Campeões “Expatriados” – O futebol na Polónia entre guerras.
Após o final da I Guerra Mundial o mapa da Europa sofreu bastantes modificações. O Império alemão, Austro-húngaro e russo chegaram ao seu final, e dentro deles nasceram novas nações e países. Foi neste contexto geopolítico de pós guerra que nasceu a Segunda República da Polónia. As fronteiras da Polónia do “período entre guerras” são diferentes dos limites atuais da Polónia. Vilnius (Lituânia) e Lviv (Ucrânia) eram parte do território da Polónia, e nas duas cidades a maioria da poluição era etnicamente polaca.
Terminada a Segunda Guerra Mundial, foram desenhadas novas fronteiras na Polónia. A República Popular da Polónia foi fundada em 1947 com novas fronteiras, como havia sido acordado entre os aliados nas conferências de Teerão e Yalta. As populações etnicamente polacas que habitavam nas regiões que passaram para o controlo da União Soviética, foram repatriadas para a “nova Polónia” que ganhou território a oeste. Esta semana vamos falar sobre o “futebol polaco” no período entre guerras nestas cidades da Ucrânia, Lituânia e Bielorrússia.
Pogoń Lwów – As suas origens remontam ao ano de 1904, estava sediado na cidade Lviv, a cidade berço do futebol polaco. Este foi o primeiro grande clube da Polónia. Foi um clube multi-desportivo para além dos títulos no futebol também foi campeão de hóquei no gelo da Polónia em 1933.
O Pogoń Lwów venceu quatro vezes o campeonato nacional: 1922, 1923, 1925 e 1926 . Nunca foi relegado do principal escalão do futebol da Polónia.
Após a II Guerra Mundial e as consequentes mudanças demográficas na cidade de Lviv. O Pogoń Lwów teve o mesmo fim que os outros clubes da cidade.
Czarni Lwów, Sparta Lwów, Ukraina Lwów (clube da comunidade ucraniana de Lviv), Hasmonea Lwów e Junak Drohobycz. Estes foram alguns clubes de Lviv que foram extintos durante a II Guerra Mundial. No entanto, a comunidade juvenil de origem polaca fundou o novo Pogoń Lwów, e actualmente, joga nas divisões regionais e amadoras de Lviv.
Śmigły Wilno – Fundado em 1933 pelo exercito da Polónia que estava estacionado na cidade de Vilnius. Em 1937 o Śmigły Wilno conseguiu a promoção para a principal liga da Polónia. Na temporada seguinte os militares de Vilnius terminam o campeonato na última posição e foram despromovidos para o campeonato regional.
O último jogo do Śmigły Wilno foi uma vitória por 5-1 contra o Legia no dia 20 de Agosto de 1939. Nas vésperas da invasão nazi da Polónia no dia 1 de Setembro de 1939, e duas semanas mais tarde a União Soviética ocupou a parte oriental da Polónia. No dia 6 de Outubro, os dias da Segunda República da Polónia chegaram ao fim, assim como o Śmigły Wilno.
WKS Grodno – Fundado em Grodno na década de 1920, na cidade Grodno (actual Bielorrússia). A equipa de futebol era composta por militares, estudantes e operários. A equipa jogava na liga regional de Białystok, e participou em oito ocasiões nas eliminatórias de promoção para a primeira divisão, no entanto, o WKS Grodno nunca conseguiu ser promovido. Foi mais um clube que não sobreviveu para ver o regresso do futebol após o final da II Guerra Mundial.
Ao contrário de Lviv, cerca de um quarto da população da cidade é de origem polaca. O FC Neman Grodno é o representante da cidade, e terminou o vice campeão da liga da Bielorrússia em 2002.
Lechia Lwów – Fundado por alunos do liceu em 1903. Este foi o primeiro clube da história da Polónia inteiramente composto por polacos e em território da Polónia.
O famoso Lechia Gdańsk foi fundado por trabalhadores e estudantes que haviam sido repatriados da cidade de Lviv para a costa da Mar Báltico em 1945.
Ryszard Koncewicz que foi seleccionador da Polónia entre 1968 e 1970, foi jogador do Lechia Lwów desde 1926 a 1939. Após a II Guerra Mundial foi técnico do Lechia Gdańsk.
É verdade que vários clubes campeões da Polónia não sobreviveram a reorganização do velho continente após a pior a primeira guerra que a humanidade alguma vez viu. A leste ficaram sepultados os velhos campeões da cidade de Lviv, a Oeste nasceram novos campeões da Polónia com a anexação da Silésia apos a guerra. O Górnik Zabrze, recordista de títulos de campeão nacional. foi fundado em 1948 na cidade de Zabrze, antes da guerra a cidade era de maioria alemã, e seu o nome era Hindenburg.