Andebol Luso na Europa 11# SL Benfica qualificado e FC Porto em alta

Bernardo GalanteFevereiro 17, 20225min0

Andebol Luso na Europa 11# SL Benfica qualificado e FC Porto em alta

Bernardo GalanteFevereiro 17, 20225min0
Chema Rodriguez guiou o SL Benfica para o apuramento à fase-seguinte da European League, e Bernardo Galante analisa o que se passou na jornada europeia de andebol

SL Benfica já garantiu o bilhete para a fase-seguinte da EHF European League, enquanto os “leões” de Ricardo Costa adiaram as decisões para os últimos encontros, algo similar ao FC Porto que arrancou mais um histórico resultado na Liga dos Campeões de andebol.

ÁGUIAS GARANTEM OS OITAVOS DE FINAL

Após o triunfo sobre o campeão nacional – o Futebol Clube do Porto – por 36-33, a contar para o campeonato nacional, os comandados de Chema Rodríguez tinham a aliciante tarefa de bater o nono classificado do campeonato alemão, o TBV Lemgo.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio de parte a parte, sendo que a maior vantagem nos primeiros 30 minutos foi apenas de dois golos e para o lado dos alemães, aquando de um 7-9 a meio do primeiro tempo. O marcador eletrónico acabaria por encontrar-se com uma igualdade ao fim do primeiro tempo (15-15). A história da segunda parte acaba por ser diferente com o SL Benfica a superiorizar-se aos alemães, obtendo rapidamente uma vantagem de 3 golos. Os comandados de Florian Kehrmann ainda empataram a partida, mas as águias voltaram a mostrar-se superiores, chegando mesmo a atingir uma vantagem de seis golos nos últimos 5 minutos da partida. O Sport Lisboa e Benfica acabaria por vencer os alemães do TBV Lemgo por 35-30, garantindo a sua presença nos oitavos de final da competição.

À semelhança do que aconteceu no clássico frente aos dragões, Lazar Kukic voltou a estar em grande plano ofensivo, sendo autor de 7 tentos – o maior artilheiro dos encarnados neste encontro. Sergey Hernandez com 9 defesas e 39% de eficácia entre os postes, revelou-se muito importante, no plano defensivo.

Com este resultado, o SL Benfica assegurou a passagem aos oitavos de final e alimentou ainda mais a possibilidade de lutar pelo primeiro posto do Grupo B. De momento, a turma de Chema Rodríguez encontra-se na 2ª posição com os mesmos pontos (11) que o líder GOG e mais um que os franceses do HBC Nantes, faltando ainda três jornadas para o término da Fase de Grupos.

LEÕES DERROTADOS NA SUIÇA, MAS COM QUALIFICAÇÃO NA RETINA

O Sporting Clube de Portugal visitou os suíços do Kadetten Schaffhausen com o intuito de permanecer no pódio do Grupo D, de forma a continuar a perseguir o líder – o USAM Nimes.

O encontro iniciou-se com os leões a chegarem ao 0-2, contudo os suíços rapidamente viraram o resultado para 8-3 a seu favor. Os comandados de Ricardo Costa reagiram e encurtaram distâncias, chegando mesmo a virar o jogo perto do final da primeira parte para um 10-11 a seu favor, indo para o balneário em vantagem.

Os suíços que viriam de duas vitórias europeias seguidas perante os gregos do AEK de Atenas, entrariam na segunda parte com vontade de dar outro rumo ao encontro, contudo os pupilos leoninos controlaram o ímpeto suíço até aos dez minutos finais da partida – momento em que o Kadetten começa a superiorizar-se ofensivamente e chega mesmo aos cinco golos de vantagem (26-21). Os leões viriam a ser derrotados por 26-24 e descer à quarta posição do grupo.

O experiente lateral espanhol Joan Cañellas e o jovem ponta suíço Samuel Zehnder, foram as maiores dores de cabeça para a defesa leonino, sendo que apontaram oito golos, respetivamente. O guardião croata do Kadetten Schaffhausen, Kristian Pilipovic, também esteve em grande plano com 13 defesas (35% de eficácia).

Com este resultado, os leões possuem 7 pontos e encontram-se no 4º lugar do Grupo D, atrás do Kadetten Schaffhausen e do Eurofarm Pelister que contam com 8 pontos e do líder USAM Nimes com 11 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP irá defrontar os húngaros do Tatabanya, no Pavilhão João Rocha.

DRAGÃO HISTÓRICO NA RESSACA DO CLÁSSICO

Após a derrota no Pavilhão Nº2 da Luz frente ao SL Benfica, o Futebol Clube do Porto tinha a espinhosa missão de arrancar pontos na casa do Telekom Veszprém HC – uma das melhores equipas do mundo.

O encontro começara com uma vantagem de 2-0 para os húngaros, mas a qualidade e o rigor tático apresentado pelos atletas comandados por Magnus Andersson, fizeram com que o Veszprém nunca descolasse no marcador até ao momento em que os dragões saltaram para a dianteira da partida, saindo mesmo em vantagem para os balneários (14-15). Na segunda parte, esperava-se um Veszprém forte com o apoio do seu público, mas os portistas mostraram logo para o que vinham com dois golos a abrir os últimos trinta minutos do encontro. No segundo tempo, o FC Porto foi dono de sucessivas vantagens de um e dois golos, sendo que apenas nos últimos minutos, os húngaros tiveram na frente por duas vezes.

Contudo, o último ataque do encontro acabaria por ser do vice-campeão húngaro, resultando no golo do empate (28-28). A nível individual, Rui Silva esteve em plano de destaque com 6 assistências, sendo o motor da equipa. A maior nota de destaque vai para Magnus Andersson, devido a ser o cérebro do rigor tático apresentado pela equipa do Futebol Clube do Porto.

Com três partidas por disputar, o FC Porto encontra-se na 7ª posição com 8 pontos – os mesmos que os ucranianos do Motor Zaporozhye e menos 1 que os alemães do Flensburg. Na próxima jornada, os dragões recebem o Dínamo de Bucareste, na Dragão Arena.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS