Sporting Continua Sem Paz Apesar do Enorme Sucesso

José Nuno QueirósOutubro 7, 20217min0

Sporting Continua Sem Paz Apesar do Enorme Sucesso

José Nuno QueirósOutubro 7, 20217min0
Mais um chumbo a Frederico Varandas que continua a não ter aprovação do universo Sporting, apesar de tudo o que já ganhou.

Frederico Varandas continua a ter um pequeno grupo de adeptos que se manifesta sistematicamente contra ele, numa crítica ruidosa e que parece não ter fim à vista no Sporting, apesar de todo o sucesso alcançado.

O atual presidente do Sporting chegou à presidência já com crédito negativo, não pelo que fez, mas porque a sua chegada implicou a saída de um ente-querido para um determinado grupo de adeptos, e teve que subir a pulso e fazer o que muitos julgavam impossível para conseguir ter a aprovação dos sócios.

No entanto a última Assembleia Geral do clube provou mais uma vez que há uma pequena fração, cerca de 1%, que sente prazer na crítica gratuita e sem fundamento, sendo que é este pequeno grupo que tem por hábito mobilizar-se para as Assembleias Gerais, e não os muitos apoiantes que ainda assim existem.

Porque aquilo que o Sporting venceu com Frederico Varandas na presidência é absolutamente histórico e merece ser ressalvado, apesar de as vitórias serem do clube e não do presidente em funções.

Vejamos o que fez Frederico Varandas no futebol e nas modalidades mais importantes de pavilhão.

Futebol

No futebol, basta dizer que Frederico Varandas conquistou todos os títulos que havia para conquistar a nível nacional, em apenas 3 anos de mandato. Algo que seria sempre uma boa marca em qualquer clube, mas mais ainda no Sporting que tinha expectativas de sucesso quase nulas há 3 anos atrás.

Primeira Liga: 1 em 3 tentativas
Taça Portugal: 1 em 3 tentativas
Taça da Liga: 2 em 3 tentativas
Supertaça: 1 em 2 tentativas

Frederico Varandas ganhou 5 dos 11 títulos que disputou, ou seja 5 dos 12 títulos que foram disputados (em 2020 a Supertaça foi disputada entre FC Porto e SL Benfica).

Significa isto que um total de 41% dos troféus pertenceram ao Sporting sendo que os restantes são divididos em 25% para o FC Porto, 17% para o SL Benfica e 17% para o SC Braga.

Olhando apenas para o Sporting, desde Dias da Cunha, nenhum presidente ganhou todos os títulos que podiam ser disputados (e para muitos nem havia Taça da Liga).

A Lista de presidentes com mais títulos no futebol é encabeçada por Joaquim Oliveira Duarte (1928-1929/1932-1942) com 12 títulos, seguido por Ribeiro Ferreira (1946-1953) com 9 títulos, num pódio finalizado por João Rocha (1973-1986) com 7 títulos. Frederico Varandas em apenas 3 anos já leva 5 títulos e segue isolado no 4º lugar deste ranking, ultrapassando já todos os presidentes da década de 90 e do século XXI.

Apesar de o futebol não pertencer ao Sporting clube, mas sim à Sporting SAD, fica aqui na mesma a nota dos títulos conquistados, uma vez que também vimos na AG muitas justificações para o voto contra baseadas na gestão da SAD leonina.

Sporting Assembleia Geral
O título mais desejado (Fonte: Getty Images)

Futsal

No Futsal o Sporting sempre foi dominador e ao contrário do que era esperado por muitos que lançaram a teoria do “desinvestimento nas modalidades” o que é certo é que Frederico Varandas continua a fazer sucesso nesta modalidade, ora vejamos:

Primeira Liga: 1 em 2 tentativas
Taça Portugal: 2 em 2 tentativas
Taça Liga: 1 em 3 tentativas
Supertaça: 1 em 1 tentativa (a de 2018 foi ganha 1 dia antes da tomada de posse)
UEFA Champions League: 2 em 3 tentativas

Mais uma vez o Sporting é dominador tendo já ganho todos os títulos da modalidade e sendo dominador em Portugal ao ter vencido 62,5% das competições nacionais, mas acima de tudo tendo ganho 2 títulos europeus que eram há muitos anos um desejo da modalidade e da massa adepta e que colocam o Sporting como clube com mais troféus europeus em Portugal.

Basquetebol

A modalidade regressou ao clube pelas mãos de Frederico Varandas apesar de ser uma ideia que estava há muito em cima da mesa leonina, mas não só regressou como entrou com tudo.

Primeira Liga: 1 em 1 tentativa
Taça Portugal: 2 em 2 tentativas
Supertaça: 1 em 1 tentativa

O basquetebol já conquistou quase todos os títulos nacionais, faltando apenas a Taça Hugo Santos que foi perdida, uma vez, na final, para o FC Porto e outra para a Oliveirense, num domínio que até podia ser maior não fossem as competições interrompidas pela pandemia em 2020, ainda assim conquistou 57% dos títulos do basquetebol.

Hóquei em Patins

No Hóquei em Patins, o domínio do Sporting nos últimos 3 anos também está bem patente com o clube a conseguir sucesso nacional e europeu.

Primeira Liga: 1 em 2 tentativas
Liga Europeia: 2 em 2 tentativas
Taça Continental: 2 em 2 tentativas

A nível europeu o Sporting venceu 100% das competições em disputa, o que mostra claramente o sucesso do clube, sendo que Frederico Varandas conquistou 40% dos títulos europeus do clube na modalidade. Falta apenas a Supertaça que foi disputada pelo Sporting 1 vez, e ganha 2 vezes pelo FC Porto, e a Taça de Portugal que foi disputada apenas 1 vez em 3 anos e contou com vitória da Oliveirense.

Andebol e Voleibol

As duas únicas modalidades de pavilhão onde o Sporting não conseguiu contrariar o favoritismo de FC Porto no andebol e do Benfica no voleibol, tendo apenas conseguido a vitória na Taça de Portugal de voleibol.

Sporting Assembleia geral
1 dos 12 títulos europeus de Frederico Varandas (Fonte: Sapo)

Outras Modalidades

Nas restantes modalidades há ainda muitos títulos a realçar, mas que passam muitas vezes despercebidos pela maioria das pessoas, com o ténis de mesa à cabeça, modalidade na qual o Sporting venceu nos últimos 3 anos todas as competições que disputou em território nacional, mas também destaque para os inúmeros títulos no atletismo, o campeonato de Futebol de Praia, e os dois campeonatos e Ligas dos Campeões no Judo.

Títulos Europeus

Um ponto do qual os adeptos do Sporting se orgulham bastante é dos títulos europeus do clube, e mesmo aqui o atual presidente já deixou a sua marca vincada.

Em apenas 3 anos de mandato já conquistou uns incríveis 12 troféus europeus o que representa 29,2% de todos os títulos europeus do clube e que deixam Varandas em igualdade com o grande presidente João Rocha, que é o presidente com mais troféus europeus da história do Sporting. Frederico Varandas conseguiu ainda ganhar títulos europeus em 2 modalidades pela primeira vez (Futsal e Judo), com a agravante de a pandemia ter terminado precocemente a Taça Challenge de Voleibol de 2019/2020 onde o Sporting estava nas Meias-finais e também a Taça Europa de Ténis de Mesa onde estava também nas meias-finais. Tudo isto com apostas constantes na formação e diminuição de custos com o pessoal de 18 M€.

Fica, portanto, no ar a ideia que o ódio de muitos sportinguistas para com este presidente desde o início continua bem patente e que o desejo de muitos, de que o seu insucesso levasse a uma queda rápida da cadeira da presidência, os encha de um orgulho do qual não conseguem dar o braço a torcer apesar de os números não mentirem.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter