Campeonato Placard Andebol 1: Dragões reinam no clássico

Bernardo GalanteAbril 26, 20234min0

Campeonato Placard Andebol 1: Dragões reinam no clássico

Bernardo GalanteAbril 26, 20234min0
O FC Porto foi ao Pavilhão Nº2 da Luz, vencer o SL Benfica e fruto deste resultado as "águias" estão fora da rota do título

O Futebol Clube do Porto, tricampeão nacional em título, venceu na Luz por 28-29 e deixou o Sport Lisboa e Benfica praticamente de fora da corrida pelo título do Campeonato Placard Andebol 1. Por outro lado, os Dragões encontram-se totalmente dentro desse objetivo, procurando o quarto campeonato consecutivo.

Apesar da derrota, o Sport Lisboa e Benfica entrou muito melhor que a turma azul-e-branca, dir-se-ia mesmo que as Águias foram superiores em praticamente todo o encontro, mas o estofo de campeão que os Dragões têm na pele fez toda a diferença na hora das decisões.

Na primeira parte, os Encarnados revelaram uma grande eficácia ofensiva e defensiva, através de Alexis Borges no ataque – também, muito por culpa da tarde desinspirada do guardião portista, Sebastian Frandsen – e de Sergey Hernández, que se encontrava a fechar a baliza. No entanto, o trunfo estava no banco portista e tinha um nome: Magnus Andersson.

O técnico sueco leu bem o jogo e foi muito mais assertivo que Chema Rodríguez. Mitrevski entrou para o lugar de Frandsen e a estratégia de jogar 7×6 foi colocada em prática e a dar resultado. O Futebol Clube do Porto começou por encurtar distâncias, sendo que, em largos períodos da partida encontrou-se a perder por três golos de diferença. Mas a alma portista não desaparecia e com o resultado ‘apertado’ na parte final, os Azuis e Brancos passaram para a frente, mais precisamente, a 12 minutos do fim do encontro.

Apesar do encontro poder ter caído para qualquer dos lados nos instantes finais, foi a turma da Invicta que revelou mais crença no momento decisivo e, apesar de uma boa exibição, a luta pelo título resume-se a duas equipas, após este encontro: ou dá FC Porto ou teremos um novo campeão nacional, o Sporting Clube de Portugal.

Leões firmes na liderança da prova

O Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do Póvoa Andebol Clube vencer por onze golos de diferença (32-43) num autêntico festival ofensivo e, consolidando assim, a liderança do campeonato com 1 ponto de vantagem para o FC Porto e 4 para o SL Benfica.

Luta pela Europa acesa com Marítimo a atrasar-se

No reduto da Artística de Avanca, o Marítimo da Madeira foi derrotado pelo atual 11º classificado do Campeonato Placard Andebol por 29-25. Com esta derrota, os insulares ficam a 6 ponto da última vaga europeia.

O ABC de Braga aproveitou o deslize da Associação Artística de Águas Santas, de forma a ultrapassar o conjunto maiato, tendo alcançado agora o 4º posto. A turma bracarense levou a melhor sobre um dos seus rivais, o Clube de Futebol “Os Belenenses”, vencendo no Pavilhão Flávio Sá Leite por 31-26.

Académico de Viseu renasce na luta pela manutenção

O Académico de Viseu recebeu e venceu o Vitória Futebol Clube, no seu reduto, por um golo de diferença (24-23). O conjunto de Viseu soma agora 31 pontos, ocupando o 12º posto do campeonato, que dá acesso à Liguilha de Despromoção/Promoção, juntamente com a Artística de Avanca.

O Ginásio Clube de Santo Tirso conquistou a sua primeira vitória no campeonato, frente ao penúltimo classificado, o ADA Maia/ISMAI por 26-21, o que permite assim ao conjunto da Maia somar 24 pontos, ainda longe da manutenção que parece cada vez mais difícil.

Resultados completos da 21ª Jornada:

Póvoa AC Bodegão CCR x Sporting CP: 32-43
Artística de Avanca Bioria x Marítimo Madeira Andebol SAD: 29-25
GC Santo Tirso Retrotarget x ADA Maia Universidade da Maia: 26-21
ABC UMinho x CF Os Belenenses: 31-26
Académico de Viseu FC x Vitória FC: 24-23
FC Gaia Empril x Águas Santas Milaneza: 25-23
SL Benfica x FC Porto: 28-29

Fotografias: Federação de Andebol de Portugal


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS