MLS Cup 2023 – Os Columbus Crew são os novos campeões!

Thiago MacielDezembro 20, 20238min0

MLS Cup 2023 – Os Columbus Crew são os novos campeões!

Thiago MacielDezembro 20, 20238min0
Columbus Crew derrota atual campeão e conquista 3º título. Neste artigo de explico os detalhes dessa decisão.

Columbus Crew derrotou o atual campeão Los Angeles FC por 2 a 1, na final da MLS, e conquistou o terceiro título da história do clube. Na busca do bicampeonato, o Los Angeles FC não encontrou um jogo fácil no estádio Lower.com Field, em Ohio.

Dono de dois títulos quando o jogo começou, o Columbus Crew, pressionou bastante o time de Los Angeles nos primeiros 20 minutos da partida, forçando a defesa dos rivais a trabalhar mais do que o ataque. A primeira grande chance do Crew aconteceu aos 23 minutos, com um chute de fora da área de Cucho Hernández, que passou muito perto do gol de Maxime Crépeau. Logo na sequência, o goleiro de Los Angeles precisou trabalhar mais uma vez para defender um chute de Diego Rossi.

Aos 32, Cucho balançou a rede para o Columbus ao cobrar um pênalti marcado após Diego Palacios deixar o braço alto dentro da pequena área, fazendo com que a bola fosse desviada. Menos de cinco minutos depois, Yaw Yeboah recebeu pela esquerda, se aproveitou de uma falha da zaga, driblou Crépeau e anotou o segundo gol da equipe do Leste. Durante todo o primeiro tempo, os atuais campeões não ofereceram nenhum perigo ao goleiro Patrick Schulte, que fez apenas uma defesa fácil já na reta final do período.

Os visitantes deram emoção à reta final ao descontar por meio do gabonês Denis Bouanga, artilheiro do ano na MLS. O zagueiro colombiano Jesús Murillo roubou a bola de Rossi e chegou à área, de onde cruzou para Carlos Vela. O mexicano não conseguiu finalizar e a bola sobrou na segunda trave para Bouanga, que superou o goleiro Patrick Schulte. O gol deu esperanças ao LAFC, mas para a alegria da torcida local, o placar não mudou mais.

LAFC

No total, um ano difícil para os comandados de Steve Cherundolo. Após ganharem o título de 2022 nos minutos finais da prorrogação com um gol de Gareth Bale, a equipe vinha para 2023 com grandes esperanças de título, mas acabou derrotada em 3 finais (MLS Cup, Campeones Cup e Concacaf Champions League).

A equipe de Los Angeles deve passar por uma grande reformulação de elenco com suas estrelas Georgio Chiellini e Carlos Vela provavelmente de saída e rumo a aposentadoria e diversos outros jogadores ainda sem contrato, caso do meio campistas Ilie Sanchez e Kellyn Acosta, além do goleiro John McCarthy, herói da conquista dos títulos em 2022 e o lateral-esquerdo Chiqui Palacios, do Equador.

Columbus Crew

A vitória do Columbus Crew por 2 a 1 sobre o Los Angeles FC no Lower.com Field rendeu à franquia sua terceira MLS Cup, mas chegar a esse ponto estava longe de ser uma tarefa fácil. O clube foi testado em vários jogos sob o comando do técnico, Wilfried Nancy, o Crew teve seu quinhão de dificuldades ao longo da temporada.

O Columbus se tornou o terceiro clube na história da liga a conquistar o tricampeonato, marcando sua segunda copa nas últimas quatro temporadas (2020). O colombiano Cucho Hernández foi eleito o MVP da MLS Cup em 2023  após marcar o gol de abertura da partida aos 33 minutos, seu quinto na pós-temporada, durante os playoffs.

Com a vitória, o meio-campista e capitão do Crew, Darlington Nagbe, conquistou sua quarta Copa da MLS (2015, 2018, 2020, 2023), tornando-se apenas o décimo jogador na história da liga a vencer quatro ou mais Copas.

Wilfried Nancy

Em sua primeira temporada no Columbus, Nancy conseguiu algo que alguns treinadores que passaram anos no clube nunca conseguiram: ganhar um campeonato.

A importância de Nancy em trazer para casa uma MLS Cup é mais profunda do que simplesmente o título em si. A conquista do título sob o comando de Nancy faz dele o primeiro técnico negro a vencer uma MLS Cup na liga em 28 anos de história. Nanci disse.

Obviamente estou feliz”, “Estou muito orgulhoso disso porque houve muito trabalho por trás disso. Há muita coragem por trás disso. Mas não estou feliz ao mesmo tempo.”

Ser o primeiro treinador negro a vencer o campeonato deixou-o com sentimentos contraditórios.

Isso é algo que precisa mudar”, “Eu sei que a MLS tentou fazer isso. Isso não acontece apenas na MLS, está em todo lugar. Então, não estou feliz com isso.”

MLS
Wilfried Nancy segura troféu de campeão/ Yahoo Sports

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS