Campeonato Placard Andebol 1: derby emocionante marca a jornada 12

Bernardo GalanteDezembro 14, 20226min0

Campeonato Placard Andebol 1: derby emocionante marca a jornada 12

Bernardo GalanteDezembro 14, 20226min0
SL Benfica e Sporting CP marcaram esta jornada do campeonato nacional de andebol, com um empate no dérbi a trazer incerteza e emoção à liga

No último fim-de-semana, o Sporting Clube de Portugal visitou o Pavilhão nº2 da Luz – casa do SL Benfica -, numa partida que ficou marcada pelo equilíbrio e com um empate a 27 golos. Já o líder FC Porto, visitou o reduto do Vitória FC, onde teve um compromisso extremamente difícil, mas segurou a liderança no Campeonato Placard Andebol 1.

SL Benfica 27-27 Sporting CP

No encontro de destaque da jornada do andebol nacional, o único ponto negativo foi o horário da partida. O derby entre Benfica e Sporting foi disputado à mesma hora que a Seleção Nacional de Futebol competia para o Campeonato do Mundo e isso, infelizmente, contribuiu para aquela que não foi uma boa afluência por parte do respetivo público.

Quanto ao encontro, começou equilibrando, as equipas teimavam em não descolar (havendo apenas uma vantagem de dois golos para cada lado, respetivamente) e terminaria com igualdade no marcador e na separação de pontos.

A toada da primeira parte foi a mesma que a da segunda, as equipas registaram muitos empates ao longo do encontro com os irmãos Costa, Francisco e Martim (lateral-direito e esquerdo, respetivamente) a assinalarem oito golos cada um e a serem, naturalmente, o grande destaque ofensivo da equipa leonina. Do lado benfiquista, parcial destaque para Ander Izquierdo, o jovem central contratado na última janela de transferências está a crescer na equipa de Chema Rodríguez e a ter cada vez mais preponderância na manobra ofensiva encarnada.

Porém, tanto ele como Ádam Juhasz estão longes de fazer esquecer o sérvio Lazar Kukic – que reforçou o campeão romeno, o Dínamo de Bucareste. Nas balizas, Sergey Hernandez e Leonel Maciel fecharam os postes a sete chaves, não esquecendo que foi o último jogo de Manuel Gaspar com a camisola dos leões, após ser transferido com efeitos imediatos para o emblema francês, HBC Nantes.

Com este empate, tanto SL Benfica como o Sporting CP somaram mais dois pontos na caminhada e continuam na perseguição ao líder FC Porto (tem mais um jogo que os rivais) que soma 36 pontos contra 34 dos leões e 33 dos encarnados.

Vitória FC 27-30 FC Porto

O Futebol Clube do Porto comandado por Magnus Andersson visitava o Pavilhão António Velge, em Setúbal, numa partida que se foi revelando extremamente difícil para o tricampeão nacional do Campeonato Placard Andebol 1.

Numa primeira parte, em que os sadinos estiveram muitas vezes na frente do marcador e, onde acabaram por ir para o intervalo a vencer por um golo de diferença (16-15), destacava-se o alemão Jan Kleineidam do Vitória FC, que viria a sagrar-se melhor marcador do encontro com 8 golos. Na segunda parte, o Futebol Clube do Porto conseguiu virar o resultado a seu favor, embora a incerteza tenha durado até ao final da partida, os portistas conseguiram arrancar os três pontos do Sado.

Esta sofrida vitória, permite à equipa continuar a liderar o Campeonato Placard Andebol1, apesar de conter mais um encontro realizado que os rivais de Lisboa.

ADA Maia / ISMAI 21-21 CF “Os Belenenses”

O Clube de Futebol “Os Belenenses” visitou o reduto do ADA Maia/ISMAI e não foi além de um empate a vinte e uma bolas, numa partida que se foi revelando extremamente difícil, devido ao equilíbrio revelado.

Tanto a primeira como a segunda parte, foi marcada por várias igualdades no marcador, sendo que acabaria mesmo por terminar assim. A partida terminou apenas com 42 golos (21 para cada lado), o que também é demonstrativo da eficácia defensiva neste jogo.

Tomás Ferreira do CF “Os Belenenses”, foi o melhor marcador da partida com 5 golos apontados.

AA Avanca 36-32 Académico de Viseu

Em duelo de concorrentes diretos aos lugares de manutenção, a Artística de Avanca comandada por Ljubomir Obradovic levou a melhor sobre o primodivisionário Académico de Viseu, com especial destaque para a prestação individual de Daniel Vieira com 12 golos anotados – tornando-se no melhor marcador do encontro.

Na primeira parte, a turma de Avanca conseguiu vantagens na ordem dos dois golos de vantagem e nunca mais as largou. Na segunda parte foi mantendo a mesma toada – principalmente, a nível ofensivo -, acabando por sair com os três pontos de um encontro que, potencialmente, poderá valer seis.

FC Gaia 29-20 GC Santo Tirso

O Futebol Clube de Gaia comandado por Carlos Resende, recebeu e venceu, de forma tranquila, o Ginásio Clube de Santo Tirso por nove golos de diferença, num encontro que se encontrava praticamente sentenciado ao intervalo.

Numa primeira parte de sentido único, onde a turma de Vila Nova de Gaia foi claramente superior, isso vir-se-ia a revelar na ida para os balneários, quando o marcador eletrónico marcava 15-5 a favor dos da casa. Na segunda parte, os tirsenses não conseguiram aquilo que seria uma reviravolta épica, acabando por saírem derrotados por 29-20.

AA Águas Santas 27-21 Póvoa AC

Após o primeiro ponto conquistado na EHF European League perante o Motor HC, o Águas Santas recebia o sólido Póvoa Andebol Clube, com o objetivo de vencer, de modo a continuar em lugares de acesso às competições europeias de andebol… e foi o que aconteceu.

Numa primeira parte, onde a turma forasteira entrou bem, o Águas Santas teve de equilibrar as contas, conseguindo sair para o intervalo a vencer por três golos de diferença (15-12). Na segunda parte, o encontro manteve a mesma toada e a turma da Maia saiu com os três pontos da partida e com o quarto lugar consolidado.

Marítimo Madeira Andebol 34-35 ABC de Braga

No último encontro da jornada a ser realizado no domingo, opunha-se dois candidatos diretos aos lugares europeus: o Marítimo Madeira Andebol SAD e o ABC de Braga. Num jogo em que o panorama ofensivo sobrepôs-se ao defensivo, foi Délcio Pina do lado madeirense e Leonardo Abrahão do lado bracarense a destacarem-se individualmente com dez e nove golos apontados, respetivamente.

Após uma primeira extremamente equilibrada, mas onde a equipa da casa saiu a vencer pela margem mínima (17-16), o ABC de Braga voltaria com vontade de vencer e levar os três pontos para o continente.

Na segunda parte, a toada do equilíbrio mantinha-se e nos minutos finais, a equipa visitante conseguia a vantagem de um mísero golo, mas que não mais a largou, atirando o Marítimo comandado por Paulo Fidalgo para fora dos lugares de acesso europeu.

Foto de Destaque de Carlos Santana


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS