Gyokeres: A arma sueca para acabar com as falhas no plantel

José Nuno QueirósJunho 5, 20233min0

Gyokeres: A arma sueca para acabar com as falhas no plantel

José Nuno QueirósJunho 5, 20233min0
Há muito que se sabe que falta 1 avançado ao Sporting. Será Gyokeres o homem certo para colmatar este problema?

O Sporting está a tentar ter o plantel fechado o mais rapidamente possível, no que a saídas e entradas diz respeito. Se em termos de saídas relevantes, Ugarte parece ser o único atleta que irá abandonar Alvalade (sabendo que o mercado é fértil em surpresas), nas entradas são esperados 4 nomes de peso para colmatar lacunas identificadas na temporada que agora findou.

Uma das posições que mais lacunas apresenta é a de Ponta de Lança onde Paulinho foi a única solução até janeiro, com o ataque móvel a ser sempre a alternativa de recurso para as ausências do barcelense. Nesse sentido o Sporting vira os esforços para Viktor Gyokeres para trazer concorrência de peso para a frente de ataque. O avançado internacional sueco atua atualmente no Conventry City do Championship e esteve nesta temporada no playoff de subida à Premier League acabando por não ter conseguido o objetivo.

Apesar de jogar na segunda liga inglesa, desengane-se quem ache que se trata de uma operação fácil para os leões, uma vez que Gyokeres só deverá ser libertado por uma verba a rondar os 15 a 20 milhões de euros, sabendo-se também que há clubes da Premier interessados em contar com o avançado. E os números ajudam a perceber a razão. Foram 21 golos e 10 assistências, marcando a cada 126 minutos no campeonato secundário inglês, ou seja Gyokeres foi mesmo o segundo melhor marcador da prova e participou em 53% dos golos da sua equipa, o que é um peso brutal para um só jogador, o melhor marcador do nosso campeonato, Taremi, participou em 41% a título de exemplo.

Gyokeres é um avançado ao estilo de Ruben Amorim. Móvel, com capacidade para jogar de costas e de aparecer nos flancos, como é demonstrativo o número de assistências que leva. Não é o “pinheiro” que apresenta números brutais quando bem servido, mas sim o jogador que participa na construção e na criação de espaços aos colegas.

O sueco de ascendência húngara já tinha mostrado bons argumentos na época passada com 19 tentos, naquela que foi a sua primeira época mais estável, depois de sucessivos empréstimos por parte do seu anterior clube, o Brighton. Aos 25 anos o atleta parece no ponto para dar o salto e poderia encaixar como uma luva no sistema de Amorim. Contudo é necessário ressalvar que o salto é grande uma vez que o Sporting participará nas competições europeias e Gyokeres apresenta números mais modestos na seleção nacional com 3 golos em 17 partidas. Ressalvar também que os números no Championship sáo sempre inflacionados pelos 46 jogos que foram disputados, mas que também demonstram uma enorme regularidade e uma época em que as lesões nunca foram um problema tendo participado em 97% dos minutos que o clube teve.

Gyokeres foi uma autêntica máquina de fazer golos pelo Coventry. (Fonte: A Bola)


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS