Andebol 1: antevisão a um dérbi decisivo na corrida para o título

Bernardo GalanteAbril 22, 20224min0

Andebol 1: antevisão a um dérbi decisivo na corrida para o título

Bernardo GalanteAbril 22, 20224min0
Momento de decisões no Campeonato Andebol 1 português, com Sporting CP e SL Benfica a entrarem num dérbi que será decisivo para as "águias"

O Sporting Clube de Portugal recebe o Sport Lisboa e Benfica, este Sábado, em jogo a contar para a 24ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Os leões encontram-se na 1ª posição da competição com mais um jogo que o FC Porto, enquanto as águias se encontram no 3ª lugar a 5 pontos (com menos um jogo) da liderança.

SPORTING E O ENTUSIASMO COM OS IRMÃOS COSTA

O Sporting CP, recentemente, foi eliminado da EHF European League num encontro recheado de drama. Numa eliminatória frente a uma das melhores equipas do mundo – o SC Magdeburg -, os comandados de Ricardo Costa honraram a camisola, vendendo muito cara a eliminatória, acabando mesmo por ter sido injusta a eliminação dos leões. O empate a 29 bolas em casa no Pavilhão João Rocha foi como “abrir o apetite” para esta excelente eliminatória e, quando a gíria do andebol pensaria que os leões fossem atropelados na Alemanha, eis que surge uma tremenda réplica leonina, tendo sido necessário ajudas externas para não deixar cair uma das melhores equipas do mundo.

Em ambos os encontros, houve duas surpresas que pelo nosso Portugal já são vistas com normalidade, tendo como responsáveis os próprios filhos do treinador do Sporting Clube de Portugal, ou seja, Martim Costa e Franscisco Costa. No empate a 29 bolas, os irmãos Costa apontaram 16 golos e, na derrota por 36-35 na Alemanha, foram autores de 17 tentos. A europa do andebol ficou rendida ao talento dos irmãos Costa, sendo que o forte tiro exterior de Martim Costa e a irreverência aliada à enorme capacidade de jogar no 1×1 de Francisco Costa, levaram os “manos” a serem chamados para representar a Seleção Nacional A no Play-Off para o Campeonato do Mundo. Mais uma vez, encantaram a Europa do Andebol…

A faltar sete encontros para o Sporting fechar a sua caminha nesta edição do Campeonato Placard Andebol 1, os leões ainda terão de enfrentar alguns desafios que deixarão em aberto a luta pelo título: a receção ao FC Porto (27ªJ) e a visita ao terreno da AA Águas Santas (28ªJ).

CHEMA RODRÍGUEZ E A FORTE PRESTAÇÃO EUROPEIA DAS ÁGUIAS

O Sport Lisboa e Benfica é comandado por Chema Rodríguez, que como atleta possui um palmarés recheadíssimo, sendo um dos melhores centrais espanhóis da sua geração, no entanto, ainda falta provar algumas como treinador e isso só tem uma solução: a conquista de títulos. Chegou em 2020, vindo de uma experiência como treinador-adjunto do Saran HB (França) e da Seleção Húngara – cargo que viu a ser promovido, visto a ter assinado recentemente como novo selecionador principal da Hungria, ficando no SL Benfica até 2023.

Esta temporada, os encarnados reforçaram-se para atacar as competições internas e fazerem uma boa campanha europeia. Internamente possuem duas derrotas (frente ao Sporting CP e ao Vitória FC) que, neste contexto, deixam os encarnados sem margem para errar. Quanto às competições europeias, é caso para dizer que têm surpreendido a Europa do Andebol, após vencerem equipas como o Rhein-Necker Löwen (Alemanha), o HBC Nantes (França), o TBV Lemgo (Alemanha) e, mais recentemente, o Fenix Toulouse (França) do português Gonçalo Vieira – a vitória frente aos franceses do Toulouse permitem às águias estarem presentes nos quartos de final da EHF European League, onde disputarão uma vaga na FinalFour, perante os eslovenos do Gorenje Velenje.

A turma de Chema Rodríguez não possui margem para errar e só existe um cenário favorável no derby frente ao Sporting Clube de Portugal: a vitória.

Em 59 encontros entre estas duas equipas, o Sporting CP levou a melhor por 31 vezes contra 22 vitórias dos encarnados, sendo que por seis vezes verificou-se uma igualdade no marcador. Amanhã, às 18 horas, no Pavilhão João Rocha e com transmissão na Sporting TV é a vez de se disputar a partida número 60 e uma das mais importantes rumo ao título de campeão nacional 2021/22.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter