O arranque da Liga Portugal aos olhos de Paulo Meneses
O Sporting, o Benfica, o Porto e o Braga com contratações importantes, que envolvem milhões. Penso que, para qualquer adepto este facto abriu o apetite durante a pré temporada, tem deixado água na boca com o início da presente temporada, e penso que criou boas expectativas para o resto da temporada. Estão reunidos todos os ingredientes para que seja uma época muito competitiva a nível das competições nacionais, seja na Liga Portugal ou Taças, e que, esperamos todos nós, que seja uma temporada histórica a nível Europeu – importante também a nível do ranking, se obtivermos pontos nas competições Europeias.
Também, é de realçar que em ano de Campeonato do Mundo 2026, a competitividade interna e uma boa figura nas competições Europeias, pode ser importante em vários sentidos.
A valorização de jogadores é fundamental, a valorização da própria liga pode ser importante porque dará mais “peito” à nossa Seleção para afrontar o Campeonato do Mundo 2026 com os objectivos que reinam no interior da Federação Portuguesa.
ANÁLISE AO RENDIMENTO NO INICIO DA LIGA
O primeiro jogo oficial nacional, foi a Super Taça onde se enfrentaram Sporting e Benfica. O Sporting vinha de ganhar Liga e Taça e o Benfica vinha de jogar o Campeonato do Mundo de Clubes.
O Sporting moralizado por essas conquistas na época passada, poderia considerar-se favorito no plano teórico, até porque o Benfica teve menos tempo de pré temporada para se preparar para o inicio desta época. Assistiu-se a um bom jogo de futebol, penso que o Sporting foi superior naquilo que foi o domínio e controlo do jogo, mas o Benfica acabou por ser mais eficaz e ganhou a Super Taça.
Nos jogos da Liga, vimos até agora um Porto muito 11 golos marcados, só 1 golo sofrido e com 12 pontos (líder da prova), onde a vitória em Alvalade foi um grande jogo entre 2 grandes equipas, sendo o Porto mais eficaz. Penso que o Porto apresentou uma dinâmica muito interessante no seu jogo, onde se destacam as contratações (algumas bastante caras) dos jogadores do meio campo (que vieram trazer mais consistência) e os jogadores do ataque que vieram traze muita qualidade técnica, criatividade e capacidade 1×1.
Importante também, os reforços para o eixo da defesa. O Sporting que perdeu o melhor jogador da Liga (Gyokeres), penso que teve que adaptar um pouco a sua ideia de jogo e as suas dinâmicas, para poder jogar (sem o Sueco) e com outros reforços interessantes que contratou para a posição de Ponta de Lança. Como referi, penso que o Sporting apresentou performances de muita qualidade no seu jogo neste inicio de temporada, apesar de ser o melhor ataque da prova (com 13 golos), mas nem sempre foi eficaz (contra Benfica e Porto).
O Benfica conseguiu passar as eliminatórias da “Champions” até entrar na Fase de Grupos da maior competição de clubes. Penso que esse facto, aliado à conquista da Super Taça lhe deu mais confiança. Penso que alguns reforços para o meio campo lhe trouxeram capacidade competitiva, para o meio campo ofensivo e para as alas, esses reforços vieram tarde, para uma equipa que tem os objectivos ambiciosos que tem (mas é somente a minha opinião). Talvez o mercado (e os respectivos interesses do mesmo) tenha os seus quês” e “ Porquês” e portanto, quem está fora do processo de contratação não tem todos detalhes das situações e esse fenómeno acaba por ser “normal” nos clubes. Neste momento, o Benfica tem 9 pontos, com menos 1 jogo. Das 4 equipas grandes, é a equipa que menos golos tem marcados.
O Braga, à imagem do Benfica, foi passando as eliminatórias da “Europe League” até entrar na Fase de Grupos. O clube minhoto reforçou -se bastante, investiu muito dinheiro que já se traduziu em 10 golos marcados e 4 sofridos com 2 vitorias e 2 empates. Até agora vimos um Braga com novas dinâmicas (e algumas nuances táticas interessantes), mas que já perdeu 4 pontos em 2 jogos, e ainda não defrontou nenhum dos 3 clubes grandes.
De destacar os bons começos de liga de alguns clubes “ditos mais pequenos”.
O Famalicão, que parece manter a mesma competitividade (e bom futebol) da época passada, estando agora mesmo na 2ª posição da tabela com 3 vitórias e 1 empate, sendo a melhor defesa da prova até à data (com zero golos sofridos). Também o Moreirense, com novo treinador (vindo da 2ª liga), teve até agora um arranque bastante interessante.
Por outro lado, e apesar de ainda ser muito cedo, o Vitória de Guimarães (pelo seu historial, pela pressão dos seus adeptos e pelos objetivos que sempre tem) e o Santa Clara (pelo grande campeonato que realizou na época passada), penso que tiveram um inicio menos positivo.
Penso que, o Santa Clara se deveu muito ao facto de ter estado a competir para tentar passar as eliminatórias da Liga Conferência, já o Vitória de Guimarães, com 8 golos sofridos e somente 4 golos marcados (1 vitória e 1 empate em 4 jogos), penso que todos os amantes do futebol, estariam à espera de um inicio diferente por parte da equipa da cidade berço.
Considero que esta paragem FIFA para as seleções foi importante, para dar descanso a algumas equipas (por exemplo para o Benfica, o Braga e o Santa Clara), foi importante para outras equipas que sentem a necessidade de afinar as dinâmicas coletivas, sempre e quando não tenham muitos jogadores nas seleções, porque além de os jogadores não poderem treinar com as suas equipas, não descansam e ainda podem lesionar-se.