Amorim começa a definir a cara do novo leão

José Nuno QueirósJulho 18, 20234min0

Amorim começa a definir a cara do novo leão

José Nuno QueirósJulho 18, 20234min0
O Sporting partiu para estágio e olhando apenas para a lista de convocados é possível perceber já algumas notas tiradas por Amorim.

O Sporting iniciou o estágio no Algarve e como é apanágio nas equipas treinadas por Rubén Amorim, é possível tirar fortes ilações apenas olhando para os nomes que viajaram até ao sul do país.

A lista é bastante longa como é habitual tendo neste momento um total de 29 atletas, sendo eles:

Guarda-redes: Antonio Adán, Franco Israel, Diego Calai e Francisco Silva.

Defesas: Matheus Reis, Jeremiah St Juste, Sebastián Coates, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande, João Muniz, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma e Chico Lamba.

Médios: Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Dário Essugo, Daniel Bragança e Mateus Fernandes.

Avançados: Viktor Gyokeres, Marcus Edwards, Francisco Trincão, Youssef Chermiti, Paulinho, Geny Catamo, Jovane Cabral, Tiago Ferreira e Afonso Moreira.

Começando pela baliza é certo que Adán e Israel serão os principais guardiões da equipa com Calai a continuar a ser preparado para o futuro, devendo ser o guarda-redes da equipa B juntamente com Diogo Pinto (que esteve no euro sub-19). Francisco Silva tem aqui uma oportunidade com a equipa A, mas é essencialmente para fazer número nas sessões de treino e deverá sair do Algarve sem qualquer minuto somado. Ao contrário do desejo de muitos adeptos devido a algumas exibições mais negativas de Adán não chegará nenhum reforço para a baliza leonina.

Na defesa muitas novidades, com João Muniz a ser a grande surpresa numa convocatória que dá uma segunda vida a Quaresma e Chico Lamba. Amorim habitualmente joga com 3 centrais e conta com apenas 5 ou 6 atletas se contarmos com Matheus Reis, pelo que poderá haver espaço para mais um atleta no plantel. Muniz deverá ser utilizado na equipa B tal como Chico Lamba. Já Quaresma ou fixa-se na equipa A ou será emprestado. Na direita continua a faltar a chegada de um reforço para concorrer com Esgaio, sendo já uma certeza que Esteves não integrará o plantel principal apesar da vaga ainda existir.

No meio campo há apenas uma situação a analisar. Com a saída de Ugarte irá chegar um novo médio defensivo ao reino do Leão e ao que tudo indica será um atleta sul americano, diretamente dos campeonatos sul-americanos, um mercado pouco explorado por Amorim e pelo Sporting no passado recente. De resto Morita, Essugo e Bragança serão os restantes médios com Pote sempre à espreita, principalmente numa possível mudança tática que tem vindo a ser testada.

No ataque parece estar tudo definido no trio de avançados, com a chegada do reforço Viktor Gyokeres, (notando que Rodrigo Ribeiro irá ser utilizado na equipa B, mas sempre muito perto da equipa A) e nos alas titulares com Trincão, Pote e Edwards. Nota de destaque para a presença de Jovane que parece mais perto de ficar no plantel principal, e para Afonso Moreira que deverá ficar tal como Rodrigo Ribeiro na equipa B, mas sempre próximo do plantel de Ruben Amorim. Já Geny Catamo deverá ser emprestado novamente.

Destaques também para as ausências de Rochinha, Marsà, Sotiris, Tanlongo e Fatawu. Se Tanlongo e Fatawu são para emprestar preferencialmente, os restantes estão no mercado para serem vendidos como Arthur e Tiago Tomás.

Gyokeres é para já o único reforço para Rúben Amorim. (Fonte: Sporting CP)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS