, Sea Devils, Thunder e Centurions estão de volta (Atualizado 22/03/21)

Miguel Veloso MartinsMarço 20, 20217min0
Quatro dos nomes mais icónicos da NFL Europe estão de volta! Pela primeira vez desde 2007, Galaxy, Sea Devils, Thunder e Centurions regressam aos relvados na European League of Football. Sabe tudo sobre a nova parceria entre a NFL e a ELF. (Atualizado 22/03/21)

(Escrito antes da atualização a 22/02/21)

Março iniciou-se com o anúncio de que a European League of Football (ELF) e a National Football League (NFL) chegaram a acordo para colaborar no desenvolvimento do futebol americano europeu. Um dos parâmetros deste acordo foi algo já muito ansiado pelos adeptos europeus: a autorização para utilizar nomes da extinta NFL Europe. Em 1998, nasceu a NFL Europe (NFLE) com raízes na World League of American Football, um projeto anterior da NFL que incluía também equipas nos Estados Unidos e Canadá.

A NFL Europe existiu como uma liga de desenvolvimento para a NFL até 2007, quando foi cancelada pelo atual comissário da NFL, Roger Goodell. Agora, 14 anos depois da sua extinção, alguns dos franchises da NFL Europe regressarão aos relvados europeus com a ELF. Ao contrário da NFLE, a nova liga profissional europeia será gerida independentemente da NFL, tendo como prioridade o desenvolvimento de talentos europeus. O apoio da NFL deverá trazer maior credibilidade para a European League of Football e facilitar o recrutamento de treinadores e jogadores americanos.

O maior destaque, e provavelmente o principal resultado desta parceria que veremos já na época de 2021, será o retorno dos nomes históricos da lendária NFL Europe. As primeiras equipas a adotar os nomes da antiga liga foram Frankfurt (Galaxy) e Hamburgo (Sea Devils). Os dois franchises protagonizaram a última final da NFL Europe, o World Bowl XV. Barcelona e Berlim receberam também os direitos para utilizar os nomes da NFL Europe. Os representantes de Barcelona escolheram utilizar o nome Gladiators, em vez do nome Barcelona Dragons. Berlim ainda não anunciou o nome do franchise, podendo ressuscitar o nome Berlin Thunder.

(Escrito antes da atualização a 22/02/21)

Frankfurt Galaxy

Os responsáveis do franchise de Frankfurt têm lutado nos últimos anos para trazer de volta os Galaxy à cidade do rio Meno. Em 2014, a equipa, na altura com o nome Frankfurt Universe, tentou adquirir o nome Frankfurt Galaxy para ser o utilizado na German Football League (GFL), mas a sua utilização acabou por ser barrada pela NFL. Os Frankfurt Universe continuaram, no entanto, a usar as cores dos Galaxy e a captar a mesma comunidade de adeptos do franchise extinto.

Agora, em 2021, a equipa consegue finalmente alcançar o seu objetivo na ELF, garantindo que o nome Galaxy finalmente regressará a Frankfurt. No entanto, para surpresa de muitos adeptos, o franchise não irá usar as cores icónicas da equipa: roxo e laranja. Pelos logótipos e design lançados até ao momento, os novos Frankfurt Galaxy vão vestir roxo e dourado. A equipa irá manter uma identidade semelhante à da equipa original entre 1991 e 2007.

 

Hamburg Sea Devils

Os Hamburg Sea Devils foram uma das últimas equipas a se juntar à NFL Europe, entrando na competição em 2005. Em apenas 3 temporadas, os Sea Devils tornaram-se num dos franchises mais emblemáticos da liga europeia. Antes da chegada da NFL à cidade, Hamburgo já era casa para um clube de futebol americano de enorme sucesso tanto a nível nacional como internacional, os Hamburg Blue Devils. Para além dos seus triunfos dentro de campo, os Blue Devils atraiam grandes plateias para os seus jogos. Com uma massa adepta já estabelecida e com a adoção de uma identidade familiar (Devils), os Sea Devils tornaram-se num dos franchises mais amados desde a sua entrada na NFLE.

Com a criação da European League of Football, sediada na cidade de Hamburgo, começaram rapidamente a surgir rumores quanto ao uso do nome na nova competição profissional. Os rumores comprovaram-se verídicos e foi finalmente anunciado o retorno dos Sea Devils a Hamburgo. À semelhança dos Galaxy, os Sea Devils não irão usar as suas cores originais. Hamburgo continuará a vestir azul, mas parece existir destaque também para a adição de vermelho. Esta alteração poderá ter sido causada pela semelhança das cores dos Sea Devils (2005-2007) aos Wroclaw Panthers da ELF. O destaque ao vermelho é acompanhado também por um novo logótipo e identidade.

(Atualização 22/03/21) Thunder e Centurions regressam; Niedersachsen Knights e Praetorians fora da competição em 2021; Leipzig premiado novo franchise para 2021

Na manhã de segunda-feira, dia 22 de Março, foi oficialmente anunciado pela European League of Football que os franchises históricos Berlin Thunder e Cologne Centurions vão regressar já na temporada de 2021. Com o anúncio das novas equipas, chegaram também as más noticias. Os German Knights 1367 Niedersachsen e os Ingolstadt Praetorians não vão estar presentes na ELF em 2021. Segundo os comunicados dos dois franchises, as partes não conseguiram atingir um acordo durante as negociações finais e esperam finalmente encontrar um lugar na ELF em 2022.

Com a saída das duas equipas, a ELF anunciou também um novo franchise sem afiliações à NFL Europe: os Leipzig Kings. Ainda não foram lançadas muitas informações sobre estes, para além do nome da equipa, não tendo ainda logótipo. Leipzig não tem uma equipa semi-profissional na GFL, mas conta com dois clubes de futebol americano na cidade: os Lions e os Hawks. O comissário da liga, Patrick Esume, mencionou no anúncio que Leipzig era parte importante do plano da liga desde a sua concepção. Após semanas de negociações, a ELF finalmente conseguiu garantir a sua presença na competição.

Os Berlin Thunder foram um de 6 franchises que resistiram desde a sua origem até à extinção da NFL Europe. A equipa adotou o nome de “Thunder” dos Orlando Thunder, mas, ao contrário dos seus antecessores, a identidade de Berlin foi inspirada pela mitologia germânica. Os novos Berlin Thunder vão, no entanto, usar um novo logótipo e uma identidade com maior destaque para as cores bronze e vermelho. Berlin foi uma das 8 cidades originalmente anunciadas pela ELF, tendo apenas agora sido oficialmente revelado o seu nome e logótipo.

Por outro lado, Cologne estava inicialmente fora das considerações para a temporada de 2021, apesar de existirem rumores de negociações para 2022. Os Centurions foram um dos últimos franchises a juntar-se à extinta NFL Europe e os únicos a nunca vencerem o World Bowl. Tudo indica que os Cologne Centurions vão manter as suas cores originais com um logótipo extremamente inspirado pela identidade usada entre 2004 e 2007. O uso de cores semelhantes à dos Stuttgart Scorpions poderá ser um sinal de que esta não será a última vez que veremos alterações na liga antes do seu começo em Junho.

Com as recentes notícias sobre a situação entre os Stuttgart Scorpions e a GFL, a adição de um novo franchise em 2021 poderá ser iminente. Os Scorpions planeiam manter o seu clube na liga alemã, assim como o franchise da ELF com o mesmo nome. A GFL tem se demonstrado descontente com este facto, podendo expulsar a equipa das suas competições. Stuttgart tem uma decisão difícil pela frente que poderá mudar o rumo das duas ligas. Caso os Scorpions fiquem fora da ELF, quais serão os principais candidatos para os substituir na liga?

Patrick Esume mencionou no passado que a ELF tem recebido interesse de toda a Europa, dando destaque a Londres e Paris. Tendo em conta que a liga falou abertamente sobre as suas negociações com os London Warriors, antes de anunciar Barcelona como o 8º franchise, não será inesperado se o regresso dos London Monarchs for oficializado ainda este ano. O CEO da liga, Zeljko Karajica, revelou também, no ano passado, que a ELF procurava adicionar uma equipa na Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha). Com o regresso dos Centurions, este lugar fica oficialmente ocupado e surgem agora discussões sobre a viabilidade de um possível regresso dos Rhein Fire (Düsseldorf, Renânia do Norte-Vestfália).

Que equipas da NFL Europe gostarias de ver regressar aos relvados na European League of Football?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter