Polónia, futebol e História: quando e como começou?


Polónia, futebol e História: quando e como começou?

A Polónia é um dos adversários de Portugal na Liga das Nações mas sabes a sua história? Consulta este artigo para descobrires os momentos mais marcantes das origens do futebol polaco

A SELECÇÃO POLACA E AS SUAS ORIGENS

A ideia de criar uma seleção da Polónia surgiu em 1919, durante a reunião de fundação da Federação Polaca de Futebol (PZPN), um ano antes da fundação da Segundo República da Polónia a 11 de Novembro de 1918. Um dos seus principais objetivos, da direção da PZPN foi a participação da equipa nacional no torneio olímpico de futebol em Antuérpia. No entanto, os planos para a estreia olímpica foram impedidos por causa da Guerra Polaco-Soviética, razão pela qual a Polónia desistiu de participar no torneio início, na primeira ronda iriam enfrenta a Bélgica, vencedores do torneio e anfitriões.

O primeiro encontro da Polónia acabou por ser acontecer no dia 18 de Dezembro de 1921 no estádio Hungária körúti em Budapeste,  um encontro particular contra a Hungria, que terminou com a vitória dos húngaros por 1-0.

A 20 de Abril de 1923, a PZPN tornou-se membro da FIFA durante o Congresso desta organização em Genebra. Em maio de 1924, a equipa nacional polaca fez a sua estreia no evento mundial – os Jogos Olímpicos de Paris. No Stade Bergeyre, em Paris, os jogadores polacos foram derrotados pela Hungria por 5-0.

Em outubro de 1933, Os “Orły” (Águias, alcunha da seleção da Polónia), entraram pela primeira vez na qualificação para o Campeonato do Mundo, enfrentaram a Checoslováquia. Na primeira mão em Varsóvia, os visitantes foram melhores e venceram a partida por 1-2. No entanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco proibiu os futebolistas polacos de irem a Praga para o jogo da segunda mão, e a Polónia acabou assim eliminada da competição por falta de comparência.

Na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1938, quatro anos mais tarde, os polacos levaram a melhor sobre a Jugoslávia e garantiram a presença na fase final do Campeonato do Mundo em França.

No dia 5 de Junho de 1938 no Stade de la Meinau, em Estrasburgo, os polacos foram derrotados pelo Brasil no prolongamento, o resultado foi de 6-5, Ernst Wilimowski foi a principal estrela desta partida, marcou 4 golos (recorde que durou até 1994). Após a ocupação à Polónia pela Alemanha Nazi, Wilimowski jogou pela seleção alemã, e após o final da guerra foi sempre rotulado como traidor pelos polacos e nunca mais regressou à Polónia.

Nos Jogos Olímpicos de 1936 em Berlin, a equipa olímpica da Polónia orientada por Józef Kałuża terminou na quarta posição. Kałuża acabou por morrer devido a uma meningite durante a II Guerra Mundial aos 48 anos de idade em 1944.

O PRIMEIRO CAMPEONATO NACIONAL DA POLÓNIA

Durante a 9ª Assembleia Geral da PZPN houve uma clara oposição à criação da Liga Nacional semelhante aos moldes de hoje, na AG ocorreu uma clara divisão em dois campos: Lviv e Varsóvia apoiavam a criação da Liga, já o representaste dos clubes de Cracóvia queriam a manutenção do sistema antigo, as divisões regionais e depois fase final.

Como as partes não chegaram a acordo, no dia 1 de Março de 1927, a Liga Polonesa de Futebol (PLPN) saiu da PZPN e decidiu criar a liga nacional mesmo sem existir um acordo entre todas as regiões. Em apenas algumas semanas, 57 clubes se juntaram a PLPN (Liga), e 14 deles fundaram a primeira edição da “Ekstraklasa” (Campeonato Nacional da Polónia), apenas a região de Cracóvia permaneceu inflexível, cujo o diretor do futebol da região era em simultâneo diretor da PZPN (Federação). Mas o Wisla de Cracóvia entrou na competição e foi o vencedor da primeira edição da Liga Nacional.

No dia 13 de Março de 1927, a direção da Federação baniu todos os jogadores e clubes que se haviam juntado à Liga, e informou a FIFA sobre toda a situação.

Em 13 de março de 1927, o Conselho de Administração da PZPN indefinidamente desqualificou todos os jogadores, ativistas e clubes que se juntaram ao PLPN, e informou a FIFA sobre toda a situação. No entanto, já em 22 de maio de 1927, o sindicato estabeleceu sua própria classe estadual de 16 equipes, sancionando o sistema da liga, mas apenas sob seu próprio controle.

Entretanto no dia 3 de Abril de 1927, aconteceu a estreia da Liga da Polónia. Sete jogos foram disputados na inauguração, cinco deles foram derbies. De fora da competição ficou o KS Cracóvia, provavelmente a equipa mais forte da Polónia. O Cracóvia ficou conhecido em toda a Polónia quando em 1923 fez uma turné em Espanha, e empatou com o Barcelona, venceu o Sevilha e perdeu contra o Real Madrid e Valência.

No edição seguinte, em 1928, acabaram os conflitos entre a Federação e a Liga. A competição foi alargada para 15 clubes com a entrada do KS Cracóvia e este terminou na quarta posição, e em 1930 venceu a Liga pela primeira vez com um ponto de vantagem sobre o rival local, o Wisla.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter