Crossfit: 18.2 – Time to set yourself on fire

Cláudia Espirito-SantoMarço 2, 20183min2

Crossfit: 18.2 – Time to set yourself on fire

Cláudia Espirito-SantoMarço 2, 20183min2
O Crossfit não pára e os exercícios exigem determinação, paixão e técnica. Aqui segue o que é o Open 18.2 e como devem fazer cada sequência

A semana começou com a tão esperada dica de Dave Castro.  Mas desta vez parecia impossível de decifrar:

Foto: Dave Castro Instagram

As suposições passavam por mil possibilidades, mas de todos os comentários nenhum chegou ao resultado final: bar facing burpees com dumbbell squats. Curioso que quando sabemos o que é o WOD é simples de relacionar a imagem do fogo no chão com a necessidade de fazer bar facing burpees.

Mas cuidado…  o que à primeira vista parece um WOD simples e fácil de completar, verifica-se um desafio algo maior do que inicialmente estipulado.

Remetendo para o site dos CrossFit Games, o 18.2 são:

1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 repetições de:

Dumbbell squats (22,5kg /15kg)
Burpees – Após completar o 18.1, o atleta passa para o 18.2A
1-rep-max clean – Os atletas têm 12 minutos para completar ambos os WODs.

Para passar para o clean é obrigatório terminar o desafio de dumbbells e burpees antes da conclusão do tempo estipulado.

Os standards de movimento do burpee mantêm-se do 18.0, ou seja, não é permitido fazer o burpee com um pé de cada vez a não ser que o WOD seja assumido como scaled.

Foto: Crossfit Games
Foto: Crossfit Games

O Clean obedece aos standards habituais do movimento sendo possível um squat clean, power clean ou mesmo split clean.

Foto: Crossfit Games

Algumas dicas importantes para garantir que os atletas chegam à segunda parte do WOD:

  • O WOD parece muito fácil, mas não se deixem enganar.  As primeiras rondas passam rapidamente, mas a partir da sexta ronda o WOD torna-se um desafio físico e mental.
  • Evitar sprintar nas primeiras repetições precisamente porque vai ser crucial ter capacidade de cardio à medida que as repetições aumentam.
  • Os burpees são um bom sitio para descansar portanto ter um ritmo calmo ajuda a garantir que os DB squats são unbroken.
  • Nos agachamentos, segurar os dumbbells com o peso ligeiramente inclinado para trás permite equilibrar melhor o peso e ter uma posição mais adequada no agachamento o que por sua vez também facilita a respiração que é imprescindível recuperar após os burpees.
  • No clean o ideal é começar com um peso que seja pesado, mas seguro e subir a partir daí.

Como em todos os WODs do Open, o mais importante é superarem-se e sentirem que deram o vosso melhor. Boa sorte “and may the WODs be ever in your favor”.


2 comments

  • Cátea

    Março 3, 2018 at 12:24 am

    Corrigir só 18.2 e 18.2A em vez de 18.1 e 18.1A 😊

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    • Claudia

      Março 3, 2018 at 10:03 am

      Obrigada Cátea 🙂

      Reply

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