Provas Nacionais de formação femininas – Campeonatos e Taças Regionais sub-16 e sub-14

José AndradeMarço 20, 20238min0

Provas Nacionais de formação femininas – Campeonatos e Taças Regionais sub-16 e sub-14

José AndradeMarço 20, 20238min0

As provas nacionais de formação femininas seguem a todo o vapor e aqui vamos perceber o que houve nos Campeonatos e Taças Nacionais de Sub16 e Sub14 que estão a todo o ritmo. Neste artigo olhamos para os últimos jogos e a situação classificativa nas diferentes nestas competições, por isso venham connosco e fiquem a saber tudo.

Campeonato Nacional Sub-16 – CLIP e Portimonense com triunfos importantes

Começamos a viagem nas provas nacionais de formação femininas, pelos resultados do Campeonato Nacional Sub-16  do último sábado, dia 11 de Março pela Zona Sul onde tudo arrancou com a SIMECQ a vencer o GDESSA por 75-42 dando assim continuidade à sua invencibilidade nesta fase Zonal Sul. Continuando pelo Sul, um duelo emocionante em Portimão com a equipa da casa a receber e a vencer o Santarém Basket Clube por 70-43 na 4ª jornada. Ainda para a mesma jornada, mais um triunfo Algarvio com o Imortal a derrotar em casa o Carnide por 60-48.

Mudando para Norte, mais 3 duelos a contar para a 4ª jornada, com tudo a começar no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira com o conjunto do Esgueira a receber e vencer o SC Maria Fonte por 56-35, depois o CLIP que foi até à casa do Sporting Figueirense vencer por 56-32 e, por fim, o Galitos que foi até Leça da Palmeira derrotar o GDBL num dos melhores jogos deste fim-de-semana por 70-60. No domingo, mais dois encontros, para a Fase Zonal Norte, o CPN que recebeu e venceu o SC Coimbrões por 64-29 para a 4ª jornada e na mesma jornada, mas para o Sul, o Algés que recebeu e venceu o Sporting CP por 67-56.

No que às tabelas classificativas diz respeito, na Fase Zonal Norte, temos duas equipas a dividir a liderança; CPN e Galitos que seguem de forma invicta com 8 pontos seguindo-se o CLIP com menos 1 ponto no terceiro lugar. Na Fase Zonal Sul, a SIMECQ segue só com triunfos na liderança com 8 pontos, seguida pelo Imortal com 7 pontos, os mesmos que o Carnide que segue no terceiro lugar desta zona sul.

Taça Nacional Sub16 – Limiense e Lobos da Malveira vencem em duelos emocionantes

Seguimos nesta viagem pelo que aconteceu neste fim-de-semana nas provas nacionais de formação femininas, para olhar para a 1ª fase Taça Nacional onde tudo arrancou no passado dia 9 de Março com o Scalipus a ir vencer no terreno do Paço de Arcos por 59-34 num duelo para a 2ª jornada da Série B da Zona Sul. No dia seguinte, mais dois encontros, para a Zona Norte, o Guifões foi até ao Pavilhão Municipal de Oliveira do Bairro vencer o Atómicos por 65-42 num duelo referente à 4ª jornada da Série B. No outro jogo, este para a Zona Sul, o Ginásio Clube Olhanense recebeu e triunfou perante o ACD Ferragudo por 47-36 em mais um encontro da 4ª jornada da Série B. Voltamos a mudar de dia para olhar para os resultados a Norte desta 1ª fase da Taça Nacional Sub16 onde tivemos dois encontros a contar para a 4ª jornada, o primeiro para a Série B onde a AD Sanjoanense conseguiu de forma fantástica vencer na casa do Tondela por 40-38 e para a Série A, mais um duelo decidido nos detalhes e nos últimos instantes com o BC Limiense a vencer na visita ao terreno do SC Braga por 52-51.

No Sul, este dia 12 de Março foi de 3 duelos, todos eles referentes à 4ª jornada e com tudo a arrancar no Pavilhão Desportivo dos Lombos com a vitória incontestável do Quinta dos Lombos perante o Casal do Grilo por 178-9 para a Série A, depois ainda para a Série A, mais um duelo incrível com o Lobos da Malveira a ir até Torres Novas derrotar a Zona Alta por 54-52 e por fim para a mesma série A, o NDAP que foi até Abrantes vencer o CN Abrantes por 55-31. No domingo, mais 5 jogos para a 4ª jornada desta 1ª fase da Taça Nacional Sub16. Começando pelo Norte, o Basquetebol Condeixa recebeu e venceu em casa o Guarda Up por 65-36 para a Série B, seguindo-se o triunfo do Basquete Barcelos por 65-30 frente ao FamaBasket a contar para a Série A, e por fim a vitória do ADCE Diogo Cão por 49-18 na receção ao Mirandela BC num duelo para a mesma Séria A. Pelo Sul, foi dia de dois encontros, o primeiro para a Série B onde o Scalipus venceu em casa o SC Farense por 66-53 e para a Série B, a vitória do Paço de Arcos na receção ao Beja BC por 93-21.

No que à tabela classificativa diz respeito, na Zona Norte, o BC Limiense lidera a Série A com 8 pontos e o Guifões SC lidera com os mesmos 8 pontos a Série B. A Sul, a Série A é liderada pelo Quinta dos Lombos que segue invencível com 8 pontos e na Série B temos o Scalipus CS como líder sem conhecer o sabor da derrota.

Campeonato Nacional Sub14 – Santarém BC e Esgueira em grande

Terminamos esta viagem pelo que aconteceu neste fim-de-semana nas provas nacionais de formação femininas para olhar para o Campeonato Nacional Sub14. Todos os jogos desta 3ª jornada ficaram para o passado domingo, 12 de Março. Iniciando pela Norte, no Grupo A Club5Basket derrotou em casa o SC Coimbrões por 50-42 e o Campo e Sobrado foi até Guimarães vencer o Vitória SC por 49-31. No Grupo B, o CLIP venceu na receção ao Mirandela BC por 61-27 e o Galitos foi até Tondela triunfar por 60-26. Por fim, no Grupo C, o Guifões venceu no seu terreno o GICA por 49-18 e o Esgueira que foi até à Figueira da Foz derrotar o Sporting Figueirense por 53-32.

Mudando para a Zona Sul, no Grupo A, o Santarém BC deu um passo em frente para conseguir a passagem à próxima fase ao ir ao Algarve vencer o ACD Ferragudo por 43-39 e ainda o Sporting CP que deu seguimento à serie de triunfos ao receber e vencer o Unidos Tortosendo por 58-35. Referente ao Grupo B, o Chamusca BC que recebeu e venceu o Tubarões Quarteira por 57-44 e no outro duelo, o Quinta dos Lombos que em casa triunfou perante o Scalipus por 59-32. Por fim, no Grupo C, o Belenenses perdeu na receção ao Carnide por 52-54 num dos melhores jogos deste fim-de-semana e para terminar a vitória do Portimonense SC na visita ao terreno do GDESSA por 53-45 em mais um jogo espetacular.

Olhando para a questão classificativa desta 1ª fase, na Zona Norte, o Club5Basket lidera o Grupo A com 6 pontos, CLIP segue na liderança do Grupo B com os mesmos 6 pontos e no Grupo C temos o Esgueira que também está com 6 pontos. Mudando para a Zona Sul, no Grupo A segue o Sporting CP na frente, o Chamusca BC lidera no Grupo e no que ao Grupo C diz respeito, Portimonense SC, GDESSA e Carnide estão empatados com 5 pontos no topo da tabela.

Nestas três competições temos visto várias das grandes promessas do nosso basquetebol a brilhar como o caso de Inês Coelho (Portimonense), Isis Freitas (SIMECQ), Maria do Mar Caroço (Santarém BC), Letícia Vieira (GDESSA), Ana Alves (CPN), Luís Cruz (Galitos), Maria Leonor Feija (Santarém BC), Salomé Vasconcelos (SC Coimbrões), Sara Albuquerque (Quinta dos Lombos), Maria Santos (Lobos Malveira), Sofia Mota (Guifões), Anastasia Klymchuk (BCX), Maria Gomes (SC Braga), Maria Palma (Scalipus) e Maria Teixeira (Paço de Arcos) no Campeonato e Taça Nacional de Sub16. No que ao Campeonato Nacional Sub14 diz respeito, temos nomes em evidência como Rita Nunes (CLUB5BASKET), Matilde Lopes (Sporting CP), Diana Santos (Santarém Basket), Margarida Postiga (CLIP), Sofia Mota (Guifões SC), Ema Alvo (ACD Ferragudo), Inês Leitão (Sporting CP), Teresa Neves (Santarém BC), Rafaela Sousa (Chamusca BC) ou ainda Maria Gonçalves (Portimonense SC), entre outras, nomes que se colocam em grande destaque e que demonstram que estamos perante algumas das futuras melhores jogadoras do nosso basquetebol.

Ficou aqui o nosso olhar pelo que aconteceu neste fim-de-semana nas provas nacionais de formação femininas, mais uma ronda de grandes jogos e de duelos esp


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS