Gigante adormecido ou morto: Leeds e a teimosia em não subir à Premier

João NegreiraSetembro 22, 20193min0

Gigante adormecido ou morto: Leeds e a teimosia em não subir à Premier

João NegreiraSetembro 22, 20193min0
Apesar de um passado com muitos altos e baixos, o Leeds United é um dos clubes mais bem sucedidos no Reino Unido. O Fair Play explica-lhe o que se passou e que se tem passado com este gigante.

A rubrica Gigante Adormecido ou Morto está de volta! Continuamos em Terras de Sua Majestade um histórico inglês, mas que há mais de 15 anos que não consegue chegar ao principal escalão britânico!

Um passado de altos e baixos

Ao contrário da maioria dos grandes históricos, o Leeds United não tem um período de anos em que aparece e espanta todo o mundo. Das 3 vezes que ganhou o campeonato inglês (algo que poucos conseguiram) muitos anos passaram entre essas conquistas.

A década de 70 foi, sem dúvida, uma das melhores para o clube. Alguns referem-na como a que estabeleceu o clube como um dos maiores da Grã-Bretanha.

Contudo, os loucos e confusos 44 dias de Brian Clough ao comando dos peacocks e a sua inconsistência em lutar por títulos fazem da história uma verdadeira montanha-russa.

Apesar disso, o seu palmarés e a sua história perfazem o Leeds como um histórico inglês. A sua casa, o Elland Road já tem 100 anos de histórias, vitórias e derrotas para contar. E este clube centenário orgulha-se ainda do seu vasto currículo.

Contam-se 3 campeonatos ganhos, 1 FA Cup, 1 Taça da Liga e 2 Supertaças, a nível interno. A nível europeu conseguiram em certas alturas morder os calcanhares aos melhores do mundo, alcançando a final em 74/75 e muitas outras meias-finais.

De destacar ainda os belos nomes que por lá passaram durante toda a sua história. Desde um velho goleador conhecido dos portugueses, Jimmy Hasselbaink; Robbie Keane, Eric Cantona e Rio Ferdinand, mais recentemente.

Imagem da última conquista do título da Premier League. (Foto: Twitter)

Conseguirão, finalmente, subir?

O passado recente do Leeds não é nada famoso. Estão há mais de 10 anos no Championship, sem conseguir subir e parece faltar alguma organização ao próprio clube.

Conseguiram consolidar-se no 2º escalão britânico, em 2010/2011, mas desde aí que passaram 14 treinadores pelo comando dos peacocks. Nenhum deles conseguiu subir a equipa e a direção, com pouca paciência, despedia-os rapidamente.

Repare-se que dos 14 treinadores, apenas Marcelo Bielsa – o atual – conseguiu manter-se durante mais que 1 temporada. Todos outros apenas ficaram uma época ou menos, o que certamente dificulta o trabalho de um timoneiro.

Depois da derrota no play-off, o argentino conseguiu ficar em Inglaterra com o desafio de tentar subir o Leeds à Premier, mais uma vez.

Nesta temporada, destaque para Eddie Nketiah, emprestado pelo Arsenal; ele que já leva 4 golos em 7 partidas, poderá ser a grande arma para “El Loco” Bielsa.

Um clube que tem sempre o estádio cheio e com um grande palmarés, certamente tem saudades dos grandes palcos e sede de conquistas.

Marcelo Bielsa veio trazer uma nova identidade ao clube, mas ainda não conseguiu qualquer título. (Foto: Football League World)

A pergunta, é a mesma de sempre: estará o Gigante, Morto ou Adormecido?


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter