Andebol luso na Europa 23/24: o tudo ou nada de águias, leões e minhotos

Bernardo GalanteNovembro 21, 20235min0

Andebol luso na Europa 23/24: o tudo ou nada de águias, leões e minhotos

Bernardo GalanteNovembro 21, 20235min0
SL Benfica, Sporting CP e ABC jogam uma cartada decisiva na EHF European League nesta semana e Bernardo Galante explica o que está em causa

Três encontros e três que se avizinham… decisivos! Águias e Bracarenses com testes, teoricamente, mais difíceis. Verde e Brancos contarão com a fortaleza do João Rocha. A jornada europeia para as equipas portuguesas inicia-se na Alemanha. O Sport Lisboa e Benfica, pelas 17h45 (horário português), entra na SAP Arena com o objetivo de derrubar o gigante alemão. Pela mesma hora, mas em terras nórdicas, o ABC de Braga inicia o seu confronto frente ao Skjern de Joaquim Nazaré.

Grupo A: SL Benfica e a “miragem” da qualificação…

No Grupo A, onde o SL Benfica está inserido, o Rhein-Neckar Lowen é o líder, muito por culpa do golo em cima da buzina, no Pavilhão Nº 2 da Luz, que lhes deu a vitória por 35-36. Após esse encontro, seguiram-se derrotas para ambos os conjuntos nas competições internas, mas agora o ‘chip’ é outro.

Na terceira posição com apenas 2 pontos conquistados, a turma de Jota González irá procurar a vitória para sonhar com a passagem à fase seguinte da competição, que venceu em 2021, caso contrário, a missão será extremamente difícil. Do outro lado, os germânicos querem garantir já a respetiva qualificação.

Apesar da nona posição dos germânicos no Campeonato Alemão, avizinha-se uma tarefa muito complicado, porque para além das lesões que os Encarnados estão reféns… eis que esta primeira metade da temporada está extremamente complicada, visto terem caído para a quarta posição do Campeonato.

Grupo D: ABC de Braga à procura de um “milagre”

Depois da derrota na Arena do SC Braga por sete golos de diferença, o ABC de Braga – que, esta temporada, voltou à europa do andebol – eis que procura surpreender os dinamarqueses com uma vitória no seu próprio reduto.

A nível interno, a temporada não está a correr de feição para o emblema nórdico, no entanto, o poderio financeiro do Skjern não se equipara à realidade minhota e faz com que levem vantagem, perante os Academistas. Em três partidas disputadas, o ABC soma 1 vitória e, devido a isso, apenas 2 pontos na tabela classificativa.

Grupo H: Leões com vontade de se assumirem como candidatos

Apesar da excelente época que estão a realizar a nível interno, o Sporting tem desiludido na EHF European League. Num grupo, onde partiam com todo o favoritismo teórico, eis que não têm conseguido traduzir isso no 40×20. Após a derrota da semana passada na Hungria, eis que chegou a altura de reverter a situação.

Uma vitória na receção ao Tatabanya KC (derrotados na Hungria por 31-28), pode significar a subida ao segundo lugar do grupo e assumirem-se como um dos candidatos a vencer o mesmo. Após uma vitória no derby lisboeta sobre o SL Benfica, espera-se uma boa casa no Pavilhão João Rocha, a partir das 19h45.

EHF CHAMPIONS LEAGUE: Dragões à procura da 4ª vitória na prova

Na jornada anterior, o Futebol Clube do Porto comandado por Carlos Resende foi ao território do Montpellier HB sofrer uma dura derrota de onze golos de diferença (35-24). Na próxima quinta-feira, será a altura de vingarem a derrota obtida.

Os gauleses do Montpellier HB estão a realizar, até ao momento, uma temporada bastante interessante, sendo que não somam qualquer derrota no Campeonato Francês – 9 vitórias e 1 empate. Com 19 pontos somados, encontram-se a apenas 1 ponto da primeira posição, ocupada pelo colosso Paris Saint-Germain.

No entanto, na EHF Champions League a história é outra. A turma de Patrice Canayer encontra-se em igualdade pontual com o Futebol Clube do Porto (6 pontos), tendo somado 3 vitórias e 4 derrotas. Em caso de vitória para os Dragões, terão a oportunidade de ultrapassar a turma francesa.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS