All or Nothing: Série imperdível da Amazon segue os Panthers de 2018

Miguel Veloso MartinsAgosto 25, 20195min0

All or Nothing: Série imperdível da Amazon segue os Panthers de 2018

Miguel Veloso MartinsAgosto 25, 20195min0
Numa das suas melhores temporadas até hoje, a série All or Nothing da Amazon acompanhou a temporada da NFL dos Carolina Panthers. Contamos-te tudo o que precisas de saber sobre a série e a sua nova temporada.

Com o passar dos anos temos visto cada vez mais séries documentais com foco no futebol americano. A Netflix tem “Last Chance U”, onde jovens talentos com passados controversos lutam por uma último oportunidade de jogar futebol americano universitário. A Netflix tem agora também no seu catálogo a série “QB1: Beyond the Lights”, onde seguimos a vida de três Quarterbacks na sua última temporada antes de jogarem no nível universitário. A HBO tem “Hard Knocks” (que infelizmente ainda não está disponível na HBO Portugal), a série que segue a pré-época uma equipa da NFL e é uma das grandes tradições para os adeptos da modalidade. E, por fim, a Amazon Prime Video tem a série “All or Nothing”.

“All or Nothing” é provavelmente a melhor série documental dedicada ao futebol americano atualmente. Ao contrário de “Hard Knocks”, a série acompanha toda a temporada de uma equipa, não só a pré-época. Isto fez com que a marca “All or Nothing” se destacasse contra outras séries. As séries da Netflix seguem principalmente jogadores desconhecidos que ainda não estão na NFL. “All or Nothing” e “Hard Knocks” têm essa parte do mercado sobre controlo.
A série iniciou-se em 2016, quando estreou a sua primeira temporada que seguiu a época dos Arizona Cardinals. De seguida, acompanhou o retorno dos Rams a Los Angeles. Com o sucesso das primeiras temporadas, a Amazon expandiu os seus horizontes. Apesar de continuar a seguir anualmente uma equipa da NFL, a Amazon começou também a seguir equipas de futebol americano universitário (Michigan Wolverines), rugby (All Blacks) e futebol (Manchester City).

Na sétima temporada de “All or Nothing” (a quarta dedicada a uma equipa da NFL), a equipa de filmagens da Amazon seguiu a temporada de 2018-2019 dos Carolina Panthers. Narrado pelo ator Jon Hamm, a temporada acompanha os Panthers num ano de mudança para o franchise. Os Panthers são agora propriedade do milionário David Tepper e o documentário é uma demonstração de uma nova era para a equipa. Tepper substitui Jerry Richardson, um milionário que viu-se forçado a vender o franchise após ter sido acusado de ter comportamentos inapropriados com funcionários dos Panthers.

A temporada começa de maneira diferente da habitual. Ao contrário das temporadas em Arizona, LA e Dallas, a nova temporada não mostra o NFL Draft no inicio da temporada. O inicio do primeiro episódio estabelece o tom desta nova temporada. Cheia de energia positiva, confiança e com olhos num futuro promissor.
Uma das faces recorrentes do documentário, David Tepper, é um dos contribuidores mais importantes deste furacão de mudança para os Panthers. Na série vemos a vontade e investimento de Tepper em tornar o franchise num dos melhores da NFL. Seja a construir uma equipa fenomenal dentro e fora de campo ou a melhorar os espaços de treino para a equipa, Tepper demonstra a sua dedicação em evoluir positivamente.

Obviamente, como qualquer pessoa que tenha seguido a época de 2018-2019 sabe, esta energia não durou muito tempo. Após terem começado a temporada com seis vitórias e dois derrotas, os Panthers começaram a sofrer derrotas atrás de derrotas. Na verdade, cinco derrotas seguidas. Esta queda dos Panthers contribuiu para que esta se torna-se numa das temporadas mais emocionais da série. Acompanhado por uma banda-sonora fenomenal, vemos uma equipa desapontada com expectativas destruídas. Os dois episódios dedicados ao último jogo da temporada contra os Saints foram especialmente incríveis. Estes episódios são uma montanha-russa emocional, principalmente para quem não acompanhou muito os Panthers como eu. Apesar de toda a esperança do inicio da temporada, os Panthers não voltariam aos Playoffs.

O QB estrela Cam Newton foi um dos destaques da série. Foto de Nell Redmond/AP Photo.

A cinematografia de “All or Nothing” continua incrível como é sempre esperado da equipa de filmagens da NFL Films. Repleto de imagens marcantes acompanhadas da narração emocionante dos comentadores das partida, tornam todos os momentos em campo memoráveis. Quando fora de campo ou nas sidelines, o realizador Steve Trout usou o tempo de cada episódio com mestria, mostrando a química da equipa e as histórias individuais de vários atletas. Isto ajuda-nos a ultrapassar tarefa difícil de fazer qualquer adepto se conectar com estes atletas, mesmo sendo de uma equipa rival. A série faz-nos querer que os Panthers ganhem e tenham sucesso, mesmo sabendo que tal não aconteceu.

“All or Nothing: Carolina Panthers” captura tudo aquilo que prende qualquer amante de futebol americano e de desporto em geral. A emoção dos altos e baixos, o drama, a alma e paixão da equipa, uma cinematografia fantástica e uma banda-sonora marcante e eclética. Esta temporada é diferente de qualquer outra, uma direção que a Amazon continuará a melhorar com o tempo. “All or Nothing: Carolina Panthers” é um must-watch para todos os adeptos de desporto que procuram uma série produzida de forma excepcional.

All or Nothing: Carolina Panthers está disponível no catálogo português da Amazon Prime Video.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter