MLB época 2022: previsões se enganando e uma suspensão esperada!
O segundo mês da MLB época 2022 da Major League Baseball já começou, e o que vemos é uma dificuldade de algumas equipas se desenvolverem em campo. Já era esperado algumas franquias caminhando para o fim da tabela, mas alguns favoritos estão perdendo jogos e séries, e se complicando na competição.
Além disso, a Liga recebeu uma notícia esperada, mas que não deixou de ser chocante. A suspensão do arremessador Trevor Bauer foi oficializada, e causou divisão de opiniões. Foi uma punição dura para um caso que já saiu da justiça, e gera polêmica entre fãs.
Confira na coluna de hoje como estão as coisas na MLB!
Trevor Bauer e uma das punições mais duras da história
Desde julho de 2021 o arremessador Trevo Bauer está fora de atuação pelo Los Angeles Dodgers, equipe que assinou com o atleta por um dos maiores contratos da história da MLB. O motivo foi uma série de acusações de agressão e assédio sexual, que se encaixam na política da MLB contra violência doméstica. As acusações partem de uma mulher ligada ao atleta, e teriam acontecido na Califórnia no começo de 2021.
Trevor já cumpriu uma sequência de afastamentos, que duram desde a metade de 2021. O principal motivo era a investigação judicial, por parte da polícia da Califórnia. A investigação foi concluída sem acusação criminal, por falta de provas conclusivas. Mesmo assim, a MLB optou por punir Bauer por duas épocas completas, o que equivale a 324 partidas. Caso cumpra a punição, o arremessador retorna apenas no início da época de 2024.
A grande polêmica que paira na liga hoje é porque a suspensão de Bauer foi estendida mesmo sem uma acusação formal da Justiça da Califórnia. Naturalmente, o arremessador pode recorrer da definição, mas ao que tudo indica, a MLB não quer ter Trevor Bauer por perto – o atleta é uma das vozes contra a atual direção da MLB. Ainda assim, Bauer precisa que uma equipa se interesse por contratá-lo após a punição, o que, aparentemente, não está fácil de encontrar.
Cincinnati Reds está em ritmo histórico… e negativo!
A campanha do Cincinnati Reds em 2022 não despertava real interesse de quase ninguém. Até os torcedores da equipa já imaginavam uma época de reconstrução, visto que a franquia de Ohio negociou praticamente todos os grandes nomes do elenco de 2021. Mas o que se vê em campo está surpreendendo até o torcedor mais pessimista.
O mês de maio começou para o Reds com o pior recorde em décadas. São vinte e duas derrotas e apenas três vitórias nos primeiros 25 jogos da época, além de outras estatísticas negativas como o menor número de corridas anotadas e a maior média de corridas cedidas. Há quem diga que a equipa está no que se chama de ‘tank’, quando a franquia abre mão dos resultados buscando de fato ser a pior – e assim garantir uma boa escolha no chamado ‘draft’ de novos jogadores.
Porém, como resultado da greve dos atletas no começo de 2022, ficou decidido um novo formato para definir a ordem de escolha do draft. A partir da MLB época 2022, será feito um sorteio entre as piores equipas. Cincinnati tem apenas 16.5% de chance de conseguir a melhor escolha. Ou seja, um ano perdido não necessariamente garante um bom retorno!
White Sox e Red Sox aquém do esperado
E não é só o Cincinnati Reds que está dando o que falar. Equipas como o Boston Red Sox, Chicago White Sox tiveram inícios bastante irregulares nesta época, e enfrentam dificuldades para desenvolver uma boa campanha. Começos de ano costumam ser assim, mas ao final do primeiro mês, a irregularidade pode ser definitiva para quem briga por vagas em playoffs.
O caso da equipa de Chicago nos chama a atenção porque, historicamente, a franquia costuma ser dominante entre os rivais de divisão. O que vimos até agora, porém, são três equipas muito equilibradas, e os White Sox só estão entre elas por uma sequência respeitável de quatro vitórias consecutivas. Ainda assim, o pessoal do Lado Sul de Chicago precisa manter um bom ritmo se não quiser que Minnesota Twins e Cleveland Guardians roubem espaço.
A situação mais complicada é a do Boston Red Sox, que ficou apenas a duas vitórias de alcançar a Série Mundial em 2021. Para a MLB época 2022 foram poucas adições de peso – o que deixou a ‘nação de meias vermelhas’ muito incomodada -, e o time claramente está com problemas graves para resolver em campo. São 10 vitórias e 17 derrotas neste início de época, jogando a equipa para a parte de baixo de uma das divisões mais difíceis do esporte.
Não é um cenário perdido para nenhuma equipa (talvez para Cincinnati, convenhamos), mas antes que seja tarde demais, alguma injeção de ânimo é necessária. E você pode acompanhar todos os conteúdos sobre o beisebol da MLB por aqui!
E não esqueça de acompanhar os detalhes do Boston Red Sox no Soxcast, clicando aqui!