Os principais destaques da Liga Portugal Betclic (Outubro 2023)

Luís MouraOutubro 29, 20235min0

Os principais destaques da Liga Portugal Betclic (Outubro 2023)

Luís MouraOutubro 29, 20235min0
Luís Moura escolhe os principais destaques da Liga Portugal Betclic deste Outubro de 2023 com Moreno a merecer o principal palco

Não seria interessante uma conversa em que os principais clubes da Liga Portugal Betclic fossem afastados da equação e só se abordassem os ditos “pequenos”?

Os três principais destaques- um treinador, um clube e um jogador- até ao momento (8ª jornada), na nossa liga, sem contar com Sporting, Benfica, Porto e Braga.  

Moreno

João Miguel da Cunha Teixeira, no mundo do futebol conhecido como Moreno, surpreendeu o futebol português, quando, depois de uma vitória frente ao Estrela da Amadora, ainda como treinador do Vitória Sport Clube, deixou o comando técnico dos vimaranenses. Numa conferência, permitam-me, de um Homem do futebol, repleta de coragem, com o presidente António Miguel Cardoso anunciou e explicou que não se sentia capaz de levar a bom porto o clube da cidade berço.             Iniciou a temporada com a eliminação da Liga Conferência que ditou o fim do seu ciclo em Guimarães.

Mas, como o bom trabalho realizado é o melhor ponto do currículo, não tardou a ser chamado para comandar o Chaves. Os transmontanos, à chegada de Moreno, eram os últimos classificados do campeonato com 0 pontos conquistados. Sob as ordens de José Gomes (antecessor de Moreno), em 5 jogos sofreram 17 golos e marcaram apenas 4. A derrota frente ao Boavista por 4 bolas a1 ditou o despedimento de José Gomes e o início do ciclo de Moreno.

Cumpriu o seu primeiro encontro pelo Chaves, curiosamente, contra o Estrela da Amadora. Num jogo em que esteve a perder por 2 golos, a sua equipa, teve a capacidade de correr atrás do resultado e garantir o primeiro ponto da temporada com o apoio incondicional dos seus aspetos. De resto, muito beneficia Moreno dos flavienses que, desde a sua chegada, têm sido irrepreensíveis.

Depois do empate caseiro, entrou na direção das vitórias. Foi a Arouca ganhar 2-0 e a Barcelos, frente ao Gil Vicente, por 4-2. Conquistou assim os 7 pontos do Chaves. De destacar que nos 3 jogos disputados na era Moreno, o Chaves tem 4 golos sofridos e 8 marcados, ou seja, o dobro dos golos marcados no tempo de José Gomes.  

Posto isto, qual é o segredo de Moreno para a boa forma do Chaves?

Conseguiu encontrar estabilidade no sistema defensivo. A diferença é notória. Sofreu apenas, em comparação com o início da época, 4 golos. Melhorou o desempenho da equipa no momento ofensivo e encontrou margem para marcar 8 golos, o dobro das tentativas consomadas com José Gomes (apenas 4).

Assim, o Desportivo de Chaves encontrou conforto na tabela classificativa, depois de ter estado condenado à descida.

Boavista

A equipa sensação da Liga Portugal Betclic é, incontornavelmente, o Boavista. Os axadrezados devido a questões financeiras tiveram de optar por não fazer nenhuma contratação no mercado de verão para manter o plantel da época transata.

Sob a orientação de Petit, o Boavista alcançou a dimensão de um grande renascido das cinzas nas primeiras jornadas do campeonato. É de recordar que chegou a liderar a liga. Na 1ª jornada venceu em casa, nos últimos minutos, o Sport Lisboa e Benfica. No jogo frente aos campeões nacionais, os axadrezados, ganharam um ídolo: Róbert Bozenik. O ponta de lança eslovaco apontou 2 dos 5 golos marcados no campeonato.

O Boavista conta com 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota o que equivale a um 6º lugar. A espectativa é que continue na luta pelos lugares europeus, não obstante, da dificuldade que previsivelmente vá sentir, face ao curto plantel.

De realçar que o grande obreiro da época do Boavista é Petit.

João Marques

Recentemente internacional sub-21 e elogiado por Roberto Martínez (selecionar nacional) João Marques é a revelação entre os jovens jogadores. Representa o Estoril Praia, agora treinado por Vasco Seabra, onde já marcou 3 golos e assistiu por 2 vezes no campeonato. Álvaro Pacheco deu-lhe a oportunidade de mostrar serviço no meio campo dos homens da linha e, desde então, não mais largou o lugar. Domina a maior parte dos momentos do jogo e é um médio com elevada capacidade ofensiva.

É com alguma naturalidade que se vai impor e dar o salto na próxima temporada. A maior prova da qualidade de João Marques, é o facto de se destacar numa equipa com muitas fragilidade defensivas, e também ofensivas.

PS: O artigo foi escrito com base nos resultados alcançados pelas diferentes equipas da Liga Portugal Betclic até à 8ª jornada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS