12 Jul, 2018

O melhor negócio da semana (Portugal): Nani é de novo Leão

Fair PlayJulho 12, 20184min0

O melhor negócio da semana (Portugal): Nani é de novo Leão

Fair PlayJulho 12, 20184min0
O extremo internacional português é para já o grande reforço do Sporting CP, sendo o nosso melhor negócio da semana. Nani é de novo Leão e a custo-zero!

O Fair Play acompanha diariamente o mercado de transferências com seus artigos “ao minuto” e o sinalizar do melhor negócio a nível internacional e nacional aos fins-de-semana. Podes acompanhar todas as transacções no teu site de Desporto com Opinião!

NANI (CF VALÊNCIA -» SPORTING CP)

Idade: 31
Nacionalidade: Portuguesa
Épocas na Europa: 14
Temporada 17/18: 18 jogos, 3 golos e 2 assistências
Valor de Mercado: 8M€

Depois de duas passagens pelo clube de Alvalade em que não conseguiu o título de campeão nacional, Nani espera mesmo que o ditado faça sentido e à terceira seja de vez.  chega aos leões a custo zero depois de passagens pela Lazio e Valência, onde não convenceu e teve como ”máximo castigo” a ausência do mundial na Rússia. No entanto, o extremo consegue ainda oferecer características importantes ao clube de Alvalade 

A começar pela sua experiência, vai assumir um papel determinante nesta época uma vez que o Sporting viu partir os seus dois capitães e as duas peças com mais anos de Sporting, sendo neste momento o jogador de 31 anos (fará 32 em Agosto) o atleta com mais tempo de Leão ao peito na equipa sénior.  

Depois de viver em vários campeonatos europeus passando pelos mais competitivos como italiano, espanhol e nomeadamente o inglês, Nani pode ser a peça chave no esquema de José Peseiro. Olhando para o plantel não seria de estranhar, antes pelo contrário, a presença de Nani como um dos capitães de equipa. 

É também um jogador dotado de uma grande capacidade no 1 para 1. Já sem a velocidade dos tempos do United, Nani desenvolveu uma finta mais curta e uma maior simplicidade de processos, preferindo a gestão da bola e a eficácia aos lances bonitos, mas sem nunca perder uma das suas características, a verticalidade e o jogo ofensivo, sempre com a baliza na mira. 

Pode também revelar-se um jogador com faro para golo. Depois de na última época de Leão ao peito ter sido dos melhores marcadores, o Sporting pode ganhar aqui um jogador capaz de fazer mais golos e assistências do que, por exemplo, tinha em Gelson Martins que pecava sempre na última decisão. O Sporting junta assim a Bruno Fernandes e ao homem mais avançado um outro nome para faturar e retirar uma dependência que se viu demasiado nos últimos dois anos da cabeça de Bas Dost. 

Nesta altura o leitor poderá estar a dizer que o Nani das últimas épocas não foi em nada parecido com o jogador em cima referido e tem alguma razão, no entanto, mesmo com muito pouco tempo de jogo, apresenta uma boa relação de golos e assistências com os minutos em campo e pode no Sporting reencontrar aquele fator que parece determinante para explodir: o carinho dos adeptos e o amor pelo clube. 

Basta comparar as exibições de Nani ao serviço dos clubes e da seleção nacional para vermos a diferença no jogo especialmente quando joga pelo seu país, onde foi sempre nas principais provas a segunda melhor peça depois de Ronaldo, e nos clubes onde parecia mais um. O mesmo se pode aplicar às passagens pela Turquia e por Portugal, onde logo nas recepções no aeroporto sentiu um carinho enorme dos adeptos e cavalgou para as melhores épocas dos últimos anos. 

Vamos lá ver se Nani consegue explodir outra vez de verde e branco e quantas vezes iremos ver o famoso mortal em Alvalade. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter