Andebol luso na Europa 23/24: “Leões” continuam vivos!
Apesar de Portugal registar três equipas na Fase de Grupos da EHF European League, eis que apenas o Sporting Clube de Portugal seguiu em frente. SL Benfica – vencedor da competição em 21/22 – e ABC de Braga foram eliminados da prova. “Leões” continuam vivos e já sabem quem enfrentam na próxima fase!
https://twitter.com/ehfel_official/status/1732156539874496977?s=20
Sporting CP 34 – 28 CSM Constanta
Num confronto de extrema importância para o Sporting CP, os leões responderam positivamente ao vencer o CSM Constanta por 34-28, num jogo marcado pela saída antecipada de André Kristensen, devido a uma lesão contraída durante a partida.
Conscientes do desafio que os esperava, os comandados de Ricardo Costa começaram de forma positiva no Pavilhão João Rocha. Após a derrota na Roménia, os leões estavam cientes das dificuldades impostas por este adversário. Sendo assim, o início do jogo foi crucial para ganhar confiança e construir uma vantagem no resultado
Ao intervalo, a vantagem de cinco golos proporcionou uma margem para continuar a crescer e gerir o resultado com conforto. Apesar da estratégia 7 para 6 implementada pela equipa romena, que resultou em alguns erros para o Sporting, os Verde e Brancos mantiveram-se no comando do marcador, culminando na vitória por 34-28. Orri Þorkelsson e Francisco Costa, com oito e sete golos, respetivamente, contribuíram para que a equipa alcançasse o Main Round da EHF European League com dois pontos.
Atualmente, o Sporting encontra-se isolado nesta jornada, visto que ABC e Benfica foram eliminados. Na próxima fase da prova irão defrontar os alemães do Füchse Berlin e os romenos Dínamo Bucuresti.
https://twitter.com/ehfel_official/status/1731694849852842473?s=20
IFK Kristianstad 27 – 31 SL Benfica
Duas vitórias e quatro derrotas na EHF European League, eis o culminar das Águias nesta competição. O Benfica encerrou a sua participação na EHF European League, nesta terça-feira, com uma vitória por quatro golos de diferença sobre o IFK Kristianstad (27-31), da Suécia, que termina na última posição do Grupo A. Consciente dos desafios que enfrentaria neste confronto, a equipa liderada por Jota González procurou impor o seu ritmo, contudo, deparou-se com a qualidade sueca, que criou obstáculos à estratégia encarnada. Apesar disso, as águias foram para o intervalo em vantagem, liderando por 14-15.
https://twitter.com/ehfel_official/status/1732118166833115189?s=20
Na segunda metade do jogo, Mike Jensen elevou o seu desempenho e impediu várias investidas adversárias, permitindo que a equipa encarnada ganhasse confiança para alcançar um resultado favorável. Demis Grigoras e Yoav Lumbroso, ambos com seis golos, destacaram-se como os melhores marcadores da partida. Dessa forma, o Benfica concentra-se agora em três competições até ao final da temporada: o Campeonato Placard Andebol 1, a Supertaça e a Taça de Portugal.
ABC de Braga 30 – 34 RK Nexe
Perante os seus adeptos na Arena SC Braga, o ABC encerrou a sua participação na EHF European League com uma derrota frente ao RK Nexe por 30-34. Perante o líder do grupo, que acumulava oito pontos até então, a equipa de Filipe Magalhães teve um início desfavorável, permitindo que a equipa croata ganhasse vantagem desde cedo, uma situação difícil de reverter ao longo dos 60 minutos
Com recursos distintos para contrariar a estratégia minhota ao longo do encontro, o RK Nexe foi para o intervalo em vantagem (12-17), evidenciando a disparidade entre as duas equipas. Essa dinâmica manteve-se ao longo do jogo, apesar do esforço de Leonardo Abrahão, que marcou 11 golos e anotou sete assistências, embora tenha sido insuficiente para alterar o curso do jogo a favor da equipa portuguesa.
Assim, o Skjern, que perdeu para o Povazska Bystrica, permitiu que o RK Nexe terminasse a fase de grupos no topo da classificação, com cinco vitórias e apenas uma derrota (contra o Skjern).