A corrida para o prémio de MVP da WNBA e seus destaques

Eliseu BritoJunho 24, 20245min0

A corrida para o prémio de MVP da WNBA e seus destaques

Eliseu BritoJunho 24, 20245min0
Eliseu Brito lança o concurso para a MVP da WNBA 2024 e há várias possibilidades, a começar por A'ja Wilson

A temporada de 2024 da WNBA já está quase na metade, e nesse mês e meio de competição que se passou, algumas jogadoras têm se destacado conforme o esperado. O prêmio de MVP da WNBA coroa a melhor jogadora da temporada regular da competição e é um prêmio de muito prestígio na carreira das atletas. Muitas jogadoras lendárias do basquete feminino já venceram esse prêmio, como Diana Taurasi, Maya Moore, Candace Parker, entre outras.

Com a evolução do basquete nos últimos anos, podemos observar a versatilidade das jogadoras que estão atualmente na liga. Jogadoras que jogam como pivô, mas também têm o arremesso de 3 pontos em seu jogo. Jogadoras que têm capacidade de anotar triplo-duplos (dígitos duplos em 3 estatísticas) e jogadoras que atuam em posições variadas da quadra, não se limitando a apenas uma única posição durante o jogo.

As últimas campeãs do prêmio de MVP da WNBA foram vencidas por jogadoras que estão novamente na briga pelo prêmio. No ano passado, Breanna Stewart, jogadora do New York Liberty, levou o prêmio após fazer uma temporada fantástica e terminar a temporada regular em 2º lugar com sua equipe. Já em 2022, A’ja Wilson, do Las Vegas Aces, levou o título para casa, conduzindo seu time à 1ª posição na temporada regular e conquistando o título inédito. Em 2021, quem levou o prêmio foi a ex-jogadora do Connecticut Sun, Jonquel Jones. Jonquel, atualmente no New York Liberty, forma um super time junto com Breanna Stewart e a estrela Sabrina Ionescu.

Antes do início da temporada da WNBA, muitos se perguntavam se a 1ª escolha geral do draft, Caitlin Clark, conseguiria disputar o prêmio de MVP ou até mesmo vencê-lo, feito que apenas uma jogadora na história da liga alcançou: Candace Parker. Ela é a única jogadora na história da WNBA a ter vencido o prêmio de melhor jogadora da temporada em seu ano de caloura.

No momento, esse feito parece bastante distante para Caitlin Clark, que, apesar da boa temporada, não tem números comparáveis às jogadoras que estão brigando pelo prêmio. Na atual temporada, as últimas 3 vencedoras do prêmio estão na disputa para conquistá-lo novamente.

A favorita do momento é A’ja Wilson, que vem fazendo uma temporada simplesmente absurda, apesar do Las Vegas Aces ter caído de rendimento. A’ja é uma máquina de duplo-duplo, anotando 9 em 14 jogos nesta temporada, com mais de 20 pontos e 10 rebotes em cada uma dessas partidas.

A’ja Wilson lidera a WNBA em pontos e rebotes por jogo, algo muito difícil de acontecer. Suas médias são de 27,9 pontos e 11,3 rebotes em 14 jogos nesta temporada, e ela representará a seleção estadunidense nas Olimpíadas de Paris em 2024. Ela é a grande favorita para vencer o prêmio de MVP, prêmio que ela já conquistou 2 vezes: em 2020 e 2022. Agora ela busca o 3º prêmio, feito alcançado na história da WNBA apenas por 3 jogadoras: Lauren Jackson, Sheryl Swoopes e Lisa Leslie.

No entanto, há outras jogadoras que também estão fazendo uma temporada incrível e podem levar o prêmio. Destaco 3 jogadoras que podem conquistar esse prêmio nesta temporada. Começando pela jogadora que terminou a última temporada a um voto de levar o prêmio de MVP: Alyssa Thomas.

Alyssa é conhecida por ser uma máquina de triplo-duplos, detentora do recorde de mais triplo-duplos na história da WNBA. Na temporada passada, ela era bastante favorita para levar o prêmio de MVP, mas na votação ficou 1 voto atrás de Breanna Stewart e acabou não conquistando o prêmio.

Na atual temporada, Alyssa Thomas já iniciou anotando um triplo-duplo, e apesar de seu número de pontos ter caído, os rebotes e assistências continuam na sua bagagem para essa temporada. Ela tem médias de 12,7 pontos, 9,7 rebotes e 8,1 assistências. Números espetaculares para qualquer jogadora, que colocam Alyssa na disputa pelo prêmio.

Outra jogadora que vem fazendo uma temporada sensacional é Jonquel Jones. Ela vem sendo o grande destaque do New York Liberty nesse começo de temporada. Apesar de jogar como pivô, ela tem ótimos números arremessando de 3 pontos e bons números de assistências. Juntamente com os rebotes e pontos que contribui para o New York, Jonquel é extremamente eficiente e tem evoluído cada vez mais nesta temporada. Com médias de 17,1 pontos, 8,4 rebotes, 3,3 assistências e um aproveitamento incrível de 43% nos arremessos de 3 pontos, 70% nos arremessos de 2 pontos e 59% no geral, Jonquel Jones entra na briga pelo MVP desta temporada.

Para fechar a lista, destaco a jogadora do Minnesota Lynx: Napheesa Collier. Ela é outra jogadora que tem médias de duplo-duplo nesta temporada e vem ajudando o Minnesota a fazer uma campanha surpreendente, estando em 3º lugar na classificação geral da WNBA com apenas 3 derrotas em 16 jogos. A versatilidade de Collier também impressiona, e sua eficiência nos arremessos de média distância é notável. Ela tem médias de 20,7 pontos, 10,1 rebotes e 3,6 assistências na atual temporada da WNBA, e também é uma forte concorrente ao prêmio de melhor jogadora da temporada.

Vale destacar os times favoritos ao título nesta temporada, que coincidem com os times das concorrentes ao prêmio de MVP. O New York Liberty, liderado por Jonquel Jones, está na frente, seguido pelo Connecticut Sun, com Alyssa Thomas, e o Minnesota Lynx, com Napheesa Collier. O Las Vegas Aces, apesar de não ter começado tão bem, é o atual bicampeão da WNBA e também é um dos grandes candidatos ao título nesta temporada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS