Campeonato Placard Andebol 1 23/24: Um Clássico que foi para além da ‘clubite aguda’

Bernardo GalanteOutubro 12, 20234min0

Campeonato Placard Andebol 1 23/24: Um Clássico que foi para além da ‘clubite aguda’

Bernardo GalanteOutubro 12, 20234min0
Bernardo Galante analisou aquilo que foi um clássico para além da 'clubbite aguda' com Gustavo Capdeville a realizar uma acção de fairplay

O clássico no Dragão Arena teve um desfecho favorável à formação da Invicta. Após esta jornada, o SL Benfica soma duas derrotas em sete jornadas. Gustavo Capdeville foi o protagonista principal… depois do apito final.

A sétima jornada da 1ª fase do Campeonato Placard Andebol 1 ficou marcada pelo duelo que opôs o atual campeão nacional, o Futebol Clube do Porto, e o Sport Lisboa e Benfica, atualmente, comandado pelo espanhol Jota González.

Num início de época que vem sendo tudo menos tranquilo para os Encarnados, marcado por lesões no plantel principal e processos disciplinares que afetaram a estrutura da equipa sénior, eis que o FC Porto apresentava-se estável e extremamente favorito para este encontro. Apesar de não ter realizado uma partida fantástica, acabou por ser o suficiente para levar de vencida o Sport Lisboa e Benfica – que tem agora o 4º lugar em risco – por quatro golos de diferença (37-33).

Após o empate a 32 bolas no terreno do Águas Santas, o Futebol Clube do Porto bateu as Águias, num encontro em que os ataques se superiorizaram às defesas. O jovem ponta portista, Pedro Oliveira, tem vindo a fazer um excelente início de temporada e anotou sete golos nos 60 minutos – um bom indicador para Carlos Resende, treinador dos Dragões, e também para o selecionador nacional. Do lado encarnado, o sérvio Petar Djordjic foi o artilheiro de serviço, também com sete tentos.

Apesar de uma partida com muitos golos e que chegou a ser extremamente emotiva, a nota de destaque vai para um momento pós-jogo. Gustavo Capdeville, guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional, teve o momento do dia, quando após o encontro se manteve no recinto de jogo a brincar com a filha de Alfredo Quintana. O ex-guarda-redes dos Dragões faleceu em fevereiro de 2021 e, para além das cores, Capdeville honrou mais uma vez a memória do seu amigo e ex-companheiro de seleção, que, segundo o guardião benfiquista, foi “um mentor para ele”.

Momento esse que se tornou viral nas redes sociais. De recordar, que Gustavo Capdeville joga com o nome de Quintana nas suas costas.

Na Hungria, o Dragão não ‘cuspiu’ fogo…

Em encontro para a 4ª jornada do Grupo B da EHF Champions League, o Futebol Clube do Porto de Carlos Resende, acabou por sair derrotado da casa dos húngaros do Veszprém por dez golos de diferença (44-34). O francês Nédim Rémili foi o artilheiro do encontro com um total de dez tentos anotados. Do lado dos Dragões, o dinamarquês Nikolaj Laeso apontou oito golos.

Após duas vitórias nas duas primeiras jornadas, esta é a segunda derrota dos Azuis e Brancos na prova, após ter também sido derrotado no Dragão Arena, frente ao FC Barcelona, por 30-38.

O Futebol Clube do Porto, segue na 5ª posição do Grupo B com 4 pontos em 4 jornadas realizadas, fruto de duas vitórias e duas derrotas. No próximo dia 19 de outubro, os Dragões visitam o terreno dos alemães do SC Magdeburg – equipa do ex-benfiquista Sergey Hernandez – numa partida que terá transmissão televisiva no Porto Canal, pelas 19h45 portuguesas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS