Campeonato Placard Andebol 1: liga e Supertaça Ibérica antes da pausa
Na primeira edição da Supertaça Europeia de andebol, o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Portugal garantiram o segundo e o quarto e último lugar, respetivamente, enquanto o Andebol 1 decorreu ao mesmo tempo. No primeiro dia de encontros, os leões deram uma excelente réplica ao campeão europeu, acabando por terem sido derrotado por três golos de diferença (37-34). O encontro do FC Porto de Magnus Andersson acabaria por ter tido um desfecho diferente, vencendo o Granollers por 16 golos de diferença (30-46).
No segundo e último dia, o Sporting CP perdeu o terceiro posto, após perder com o Granollers no desempate por livres de 7 metros (40-38 [4-2 gp]. Na final, o FC Barcelona dominou os dragões, acabando por vencer a partida por 32-24, conquistando assim a primeira edição da prova.
???? ????????̧? ???́???? ???? ?
? Ponto final na primeira edição da prova com festa blaugrana! ?
?@FCBhandbol
?@FCPorto
?@BMGranollers
4️⃣ @SCPModalidades?? ??̃? ??? ????? ??́? ? @RFEBalonmano #supertaçaiberica2022 pic.twitter.com/r2d9cMhTPv
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) December 18, 2022
Campeonato Placard Andebol1 – Rescaldo 13ª Jornada
Académico de Viseu 23-25 SL Benfica
O SL Benfica fechou o ano com uma vitória suada no terreno do primodivisionário Académico de Viseu por apenas dois golos de diferença. Num encontro em que os golos foi, praticamente, repartidos por muitos jogadores, acabou por ser o jovem Eduardo Almeida acabou por ser o melhor marcador da partida com 8 tentos.
Com este resultado, as Águias somam 36 pontos em 13 partidas na segunda posição, em igualdade pontual com o líder FC Porto neste Andebol 1.
? A vitória do #AndebolBenfica frente ao Académico de Viseu! #MetroNumbers #GTC #KellyServices #Hama @adidas pic.twitter.com/vWesRuosxV
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) December 18, 2022
GC Santo Tirso 21-28 AA Avanca
No terreno do Santo Tirso, a Artística de Avanca somou mais um triunfo que lhe permitiu sair da zona de despromoção e, assim alcançar um lugar de manutenção na primeira divisão à 13ª jornada. Daniel Vieira, foi mais uma vez, o melhor marcador da Artística de Avanca com 7 golos marcados, sendo a grande figura ofensiva da turma do norte do país.
CF “Os Belenenses” 31-26 Vitória FC
O Clube de Futebol “Os Belenenses” assinalou mais uma importante vitória na luta pela Europa, ao derrotar um adversário direto por cinco bolas de diferença. Duarte Seixas, emprestado pelo Sporting CP ao emblema do Restelo, anotou 7 golos, tendo sido uma peça chave na partida.
Póvoa AC 28-27 FC Gaia
O Póvoa Andebol Clube venceu pela margem mínima a turma de Gaia e, com esse resultado, atirou os visitantes para a zona de despromoção. Num encontro sempre equilibrado, foi a equipa poveira que acabou por ter a sorte do jogo. Declerck Sibo com 12 golos foi o melhor marcador do encontro.
ABC de Braga 26-25 Águas Santas
Frente à europeia Associação Atlética de Águas Santas, o ABC de Braga conquistou três preciosos pontos na luta pela qualificação para a EHF European League. Num jogo igualmente equilibrado, o fator revelou-se extremamente importante. Leonardo Abrahão com 8 golos tornou-se o melhor marcador da partida.
?? ????/????: ?
? Despedimo-nos de 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣ com uma vitória bracarense no ?????????? ??????? ??????? ? ?
Saiba tudo aqui ⤵️#andebolportugal #placard #PlacardAndebol1https://t.co/RvmAbWpvm4
— Federação de Andebol de Portugal (@AndebolPortugal) December 17, 2022
O Futebol Clube do Porto antecipou o encontro desta jornada, no qual venceu o Marítimo da Madeira Andebol SAD por 35-26. Já o Sporting Clube de Portugal, adiou o encontro para o dia 5 de fevereiro, frente ao ADA Maia/ISMAI.