Crossfit: 18.2 – Time to set yourself on fire
A semana começou com a tão esperada dica de Dave Castro. Mas desta vez parecia impossível de decifrar:
As suposições passavam por mil possibilidades, mas de todos os comentários nenhum chegou ao resultado final: bar facing burpees com dumbbell squats. Curioso que quando sabemos o que é o WOD é simples de relacionar a imagem do fogo no chão com a necessidade de fazer bar facing burpees.
Mas cuidado… o que à primeira vista parece um WOD simples e fácil de completar, verifica-se um desafio algo maior do que inicialmente estipulado.
Remetendo para o site dos CrossFit Games, o 18.2 são:
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 repetições de:
Dumbbell squats (22,5kg /15kg)
Burpees – Após completar o 18.1, o atleta passa para o 18.2A
1-rep-max clean – Os atletas têm 12 minutos para completar ambos os WODs.
Para passar para o clean é obrigatório terminar o desafio de dumbbells e burpees antes da conclusão do tempo estipulado.
Os standards de movimento do burpee mantêm-se do 18.0, ou seja, não é permitido fazer o burpee com um pé de cada vez a não ser que o WOD seja assumido como scaled.
O Clean obedece aos standards habituais do movimento sendo possível um squat clean, power clean ou mesmo split clean.
Algumas dicas importantes para garantir que os atletas chegam à segunda parte do WOD:
- O WOD parece muito fácil, mas não se deixem enganar. As primeiras rondas passam rapidamente, mas a partir da sexta ronda o WOD torna-se um desafio físico e mental.
- Evitar sprintar nas primeiras repetições precisamente porque vai ser crucial ter capacidade de cardio à medida que as repetições aumentam.
- Os burpees são um bom sitio para descansar portanto ter um ritmo calmo ajuda a garantir que os DB squats são unbroken.
- Nos agachamentos, segurar os dumbbells com o peso ligeiramente inclinado para trás permite equilibrar melhor o peso e ter uma posição mais adequada no agachamento o que por sua vez também facilita a respiração que é imprescindível recuperar após os burpees.
- No clean o ideal é começar com um peso que seja pesado, mas seguro e subir a partir daí.
Como em todos os WODs do Open, o mais importante é superarem-se e sentirem que deram o vosso melhor. Boa sorte “and may the WODs be ever in your favor”.
2 comments
Cátea
Março 3, 2018 at 12:24 am
Corrigir só 18.2 e 18.2A em vez de 18.1 e 18.1A ?
Claudia
Março 3, 2018 at 10:03 am
Obrigada Cátea 🙂