11 momentos emocionantes da história do desporto brasileiro

Thiago MacielMarço 31, 20236min0

11 momentos emocionantes da história do desporto brasileiro

Thiago MacielMarço 31, 20236min0
Da 'Tragédia do Sarriá' aos primeiro Jogos Olímpicos no Brasil. o torcedor canarinho passou por grandes emoções no desporto brasileiro

11 momentos que marcaram o desporto brasileiro, 11 lembranças da história desportiva do Brasil que valem a pena relembrar.

Tragédia do Sarriá, 1982

Um descuido e o gol de Paolo Rossi decretou o fim da campanha de um dos melhores elencos da história do futebol mundial. Após encantar o mundo com apresentações impecáveis, o Brasil chegava como grande favorito para a fase final da Copa do Mundo de 1982. No entanto, a seleção de Telê não conseguiu superar a retranca italiana e foi eliminada de forma trágica, deixando uma cicatriz até hoje nos amantes do futebol brasileiro.

Fim do jejum de medalhas do atletismo com Joaquim Cruz, em 1984

Depois das conquistas de Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, durante as Olimpíadas de 1952 e 1956, o Brasil sofreu um jejum de quase 30 anos sem medalha de ouro no atletismo. Entretanto, em 1984, na Olimpíada de Los Angeles, Joaquim Cruz realizou um feito histórico. Na final dos 800 metros, não apenas conseguiu o primeiro lugar, como também quebrou o recorde olímpico, concluindo a prova em 1min e 43 segundos.

Título pan-americano do basquete masculino sobre os Estados Unidos, em 1987

Na final do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, a seleção brasileira, comandada por Oscar Schmidt, conquistou a medalha de ouro de forma heroica ao bater os Estados Unidos na final por 120 a 115. Aquela foi a primeira derrota de uma seleção de basquete americana em um jogo em casa.

Primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil, 1991

O segundo Grande Prêmio da temporada de 1991 entrou para a história como uma das maiores histórias de superação do esporte brasileiro. Ayrton Senna à época já bicampeão mundial, conquistou sua primeira vitória da carreira em Interlagos de maneira heroica, já que, por um problema no câmbio, terminou a prova apenas com a sexta marcha. Pelo esforço físico, o piloto sentiu dores no pescoço, braços e ombros e, no pódio, quase não conseguiu levantar o troféu.

 

Momentos
Foto: Luiz Prado/Agência Estado AE

Primeira medalha de ouro em esportes coletivos, em 1992

Depois da prata nos Jogos de Los Angeles, em 1984, o voleibol masculino brasileiro finalmente conquistou a medalha de ouro na edição de Barcelona, em 1992, sendo esta a primeira medalha dourada do País em esportes coletivos na história das Olimpíadas. O título coroou o trabalho do então jovem José Roberto Guimarães e colocou o país de vez no cenário mundial da modalidade.

Primeira medalha olímpica do basquete feminino, em 1996

A seleção brasileira feminina de basquete conseguiu sua primeira medalha olímpica ao ficar com a prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, após perder a decisão para o forte time dos EUA, por 111 a 87. Foi o feito que marcou definitivamente a geração de Hortência, Paula e Janeth, que antes haviam sido campeãs mundiais, na Austrália, em 1994, e campeãs pan-americanas, em Cuba, em 1991.

Tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, 2001

Derrotado no primeiro set pelo tie break, Gustavo Kuerten se superou e conseguiu virar sobre o espanhol Àlex Corretja e se tornou tricampeão em Roland Garros. Além da performance histórica, aquela final do Grand Slam francês ficou marcada pelo coração desenhado no saibro pelo brasileiro. Pelo Carisma e conquistas Guga é até hoje um dos jogadores de tênis mais idolatrados pelo público francês.

momentos
Foto: Getty Images

Superação de Vanderlei Cordeiro de Lima, em 2004

Então líder da prova, Vanderlei Cordeiro de Lima foi atacado por um padre irlandês durante a maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. O brasileiro foi ajudado por alguns espectadores e conseguiu voltar à corrida, a qual terminaria com a medalha de bronze. Devido a superação e ao espírito esportivo Vanderlei recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, sendo o primeiro brasileiro a receber tal honraria do Comitê Olímpico Internacional.

Foto: Getty Images

7 a 1, em 2014

Após 64 anos do Maracanaço, como ficou conhecida a fatídica derrota em casa para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de 1950. O Brasil voltou a sediar um mundial de futebol. No entanto, a ferida ficou ainda maior nos torcedores. Isto porque, depois de atuações irregulares, a seleção foi humilhada por 7 a 1 pela Alemanha, na semifinal, no Mineirão. Além disso, perdeu por 3 a 0 para a Holanda na disputa do terceiro lugar, em Brasília. Estas foram as primeiras derrotas da seleção brasileira em partidas oficiais no território nacional desde 1975. Até hoje, o time brasileiro tem somente cinco quedas em casa em jogos competitivos.

Foto: Getty Images

Primeiro título de Gabriel Medina, em 2014

Uma das principais revelações do surfe mundial dos últimos anos, Gabriel Medina conquistou o primeiro título mundial para o Brasil na temporada de 2014. No ano, o surfista deixou para trás importantes nomes da modalidade, como Kelly Slater, Mick Fanning e John John Florence. O título foi confirmado com a segunda colocação na etapa de Pipe Line, no Havaí.

Primeira Olimpíada no Brasil, em 2016

Pela primeira vez na história, o Brasil recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos. Apesar dos problemas de organização e infraestrutura, o Rio de Janeiro foi palco para conquistas históricas para o esporte mundial. Como Michael Phelps, que se tornou o maior medalhista da história da humanidade, totalizando 28 medalhas, Usain Bolt foi o primeiro tricampeão dos 100m rasos; a seleção brasileira masculina de vôlei foi tricampeã olímpica; e a seleção brasileira masculina de futebol finalmente levou o ouro na modalidade.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS