Mesmo com tragédia no Sul, CBF não paralisará Brasileirão

Renato SalgadoMaio 10, 20245min0

Mesmo com tragédia no Sul, CBF não paralisará Brasileirão

Renato SalgadoMaio 10, 20245min0
CBF optou apenas por adiar até o dia 27 de maio as partidas envolvendo equipas gaúchas. Grêmio, Internacional e Juventude pediram à Confederação Brasileira de Futebol a paralisação do Campeonato Brasileiro da série A

O Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia causada pelas intensas chuvas no estado. Esse problema atingiu muitas pessoas e o povo gaúcho vem sofrendo com isso. As equipas do Rio Grande do Sul obviamente estão sendo atingidas. Grêmio, Internacional e Juventude são os times gaúchos no Brasileirão Série A.

Os jogos dos três times pela quinta rodada da competição foram adiados e, segundo informações do portal Terra, as partidas pela sexta rodada também serão adiadas. Porém, um assunto que vem à tona é sobre uma possível paralisação do Campeonato Brasileiro. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol já se decidiu sobre pausar a Liga Nacional.

Decisão tomada nos bastidores

Conforme matéria do site Terra, a CBF não vai paralisar o Brasileirão Série A. O que deve acontecer é o que já vem sendo feito, no caso, os jogos dos times gaúchos sendo adiados. Vale destacar que já existem muitos posicionamentos cobrando que essa pausa aconteça, pela comoção geral em que o país entrou em função do que vem acontecendo no Rio Grande do Sul.

O próprio presidente do Grêmio, Alberto Guerra, se manifestou sobre o caso, cobrando que a Confederação Brasileira de Futebol paralisasse a competição pelo que o RS vem enfrentando. Augustin Marchesín, goleiro do Imortal, também se manifestou sobre o caso e se mostrou contrário ao fato do futebol estar continuando pelo país em meio ao que vem acontecendo no Sul e que isso é uma falta de respeito.

Arena do Grêmio com gramado alagado. Foto: Reprodução Internet

Ednaldo fala sobre tragédia

Apesar de, até o momento, ter optado por não parar a Liga Nacional, a CBF se manifestou sobre a situação através do presidente Ednaldo Rodrigues e deixou claro que vai fazer o possível para ajudar o povo gaúcho.
Além disso, a entidade está com um projeto que através de uma plataforma irá arrecadar doações que serão destinadas ao Rio Grande do Sul. O dirigente reforçou a necessidade de todos ajudarem.

“A CBF e a Seleção Brasileira se solidarizam com esse momento de dor de todo o povo gaúcho em decorrência da tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste momento grave, a CBF tem a iniciativa junto com os atletas da Seleção Brasileira de conclamar todo segmento do futebol, clubes, federações, atletas, árbitros e torcedores, a direcionarem contribuições para ajudar as pessoas que passam por esse grave problemas”, disse.

“Conclamo que todos possam fazer essa contribuição dentro da condição que tiver, seja qualquer valor. O mais importante nesse momento de dor é termos o braço estendido para que possa amenizar o sofrmento de tantos gaúchos”, finalizou.

Arena Grêmio: ruas alagadas perto do estádio. Foto: Reprodução Internet

Ministro do Esporte defende a paralisação das competições nacionais

O Ministério do Esporte, por meio do ministro André Fufuca, entrará em contato com a CBF para pedir a paralisação do Campeonato Brasileiro nas categorias masculina e feminina por conta das tragédias causadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Sem entrar em mais detalhes, Fufuca afirmou que a ideia é, neste momento, direcionar esforços e o auxílio às comunidades atingidas e contribuir para a recuperação do estado. Até o momento, foram 107 mortes confirmadas, além de 136 desaparecidos. Assim, o Ministério do Esporte pretende colaborar com as autoridades estaduais e municipais e organizações esportivas para prestar apoio às ações de socorro e reconstrução.

— É hora de concentrar esforços no apoio às vítimas, na reconstrução das áreas afetadas e na mitigação dos impactos causados pela tragédia. A dimensão humana precisa vir antes da esportiva. A preocupação maior é com a integridade física e psicológica dos atletas, torcedores e demais envolvidos — disse André Fufuca por meio de uma nota oficial.

Apesar da iniciativa do Ministério do Esporte, a paralisação do Campeonato Brasileiro só pode ser confirmada pela CBF. Até o momento, não houve movimentação da entidade em prol dessa questão. Nessa semana, a confederação adiou os jogos das equipes do sul até o dia 27 de maio. A Conmebol, por sua vez, postergou as partidas da semana que vem e irá analisar o caso semana a semana.

Além da questão de calendário, vale ressaltar que as equipas gaúchas estão sob déficit técnico, pela falta de treinos, e psicológico. Nos últimos dias, jogadores do Internacional e Grêmio se mobilizaram para ajudar as vítimas das chuvas – o goleiro do Inter serviu comida aos necessitados, enquanto o veterano Diego Costa participou de resgates com motos aquáticas. Recentemente, o técnico Renato Gaúcho precisou se resgatado do hotel onde mora após ficar ilhado e sem conseguir fazer contato com a família.

Já passou da hora da CBF paralisar o campeonato. É um desrespeito com o povo gaúcho que passa pela maior trágédia/desastre da história com mais de 400 municípios inundados, com mais de 100 mil pessoas desabrigadas!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS