Os 5 maiores destaques na 2ª fase da 1ª Divisão de basquetebol feminino
Começou a segunda fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina de basquetebol da melhor maneira, foram grandes jogos com muitos destaques individuais e por isso mesmo hoje vimos para falar de alguns deles que nos voltaram a impressionar e que confirmaram o alto nível da nossa 1º Divisão, por isso venham connosco conhecer quem mais se evidenciou nestes primeiros jogos.
✏️ O ??????? ????? continua imperturbável na ?.ª ??????̃? ????????.#SomosBasquetebolhttps://t.co/nL2ejz3Qvd
— Basquetebol FPB (@fpbasquetebol) February 15, 2022
Grupo de Promoção – A pegar fogo
Imortal continua sem conhecer o sabor da derrota, Boa Viagem voltou a mostrar a sua força, num grupo de subida à Liga Betclic Feminina que está completamente ao rubro, mas quem foram os maiores destaques individuais? Venham dai para ficar a saber as nossas 3 primeiras escolhas.
- Márcia Carvalho – Super Márcia
Começamos os nossos destaques por uma craque que já esteve no nosso Sixth Woman e que neste jogo esteve tão bem que é impossível não a destacar. O Imortal venceu a Sanjoanense por 79-68, tal como foi falado por Joana Arieiro na antevisão a este duelo, a equipa de Albufeira confirmou o favoritismo, mas ficou evidente novamente a muita qualidade do conjunto da Sanjoanense.
Márcia Carvalho brilhou muito, algo que é habitual uma vez que tem sido mais uma temporada onde tem sido uma das maiores figuras da 1ª Divisão e onde semana após semana demonstra que é um dos maiores nomes do nosso basquetebol. Neste duelo que sorriu ao conjunto de Ricardo Xufre, Márcia Carvalho conseguiu 23 pontos (Com 9 em 15 lançamentos de campo, 4 em 8 na linha de três pontos e 1 em 2 na linha de lances livres), além disso ainda registou 3 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola naquele que foi o 19º jogo a vencer para este Imortal.
- Catarina Caldeira – O farol açoriano
No nosso segundo destaque no grupo de subida, vamos até aos Açores para falar sobre Catarina Caldeira, mais um nome grande do nosso basquetebol que continua também ela a sua ótima época, sem claudicar e sem jogar mal. Neste jogo, o Boa Viagem venceu o CPN por 69-56, mais um duelo que nos deixou agarrados ao ecrã, um CPN que vendeu cara a derrota e que também deixou ainda mais evidente a grande luta que vamos poder assistir pela subida à Liga Betclic Feminina.
Catarina Caldeira brilhou com 18 pontos (6 em 7 de lançamentos de campo, 2 em 3 nos lançamentos exteriores e 4 em 4 na linha de lances livres) ainda conseguiu 7 ressaltos, 7 assistências e 2 roubos de bola. Catarina Caldeira tem sido uma das figuras maiores desta 1ª Divisão, é claramente jogadora de topo e reforça isso com o facto de ser a melhor jogadora no que ao tiro exterior diz respeito (48%) e ainda a quinta jogadora com melhor média de assistências da 1ª Divisão, 3.8, uma estrela que podemos ver nesta espetacular Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina.
- Catarina Lopes – Não sabe jogar mal
Para o nosso último destaque nestes primeiros jogos da segunda fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, vamos falar de Catarina Lopes, também ela uma das estrelas maiores desta Liga, também ela a mostrar que é jogadora de Liga Betclic Feminina. Neste jogo o Coimbrões foi derrotado pelo Imortal por 72-47, mas Catarina Lopes voltou a demonstrar a sua qualidade e a capacidade para sempre jogar bem. O conjunto de Vila Nova de Gaia tinha uma missão complicada, acabaram por sair derrotadas, mas deixaram à vista de todos que vão ser uma equipa complicada e com quem vão ter de contar até ao fim.
Catarina Lopes neste jogo obteve, 11 pontos (4 em 12 de lançamentos de campo, 1 em 2 na linha de três pontos e 2 em 2 na linha de lances livres), ainda 8 ressaltos e 1 roubo de bola. Catarina Lopes tem sido a jogadora portuguesa que mais se tem conseguido intrometer na luta por MVP desta 1ª divisão, tem sido claramente uma das jogadoras em destaque no basquetebol feminino português, entrando mesmo no patamar de poucas na Liga Betclic Feminina. A jogadora do Coimbrões é nesta altura a quinta melhor jogadora em termos de média de pontos (14.6), a segunda melhor ressaltadora (14.4), destacando-se como a melhor ressaltadora defensiva (11.2), números que falam por si e que deixam bem evidente o talento de Catarina Lopes.
Grupo Manutenção – Qualidade e jogos excelentes
O Olivais FC sub22 levou a melhor sobre o Carnide num grande jogo, Barcelos com mais uma demonstração de força, Maia a derrotar o GDESSA e os destaques individuais foram muitos, mas estes foram os dois maiores para nós:
- Inês Martins – Nível absurdo
Para o nosso primeiro destaque, Inês Martins, ela que foi a figura maior do Carnide que foi superado pelo Olivais FC sub22 por 94-88, em mais um jogo de altíssimo nível e onde se evidenciaram diversas jogadoras, como Joana Amaro ou Mariana Garrido, duas craques de Liga Betclic, mas para nós é Inês Martins que mais merece este destaque. O Carnide voltou a jogar bem, voltou a mostrar que realmente são equipa para mais e capaz de proporcionar grandes jogos, num conjunto bem orientado e onde saltam à vista grandes jogadoras.
Inês Martins neste duelo conseguiu 23 pontos (Foram 8 em 11 lançamentos de campo, 4 em 5 na linha de três pontos e 3 em 5 na linha de lances livres) a juntar a isto, 8 ressaltos e 1 assistência, mais uma exibição de luxo de uma jogadora que volta a mostrar esta época que está cada vez melhor e mais preparada para a grande liga, se já havia mostrado isso anteriormente esta temporada deixa à vista de todos que o lugar dela é no palco principal do basquetebol feminino nacional.
- Sofia Almeida – Lutadora incansável
Para o nosso último destaque, vamos até á Maia para falar de Sofia Almeida que brilhou muito no triunfo do Maia Basket por 69-47 frente ao GDESSA sub22. Num jogo marcado pelo ótimo basquetebol, duas equipas que têm qualidade para estar noutro tipo de luta e que nos encantaram, foi a equipa da Maia a levar a melhor e a conseguir uma importante vitória. Este foi dos jogos mais difíceis de escolher o destaque maior, porque Marta Junho do lado do GDESSA ou Francisca Meinedo estiveram muito bem, em particular a última que também ela é uma das estrelas desta nossa 1ª Divisão.
Sofia Almeida continua a consolidar-se, uma jogadora cada vez mais em evidência neste Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina e que se vai assumindo a cada jogo que passa como uma das melhores. Sofia Almeida conseguiu neste duelo, 15 pontos (6 em 11 lançamentos de campo e 3 em 6 na linha de lances livres), além disso uns incríveis 17 ressaltos, 3 assistências, 2 roubos de bola e 5 desarmes de lançamento, números que confirmam a evolução da jogadora do conjunto da Maia.
Por esta semana é tudo, ficaram aqui os 5 maiores destaques dos primeiros jogos da 2ª fase do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, uma competição ao rubro que como podem ver pelos nossos destaques tem algumas das melhores jogadoras. Uma liga muito forte, um nível muito elevado e uma prova de como não podem perder o basquetebol feminino nacional.