Campeonato Placard Andebol 1: 14ª jornada sem surpresas

Bernardo GalanteFevereiro 14, 20234min0

Campeonato Placard Andebol 1: 14ª jornada sem surpresas

Bernardo GalanteFevereiro 14, 20234min0
Numa jornada em que não se deram sobressaltos para os da frente, surgiram algumas bombas de mercado que animaram o início desta semana

Enquanto o trio da frente não tremeu nesta 14ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, eis que o ABC de Braga falhou a subida ao quarto lugar, fruto de uma derrota no Sá Leite. Santo Tirso ainda não conseguiu pontuar e somou uma derrota que se pode revelar extremamente importante nas contas da manutenção.

Trio da frente sem grandes sobressaltos

Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica não tremeram e venceram sem sobressaltos os seus respetivos encontros. Os Dragões foram quem tiveram uma partida mais disputada, mas a superioridade no segundo tempo, ditou toda a diferença.

A abrirem a jornada, os rivais lisboetas venceram as suas respetivas partidas de forma tranquila e mantiveram a sina vitoriosa. O Sporting venceu, no Pavilhão João Rocha, o Vitória Futebol Clube por 14 golos de diferença (38-24), enquanto o Benfica foi à Maia, vencer o ISMAI também pela mesma margem… 14 tentos de diferença (23-37).

No dia seguinte, sábado, e a jogar em casa frente ao AA Águas Santas, o FC Porto teve uma primeira parte extremamente equilibrada, tendo ido para o intervalo com um empate a 16 bolas. No entanto, a segunda parte foi, na maioria, dos Azuis e Brancos, acabando por alcançar um resultado final a seu favor (34-28). Jack Thurin esteve em destaque, juntamente com o maiato Rui Baptista com 8 golos cada.

Luta pela Europa continua acesa com tudo em aberto

Matematicamente, desde o 11º classificado (lugar de acesso à Liguilha de Despromoção/Promoção) ainda há hipóteses de sonhar com a presença na EHF European League da próxima temporada, contudo, nem sempre os cenários são tão lineares assim.

O ABC de Braga que podia ter ascendido ao 4º lugar (beneficiando assim da derrota do Águas Santas), não conseguiu ultrapassar o FC Gaia, na cidade de Braga, tendo sido derrotado por 23-27.

Enquanto isso, num confronto direto entre rivais diretos com os mesmos objetivos, o CF “Os Belenenses” recebeu e venceu, pela margem mínima, o Marítimo por 26-25, trocando de posto com os insulares, na tabela classificativa. A turma do Restelo ocupa agora a 6ª posição. O Póvoa Andebol Clube, num duelo frente à Artística de Avanca venceu por 23-21 e somou o 27º ponto, enquanto a equipa de Obradovic continua em zona de Liguilha de Despromoção/Promoção.

O mercado começa a agitar: sucessor de Chema conhecido e dois regressos a Alvalade na próxima época

Segundo o Jornal “O Jogo”, Luís Frade (FC Barcelona) e Pedro Portela (HBC Nantes) poderão estar de regresso ao Sporting Clube de Portugal, na próxima temporada. Luís Frade, vencedor de duas Ligas dos Campeões e Pedro Portela, ponta-direita, que está há cinco anos em França, segundo vários meios especializados também já avançaram, poderão mesmo estar perto do clube de Alvalade.

Luís Frade, pivô de 24 anos, saiu de Alvalade em 2020, onde tinha ingressado na época anterior, oriundo da Associação Atlética de Águas Santas. Na Catalunha e no campeonato espanhol de andebol, permanece há três temporadas consecutivas, onde já conquistou um arsenal de títulos: 2x Campeão Espanhol; 2x Vencedor da Supertaça Espanhola; 2x Vencedor da Taça da Liga Espanhola; 2x Vencedor da Liga dos Campeões; 1x Vencedor da Taça de Espanha e 1x Vencedor da Supertaça Ibérica.

Pedro Portela, que já venceu tudo em Portugal fruto de uma passagem duradoura (11 épocas) secção de andebol do Sporting CP antes de rumar a França, pode regressar após passagens pelo Tremblay HB (2018-2021) e pelo HBC Nantes (2021 – presente). Em França, conquistou a Taça da Liga Francesa e a Supertaça, ao serviço do atual emblema.

No mercado que diz respeito aos treinadores, a mesma publicação, aponta que Jota González (adjunto do seu irmão Raúl González, atualmente, ao serviço do Paris Saint-Germain) seja o sucessor de Chema Rodríguez no comando técnico do SL Benfica, visto que o atual técnico dos encarnados irá terminar contratar e dedicar-se, exclusivamente, à seleção húngara.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS