Campeonato Placard Andebol 1: Sergey salva Benfica
No último lance da partida, o espanhol Sergey Hernández evitou que o Marítimo empatasse o encontro, e salvou o Benfica de um empate, mantendo-se a um ponto que o líder Sporting.
Benfica à beira de um ‘tropeção’ na Madeira
Depois de uma derrota clara em casa frente ao Flensburg, aliada a uma má exibição, o Sport Lisboa e Benfica precisava de reagir perante um adversário que poderia causar dificuldades, visto que jogava em casa e que se encontra na luta pelos lugares europeus.
#AndebolBenfica | ⏹ Fim do jogo!
?♂️ Jonas Kallman, Arnau Garcia (2), Bélone (2), Paulo Moreno, Alexis Borges (2), Ole Rahmel (2), Ander Izquierdo (3), Arnaud Bingo, Leandro Semedo (2), Grigoras (2), Tadej Kljun (2) e Petar Djordjic (2).#MetroNumbers #GTC #Hama @adidas pic.twitter.com/2LIC641gYH
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) March 25, 2023
Os comandados por Chema Rodríguez, iniciaram o jogo com ligeiras vantagens sobre o oponente, sendo que o Marítimo da Madeira foi sempre atrás do marcador, embora com pequenas desvantagens. No entanto, ao intervalo a vantagem situava-se nos quatro golos de diferença (10-14) a favor dos Encarnados.
Na segunda metade do encontro, a toada mantinha-se idêntica com as Águias a rondar as vantagens do três aos cinco golos, no entanto, na parte final adormeceram sobre o resultado e apanharam um enorme susto. Após o 17-22, o SL Benfica não anotou mais qualquer tento, dando esperanças aos madeirenses que no último lance da partida só não viram o empate a ser confirmado, devido a uma enorme defesa do guardião espanhol Sergey Hernandez. O resultado fixou-se nos 21-22 e o Benfica continua na 2ª posição, atrás do Sporting CP e em igualdade pontual com o FC Porto.
Leões deixam Avanca sonhar, mas continuam firmes na liderança
Após derrota em Irún num encontro a contar a Liga Europeia da EHF, o Sporting Clube de Portugal comandado por Ricardo Costa via-se obrigado a ganhar perante a Artística de Avanca, de forma a segurarem o primeiro lugar do campeonato.
#AndebolSCP | ⏹️ FINAL DO JOGO:
Os Leões do #AndebolSCP receberam e venceram o AA Avanca por 32-28, na 18.ª jornada do Campeonato Nacional ?♂️#SCPAAA pic.twitter.com/jT2o3P9XFr
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) March 25, 2023
Com uma primeira parte tranquila e sem percalços, os Leões chegaram rapidamente aos sete golos de vantagem, diferença que levaram até ao intervalo (17-10), no entanto, o adversário não se tinha dado por vencido. Na entrada para a segunda parte, os Verde e Brancos entraram com a mesma toda, contudo, a diferença de sete a oito golos mantinha-se e a AA Avanca não desistia. Na parte final, a turma de Avanca chegou a reduzir para três golos de diferença, mas nunca conseguiu assustar os Leões. O resultado final fixou-se nos 32-28.
Salvador Salvador (Sporting) e Fábio Silva (AA Avanca) com 9 tentos foram os melhores marcadores da partida.
Dragões passeiam diante do Santo Tirso
O Futebol Clube do Porto manteve-se colado ao SL Benfica e na perseguição ao líder Sporting, após vencer por uns expressivos 42-26 o Ginásio Clube de Santo Tirso, no Dragão Arena.
Num jogo sem muita história, o lateral sueco Jack Thurin foi o melhor marcador do encontro com 8 golos anotados.
Corrida à Europa continua acesa
O ABC de Braga continua a sua corrida à qualificação para a EHF European League de forma prolífera, após receber e bater o Póvoa Andebol Clube por 35-32, num jogo que não se avizinhou fácil para os bracarenses. Com o central Manuel Lima na batuta e a comandar a lista dos melhores marcadores (13 golos), o ABC ultrapassou o Águas Santas – que foi derrotado – e subiu ao 4º posto.
?? ????/????: ?
? Quarto triunfo seguido na prova foi especial para o emblema minhoto! ? ? ????? ?? ?????? ?? ??? ⌛️
Saiba tudo aqui ⤵️#andebolportugal #placard #PlacardAndebol1https://t.co/ryjkGpUuJz
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) March 25, 2023
A Associação Atlética de Águas Santas foi surpreendida em Setúbal perante o Vitória Futebol Clube, tendo sido derrotada por três golos de diferença (28-25). Num encontro em que a turma maiata tinha a obrigação de vencer para segurar a 4ª posição. No entanto, Artur Pereira com 10 golos, guiou os sadinos até à vitória.
O Clube de Futebol “Os Belenenses” aproveitou o deslize dos maiatos e a derrota do Marítimo e voltou a ganhar terreno sob os madeirenses e a aproximar-se do 5º lugar – que dá acesso à Liga Europeia. Diante de um Académico de Viseu que tem vindo a subir de rendimento, a turma de Carlos Jorge venceu por 36-31 os homens de Viseu com Tiago Ferro e Tomás Ferreira a serem as maiores ameaças a nível ofensivo (9 e 7 golos, respetivamente).
Com estes resultados, os homens do Restelo somam 38 pontos na 6ª posição, atrás de Águas Santas (40pts) e ABC com quatro pontos de vantagem (42pts).
FC Gaia soma mais três pontos e afunda o ISMAI
O Futebol Clube de Gaia comandado por Carlos Resende foi ao reduto do ADA Maia / ISMAI vencer por uma bola de diferença, atirando assim a turma da Maia para a penúltima posição, em lugar de descida direta. João Carvalho (ISMAI) foi o melhor marcador do encontro com 8 tentos anotados.