Mundial da Rússia 2018: Neymar Jr., o astro canarinho

Rafael RibeiroMaio 14, 20183min0

Mundial da Rússia 2018: Neymar Jr., o astro canarinho

Rafael RibeiroMaio 14, 20183min0
Neymar Jr é o melhor jogador brasileiro na atualidade, e se sua velocidade, seus dribles, o passe refinado e o jogo coletivo superarem seu temperamento e as polêmicas extra campo, o Brasil poderá levantar mais uma taça.

Um ouro olímpico inédito, uma transferência milionária, recordes dentro de campo e polêmicas fora dele, e uma lesão inesperada marcam o período pré-Copa deste jogador que busca se redimir de 2014, levantar a taça do mundial, e caminhar rumo ao prêmio de melhor do mundo.

Neymar da Silva Santos Junior

Idade: 26 anos

Clube: Paris Saint-Germain (França)

Posição: Avançado

Internacionalizações/golos: 85/53

Conquista mais importante na carreira: Liga dos Campeões da UEFA (14/15 – Barcelona)

Avaliação de qualidade: 5 em 5 estrelas

Desde sua principal conquista na carreira, sendo um dos artilheiros da Champions League 14/15 pelo Barcelona, com 10 gols em 12 jogos, Neymar Jr. vem trilhando, mesmo em alto nível, um caminho de altos e baixos até este Mundial da Rússia. A lesão que o tirara da fatídica semifinal da Copa de 2014 no Brasil, o indigesto 7×1 contra a Alemanha, é o ponto em que damos start neste quadro que fala dos principais jogadores que estarão na Rússia em Junho.

Depois disso, Neymar havia entendido que seu futebol, de uma qualidade quase imensurável, poderia estar ofuscado pelos holofotes de Messi no time catalão. Mesmo ganhando títulos (como o Mundial de Clubes, um Espanhol e duas Copas do Rei) decidiu na época 17/18 ser o protagonista do Paris Saint-Germain, na maior transferência da história do futebol (222 milhões de euros). Mas esta movimentação não gerou tanto sucesso quanto esperava. Além de ter deixado uma má impressão em Barcelona, Neymar criou desavenças no novo time (principalmente com Cavani, uma das estrelas do PSG) e ainda acabou se contundindo entre os jogos das oitavas da UCL contra o Real Madrid. Resultado: PSG eliminado, Neymar decidindo por recuperar-se no Brasil, e por consequência ficando ausente das conquistas do elenco nesta época (o Campeonato Francês, Copa da França e Copa da Liga Francesa).

Frustrado pela eliminação na Champions e pela lesão que o tirara do resto da época, Neymar focou suas ações para recuperação a tempo da Copa do Mundo. A viagem ao Brasil demonstrou que seu foco não estava em Paris, e sim na Rússia. Talvez por isso o camisa 10 foi mais notícia fora dos campos nesses últimos meses. Boatos circulam fortemente pela Europa ao citar que Neymar pode voltar para Espanha após a Copa, mas não para a Catalunha e sim para Madrid.

Fato é que, montanha-russa a parte, Neymar Jr. tem se mostrado o melhor jogador brasileiro nos últimos tempos. Fora da última Copa das Confederações, o Brasil focou nas eliminatórias para este Mundial, e sob o comando do técnico Tite, fez uma campanha memorável. Foram 18 jogos, sendo 12 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota (na estreia), se tornando a primeira seleção no mundo a se classificar, e muito pela atuação de Neymar, com 6 gols na competição (somente atrás de Gabriel Jesus, com 7). Pelo PSG, foram 30 jogos, somando 29 gols e 16 assistências. Se o plano de brigar pelo título pessoal de melhor jogador do mundo em 2018 pode ter falhado, o plano de ser campeão mundial pelo Brasil permanece intacto, e pode acontecer já neste ano.

Outros destaques do Brasil: Gabriel Jesus (Manchester City), Firmino (Liverpool) Coutinho e Paulinho (Barcelona).


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter