ELF 2023: 17 Franchises, 3 Conferências, Novo Formato, Mais Playoffs
As 3 Conferências
Em 2022, a ELF anunciou que iria substituir o seu sistema de 2 Conferências por 3. Já existindo as Conferências Norte e Sul desde a temporada de 2021, a liga adicionou ainda a Conferência Central. Já na próxima temporada a liga europeia irá apresentar algumas alterações. A liga irá manter o mesmo número de conferências em 2023, mas com novos nomes. A ELF substituirá as Conferências Norte e Sul, pelas Conferências Este e Oeste.
Conferência Oeste
Ao contrário das outras Conferências, o Oeste contará com 5 franchises em vez de 6. A Conferência Oeste terá um número de equipas reduzido, devido à desistência por parte dos Istanbul Rams (Turquia). Os Cologne Centurions (Alemanha) e Rhein Fire (Alemanha) mudam-se da Conferência Sul. Já os Paris Football Team (França) serão a única equipa de expansão a juntar-se à Conferência Oeste. Os Frankfurt Galaxy (Alemanha) e Hamburg Sea Devils (Alemanha) deixam de alinhar na Conferência Central e Norte, respectivamente.
Conferência Central
A Conferência Central é a única que regressa com o mesmo nome da época anterior. Para além da sua nomenclatura, regressam também os Tirol Raiders (Áustria) e os Stuttgart Surge (Alemanha). Os semifinalistas Barcelona Dragons (Espanha) mudam-se da Conferência Sul para a Central em 2023. A Conferência Central terá o maior grupo de novidades com 3 equipas de expansão. A estas 3 equipas juntam-se ainda 3 estreantes para 2023: Helvetic Guards (Suíça), Milano Seamen (Itália) e Munich Ravens (Alemanha). A Conferência Central terá o maior grupo de novidades com um total de 3 equipas de expansão.
Conferência Este
A Conferência Este contará com 2 franchises novos na ELF: Ferhérvár Enthroners (Hungria) e Prague Lions (Républica Checa). A nova conferência será a casa de 3 equipas da Conferência Norte: Berlin Thunder (Alemanha), Leipzig Kings (Alemanha) e Wrocław Panthers (Polónia). Este é o maior número de equipas a manter-se na mesma conferência desde 2022. Os campeões Vienna Vikings (Áustria) abandonaram a Conferência Central e os seus rivais Raiders para alinhar no Este.
A Época Regular
À semelhança da temporada de 2022, cada equipa irá participar num total de 12 jogos (6 em casa, 6 fora) em 14 semanas de época regular. Cada equipa irá jogar contra todas equipas da sua respectiva conferência duas vezes. Para as Conferências Central e Este, isto equivale a 10 jogos. Por ter apenas 5 equipas, cada equipa apenas jogará 8 jogos dentro da Conferência Oeste.
Cada confronto inter-conferência equivalerá a 2 jogos contra o adversário sorteado, 1 em casa e 1 fora. Todas as equipas das Conferências Central e Este terão um oponente da Conferência Oeste. Devido à sua composição, todas as equipas da Conferência Oeste irão jogar contra 1 oponente da Conferência Este e 1 oponente da Conferência Central.
Existe ainda outra exceção nos jogos inter-conferência. De forma a manter a rivalidade austríaca, a ELF irá permitir que os Tirol Raiders (Central) e Vienna Vikings (Este) se defrontem na época regular. Isto torna as duas equipas austríacas nas únicas equipas das Conferências Central e Este a não jogarem contra rivais da Conferência Oeste.
Os restantes confrontos inter-conferência podem ser sumarizados pelos adversários de cada equipa da Conferência Oeste. Os Cologne Centurions irão jogar contra os Leipzig Kings e os novatos Prague Lions. Os Frankfurt Galaxy vão defrontar 2 equipas de expansão: os Milano Seamen e Fehérvár Enthroners.
Os Rhein Fire, terão também 2 adversários recém chegados à ELF: Helvetic Guards e Munich Ravens. Os Hamburg Sea Devils vão jogar contra os seus antigos parceiros de conferência em 2022: os Berlin Thunder e Panthers Wrocław. Os novatos Paris Football Team terão o desafio de defrontar os semifinalistas Barcelona Dragons e os revigorados Stuttgart Surge.
Novo Formato de Playoffs
Nos últimos 2 anos, a ELF tem usado um formato de Playoffs no mínimo controverso. O torneio tem sido composto por 4 equipas que se encontram em 2 semifinais para decidir os finalistas. No entanto, em 2023, a liga europeia irá finalmente aceder aos pedidos de muitos adeptos e equipas. Os Playoffs em 2023 serão compostos por 6 equipas, em vez de 4.
Os 3 campeões das 3 Conferências estarão automaticamente qualificados. As restantes 3 equipas deverão ganhar um lugar nos Playoffs através da sua posição na tabela da liga. O torneio de Playoffs consistirá numa 1ª ronda (Ronda Wildcard) e uma ronda de semifinais, culminando na Grande Final em Duisburg (Alemanha).
Os campeões de Conferência serão numerados de #1 a #3, as restantes equipas de #4 a #6. Os dois melhores campeões de Conferência (#1 e #2) não jogarão na Ronda Wildcard, qualificando-se automaticamente para as semifinais. Na 1ª ronda de Playoffs, o 3º campeão de Conferência irá receber a equipa posicionada em 6º lugar no torneio. No mesmo fim-de-semana, a 4ª equipa qualificada receberá em casa a 5ª. Nas semifinais, a equipa qualificada em 1º lugar deverá jogar contra a equipa com qualificação mais baixa.