Luis Diaz… quem é, mudou alguma coisa no Dragão
Artigo escrito por Gonçalo Faria
Luís Fernando Díaz Marulanda de apenas 22 anos e actua preferencialmente no corredor esquerdo, podendo jogar quer como médio ou extremo esquerdo. Chegou à Primeira Liga colombiana pela mão do Junior Barranquilha com 19 anos, onde alinhou em 68 jogos divididos por três épocas, com 18 golos e 6 assistências da sua responsabilidade.
O médio esquerdo com valor de mercado de apenas 2M€, destacou-se na Colômbia pela sua qualidade técnica no 1×1 com o adversário, saindo maioritariamente a seu benefício.
Tem grandes qualidades tanto de drible e velocidade, como na qualidade de passe e criatividade, o que agradou ao técnico dos dragões, Sérgio Conceição e, anteriormente o selecionador da Colômbia Carlos Queiroz, convocando-o para a Copa América 2019.
Durante o mercado de transferência que acabou há poucos dias, o jogador chamou a atenção do departamento de Scouting do FC Porto e foi visto como a solução para substituir e colmatar a saída de Yacine Brahimi na ala esquerda ou no corredor esquerdo dos azuis-e-brancos.
Não há dúvidas que a contratação de mais um extremo esquerdo era vista como uma prioridade, algo que Sérgio Conceição tinha evocado em algumas intervenções na comunicação social. Felizmente para o técnico dos dragões deu-se luz verde pela SAD do FC Porto e chegou o jovem cafetero. Mas como poderá ser e tem sido utilizado na estratégia dos vice-campeões nacionais?
Em apenas quatro jogos para a Liga NOS e dois jogos para a Liga do Campeões, o colombiano efetuou um total de 2 golos, duas assistências assinando exibições de grande qualidade pelos azuis-e-brancos utilizado como suplente frente ao Krasnodar e Gil Vicente e finalmente como titular ante o Vitória FC, SL Benfica e Vitória SC. O camisola 7 dos portistas chegou e não teve problemas em adaptar-se ao campeonato português e ao futebol europeu, muito pelo contrário.
O extremo tem aspetos que trazem grandes melhorias a equipa do FC Porto e partindo para uma análise mais minuciosa e técnico-tática, o médio esquerdo apresenta um drible desconcertante, e parte sempre sem “medo” para o 1×1 com o adversário, melhorando assim a progressão da equipa no campo, especialmente nos processos ofensivos. Preferencialmente, escolhe jogar mais no interior, rompendo assim as defesas adversárias com a sua criatividade.
Desta forma, o atleta tem qualidades semelhantes às de Yacine Brahimi, ou seja, transportar a equipa para o último terço através da sua técnica, qualidade de progredir no terreno com a bola no pé, assim como a sua criatividade. O extremo de 22 anos, que chegou ao Dragão com o pé quente, opta maioritariamente pelos seus remates colocados dentro ou fora de área sendo outra particularidade do seu reportório técnico.
Fazendo uma espécie de resenha, o colombiano mostrou a sua qualidade primeiramente no jogo frente ao FC Krasnodar, marcando um golo portentoso à entrada da área ao minuto 77. De seguida, continuou com mais uma excelente exibição apontando assim outro golo frente ao Vitória de Setúbal ao minuto 64, jogo que os azuis e brancos venceram por 4-0. E deste modo, posteriormente no clássico entre SL Benfica e FC Porto, que ficou marcado pela a vitoria do FC Porto por 2-0, destacou-se também pela grande exibição do médio esquerdo. Luís Díaz ganhou 7 dos 12 duelos no estádio da Luz, dos 5 dribles perante o adversário ganhou 3, mostrando a sua qualidade técnica e drible. O colombiano testou várias vezes os reflexos de Odisseas Vlachodimos como por exemplo ao minuto 48 e aos 78’ isolou Moussa Marega na área encarnada com um passe soberbo, sem que o maliano conseguisse dar a melhor sequência ao lance.
Em suma, o internacional colombiano que já realizou 8 jogos pela sua seleção, apontando 1 golo, traz grandes melhorias ao correr esquerdo da equipa liderada pelo técnico Sérgio Conceição.
A saída de Yacine Brahimi a custo-zero no mercado de transferências, deixou os adeptos portistas desiludidos, por ver umas das suas grandes estrelas das épocas anteriores abandonar o reduto mas o para já sucesso da chegada do atleta colombiano, Luís Díaz tem esbatido esse estado de espírito. O jogador tem mostrado grande qualidade nas exibições realizadas e promete vir a ser uma das grandes figuras dos azuis e brancos durante a temporada e será um dos elementos importantes para ajudar os portistas a voltar ás às conquistas, e validar o título que tanto desejam.