Como têm sido os primeiros jogos de Kamila Cardoso na WNBA?

Eliseu BritoJunho 10, 20243min0

Como têm sido os primeiros jogos de Kamila Cardoso na WNBA?

Eliseu BritoJunho 10, 20243min0
Kamila Cardoso tem se afirmado na WNBA e Eliseu Brito olha para o impacto da atleta brasileira no Chicago Sky

Kamilla Cardoso, sem dúvidas, é um dos maiores prospectos já vistos no basquete brasileiro. Saindo desde sua adolescência do Brasil para jogar no ensino médio e na universidade nos Estados Unidos, ela desenvolveu ainda mais seu potencial. Nos 4 anos no basquete universitário dos Estados Unidos, Kamilla foi destaque, sendo bicampeã da NCAA (Liga universitária de basquete feminino) e sendo considerada a melhor jogadora do Final Four na sua última temporada.

Com todo seu destaque e potencial, que chamou a atenção de todos os que acompanham o basquete brasileiro e feminino de perto, Kamilla Cardoso foi selecionada como a 3ª escolha geral do draft de 2024 da WNBA, a escolha mais alta de uma brasileira na história, seja na NBA ou WNBA.

Kamilla Cardoso estreou pelo Chicago Sky na pré-temporada da WNBA; porém, nesse mesmo jogo, ela acabou lesionando seu ombro e teve que ficar cerca de 3 semanas em recuperação da sua lesão, perdendo alguns jogos do início da temporada da WNBA.

No sábado, dia 1º de junho, a tão aguardada estreia de Kamilla aconteceu. Ela fez seu primeiro jogo na WNBA contra o Indiana Fever, da sensação Caitlin Clark. Vindo do banco, Kamilla teve grande destaque nesta partida, onde, em apenas 18 minutos em quadra, ela contribuiu com 11 pontos e 6 rebotes, apesar da derrota do Chicago Sky por 71 a 70.

 

Kamilla Cardoso jogou essa partida com restrição de minutos devido à sua recuperação da lesão que a deixou fora das quadras por quase um mês. Nos dois jogos seguintes do Chicago Sky, Kamilla jogou novamente poucos minutos. Contra o New York Liberty (04/06), Kamilla jogou apenas 11 minutos e contribuiu com 1 ponto, 5 rebotes e 1 assistência. No jogo seguinte, ela teve 15 minutos de quadra contra o Washington Mystics, que ainda não venceu na temporada da WNBA. Foram 2 pontos marcados, 5 rebotes e 3 assistências, que ajudaram o Chicago Sky a sair com a vitória em um jogo equilibrado.

No último sábado (08/06), Kamilla Cardoso iniciou pela primeira vez como titular da equipe do Chicago Sky, devido à lesão da pivô titular, Elizabeth Williams. Kamilla fez seu melhor jogo até aqui na temporada com a equipe de Chicago. Foram apenas 21 minutos de quadra, pois a brasileira ainda está com restrição de minutos enquanto pega ritmo de jogo após sua lesão. Kamilla contribuiu com 13 pontos, 5 rebotes e 1 assistência na derrota do Chicago Sky para o Atlanta Dream.

O início de Kamilla na maior liga de basquete feminino do mundo é bastante promissor; em poucos minutos de quadra, é perceptível seu impacto no time e como ela é dominante defendendo e atacando o garrafão. Kamilla deverá ser cada vez mais utilizada pela treinadora da equipe de Chicago, tanto pela sua evolução ao longo dos jogos quanto pela lesão da pivô titular. A brasileira terá mais tempo de quadra nas próximas partidas e é esperado que a restrição de minutos acabe em breve, o que permitirá que ela jogue com cada vez mais confiança e possa brigar pelo prêmio de Caloura do Ano da WNBA, mesmo com a grande concorrência deste ano.

Os próximos jogos da Kamilla pelo Chicago Sky:

– vs Connecticut – Quarta-feira (12/06)

– vs Washington – Sexta-feira (14/06)

– vs Indiana – Domingo (16/06)

– vs Dallas – Quinta-feira (20/06)

– vs Indiana – Domingo (23/06).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS