Andebol luso na Europa 22/23: FC Porto continua em maré negativa
A EHF Champions League retoma a sua atividade após uma pequena interrupção e a fase de grupos da EHF European League está de volta com um emblema português a defender o troféu, nesta Europa do andebol.
EHF EUROPEAN LEAGUE: emblemas portugueses com desafios diferentes
O Sport Lisboa e Benfica vai defender um título conquistado na época passada, contudo este ano sobe o número de emblemas portugueses participantes: cresce para 3, aquele que é o total – Sporting CP, AA Águas Santas e SL Benfica.
A estreia do Águas Santas / Milaneza
O emblema natural da cidade da Maia, a Associação Atlética de Águas Santas, estreou-se na fase de grupos da Liga Europeia da EHF de andebol, após deixar por terra o Clube Futebol “Os Belenenses” e ainda os finlandeses do Riihimäki Cocks (ou Riihimaen Cocks) do português Nuno Santos.
A estreia foi realizada na cidade basca de Irún perante o emblema da casa – o Club Deportivo Bidasoa. A turma espanhola, na temporada passada, acabou a temporada com um terceiro posto na Liga Sacyr ASOBAL – campeonato espanhol.
O encontro foi maioritariamente gerido pela formação espanhola, sendo que conseguiu colocar-se na frente desde muito cedo na partida, tanto que ao intervalo o CD Bidasoa já se encontrava a vencer por 16-13.
? #AguasSantasMilaneza are making their #ehfel group phase debut – what a goal to mark the occasion from Francisco Magalhães Fontes! pic.twitter.com/2xGdUST0SL
— EHF European League (@ehfel_official) October 25, 2022
Nos últimos trinta minutos, a turma comandada por Jacobo Cuétara foi alargando o resultado que se explicitava no marcador eletrónico, chegando aos dez golos de vantagem. 35-26 foi o resultado final.
? BARRUTIK | Hasiera borobila!
? Gogoz bizi izan genuen atzoko @ehfel_official|ko neurketa eta garaipena ✅ etxean gelditu zen! ?
Horrela bizi izan genuen Europako 7⃣5⃣. garaipena!
➕ https://t.co/8Y8jHpPTNN#AupaBidasoa ??#IrundikEuropara ??#HistoriaEraikitzen pic.twitter.com/VoWyPoo4Sa
— CD Bidasoa Irun (@CDBidasoaIrun) October 26, 2022
Num encontro com muitos golos, os atletas da turma espanhola, Dariel García, Iñaki cavero e Asier Nieto partilharam o topo da lista de melhores marcadores com 6 golos cada, respetivamente.
GROUP D REVIEW: @CDBidasoaIrun took two home points but the same couldn't be said for their group D rivals who were starting their #ehfel campaigns in familiar surroundings!https://t.co/KMsv9t4NGy
— EHF European League (@ehfel_official) October 25, 2022
Encarnados iniciam a defesa do título com uma vitória tranquila
Após a conquista inédita da competição na temporada passada, o Sport Lisboa e Benfica deslocou-se a Preson para defrontar o Tatran, na primeira jornada desta 2ª competição de andebol europeia.
A turma comandada por Chema Rodríguez foi-se superiorizando ao longo da primeira metade do encontro, chegando aos seis golos de diferença, partindo para o intervalo a vencer por 9-15. Na segunda metade do encontro, os encarnados chegaram estar na frente por oito golos de diferença, sendo que estiveram sempre com o controlo da partida na mão. O resultado final fixou-se nos 25-29.
GROUP A REVIEW: Not too much in the way of surprises in group A… reigning champs @SLBenfica are off the mark… as are @FRISCHAUFGP and @mhbofficiel!
Read about how they did it in our review: https://t.co/AH6V2BQB8C
— EHF European League (@ehfel_official) October 25, 2022
O lateral-esquerdo sérvio, Petar Djordjic, estava de mão quente ao apontar dez golos em 11 remates direcionados à baliza adversária.
?? @djordjic17 scored 10 goals out of 11 shots vs @HT_TatranPresov ??
?? @SLBenfica start the defence of their title with a win ? #ehfel pic.twitter.com/SeHMQ4FNKq
— EHF European League (@ehfel_official) October 28, 2022
Leões com teste árduo perante surpreendente Alpla HC
Num encontro que se ambicionasse relativamente tranquilo para o Sporting Clube de Portugal, verificou-se que foi tudo, exceto tranquilo.
Numa primeira parte, onde o emblema austríaco veio disposto a surpreender os leões foi mesmo a turma de Ricardo Costa a andar atrás do resultado, visto estar em desvantagem na maior parte dos primeiros trinta minutos. Após desvantagens de 3 e 4 golos.
? Golub Doknic makes this look soooo easy for #AlplaHCHard!#ehfel pic.twitter.com/kboQFdyRqO
— EHF European League (@ehfel_official) October 25, 2022
A segunda metade do encontro foi marcada por vantagens de 2 e 3 golos para os sportinguistas, sendo que tiveram a capacidade de manter o jogo do seu lado e não deixar fugir os três pontos. O resultado final fixou-se em 31-30.
Do lado dos austríacos, Ivan Hortat e Nico Schnabl foram os principais elementos ofensivos da equipa, sendo que apontaram 7 golos, respetivamente. Também com sete tentos, mas do lado português, situou-se Francisco Costa, numa exibição de classe e maturidade de um jovem de apenas 17 anos.
GROUP C REVIEW: What a start for @rk_nexe as they secure victory in the final seconds! Plus wins for @Sporting_CP and @BMGranollers #ehfel https://t.co/fPnvJdqxJD
— EHF European League (@ehfel_official) October 25, 2022
EHF CHAMPIONS LEAGUE: dragão desencontrado vive pesadelo europeu
O Futebol Clube do Porto entrou na Dragão Arena com a expectativa de vencer a primeira partida europeia da temporada, contudo, ainda não foi desta que isso aconteceu.
Ao contrário do que nos habituou, a turma comandada por Magnus Andersson parece desencontrada tanto em campo como nos resultados a verificar na Liga dos Campeões. Frente ao GOG, logo na primeira metade do encontro, os dinamarqueses facilmente se colocaram na frente por cinco golos de vantagem (10-15) ao intervalo, sendo que chegaram a estar a vencer por 6 e 7 golos de diferença.
King of assists ? Morten Olsen@GOGsport #ehfcl pic.twitter.com/C1wzZ5Hatd
— EHF Champions League (@ehfcl) October 27, 2022
Na segunda metade do encontro, quando se esperava uma reação dos dragões, tal não aconteceu. O GOG chegou a estar a vencer por nove golos de diferença, acabando por vencer por 26-33.
O sueco Jerry Tollbring (GOG) foi o melhor marcador do encontro com 9 golos apontados.
REVIEW: @GOGsport took an early lead against @FCPorto and showed no mercy to race away with a 33:26 #EHFCL victory https://t.co/Po6pYSa7yy
— EHF Champions League (@ehfcl) October 27, 2022
Foto de Destaque cedida pela EHF European League de andebol