CFL 2022: Divisão Oeste domina Top 5 após a 6ª jornada

Miguel Veloso MartinsJulho 17, 20224min0

CFL 2022: Divisão Oeste domina Top 5 após a 6ª jornada

Miguel Veloso MartinsJulho 17, 20224min0
Após a 6ª jornada da CFL, a Divisão Oeste tem ocupado o topo das tabelas da competição. Desde os Winnipeg Blue Bombers aos Toronto Argonauts, descobre quem são as 5 melhores equipas da CFL até agora.

#1 Winnipeg Blue Bombers (6-0)

Os Winnipeg Blue Bombers continuam a dominar a CFL. Os atuais campeões da liga canadenses começaram a temporada em força com 6 vitórias consecutivas. Os Blue Bombers continuam a melhorar e parecem ter um plantel mais forte que em 2021. O QB Zach Collaros está a ter uma temporada digna de Most Outstanding Player.

Collaros lidera a CFL com um total de 1536 jardas passadas e com 9 touchdowns, ocupa o 2º lugar da liga em touchdowns passados. Na defesa, Winnipeg lidera a CFL com menos pontos sofridos, uma média de 17.3 jardas por jogo. Os Blue Bombers continuam a ser a equipa mais assustadora da CFL e será interessante descobrir se alguma equipa os conseguirá destronar em 2022.

#2 Calgary Stampeders (4-1)

Os Calgary Stampeders perderam o seu 1º jogo da temporada neste sábado. O confronto contra os atuais campeões Blue Bombers foi extremamente renhido, mas o jogo caiu das mãos de Kamar Jordan quando não conseguiu completar a receção na endzone de Winnipeg. Com um aparente ressurgimento, o QB Bo Levi Mitchell está a liderar os Stampeders de volta aos seus tempos de glória.

Mesmo que Mitchell não ocupe o topo das listas de estatísticas da CFL, o seu ataque encontra-se consistentemente próximo do topo da liga. O mesmo pode-se dizer da sua defesa, ocupando o 2º lugar em fumbles forçadas (incluindo 2 que resultaram em touchdowns) e o 3º lugar em intercepções. Os Stampeders continuam na luta pelo 1º lugar na Divisão Oeste, tendo a oportunidade de reencontrar o Winnipeg dentro de 2 jornadas.

#3 BC Lions (3-1)

Os BC Lions são a equipa surpresa desta temporada. Os Lions terminaram a época passada com 5 vitórias e 9 derrotas, ficando em 4º lugar na Divisão Oeste. Em 2022, o franchise de Vancouver está a ter uma época fenomenal, perdendo apenas contra Winnipeg, os atuais campeões e líderes desta lista. Talvez a maior surpresa do plantel dos Lions seja o seu QB Nathan Rourke. O QB canadense está no seu 2º ano na liga profissional e já está em discussão para o prémio de Most Outstanding Player.

Rourke lidera a CFL em touchdowns passado com um total de 12 e ocupa o 4º lugar em total de jardas passadas (1355), tudo isto em apenas 4 jogos. O ataque dos Lions domina também a CFL na sua média de pontos marcados (39.8), assim como média de jardas passadas e corridas. Já no lado defensivo, os Lions estão liderar a liga em jardas sofridas por jogo. Tendo jogado apenas 4 jogos esta temporada, a próxima bye week dos Lions será na 13ª jornada. Isto poderá afetar a performance da equipa de Vancouver nos próximos 14 jogos.

#4 Saskatchewan Roughriders (4-2)

Os Saskatchewan Roughriders colocam-nos numa situação complicada. Sim, com 4 vitórias e 2 derrotas, os Roughriders parecem estar em boa posição para disputar o topo da Divisão Oeste. No entanto, se olharmos para além dos números, a história poderá ser bastante diferente. Os Roughriders venceram contra 4 equipas, sendo 3 delas da decrépita Divisão Este, sendo a outra os Edmonton Elks (em último lugar da Divisão Oeste). As suas 2 derrotas ocorreram contra equipas da Divisão Oeste, algo que ainda não ocorreu com qualquer outro franchise da Divisão Oeste, incluindo os Elks que conquistaram as suas únicas 2 vitórias contra a Divisão Este.

Para além da falta de proteção ao seu QB estrela Cody Fajardo, talvez o fator mais preocupante seja mesmo a indisciplina do plantel. Só no jogo deste sábado contra os Argonauts, os Roughriders fizeram 11 faltas, sendo penalizados um total de 132 jardas. O treinador Craig Dickenson precisa de mudar a direção da equipa, caso contrário poderão tornar-se rapidamente na pior equipa da Divisão Oeste.

#5 Toronto Argonauts (2-2)

Os Toronto Argonauts são a primeira e única equipa da Divisão Este a entrar no nosso Top 5. Até ao momento, nenhum dos franchises da Divisão Este conseguiu vencer mais do que 2 jogos. Os Argonauts entram na nossa lista com uma vitória contra os Saskatchewan Roughriders no sábado. Após 3 jornadas em que o ataque de Toronto apenas conseguiu marcar 3 touchdowns, os Argonauts marcaram um total de 2 touchdowns no jogo de sábado.

A equipa ultrapassou assim também a sua média de 15 pontos por jogo. Com um ataque melhorado, a defesa dos Argonauts conseguiu brilhar contra os Roughriders. O QB de Saskatchewan, Cody Fajardo, sofreu 5 sacks e foi interceptado 3 vezes. Os Argonauts garantiram assim um lugar no topo da Divisão Este e a 5ª posição no nosso Top 5.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter