Estará a Liga BPI mais competitiva?
A Liga BPI já vai na 4ª jornada e a 1ª fase já vai a meio. Entre favoritos e recém-promovidos, alguns resultados têm sido surpreendentes. Algumas equipas já têm assegurada a presença na fase de apuramento de campeão, mas os lugares que restam vão ser disputados até à última jornada.
Na antevisão a este campeonato previmos que a série sul seria mais competitiva, mas será que é mesmo assim? Com equipas a estarem para já 100% vitoriosas e outras que ainda nem pontuaram, estará este ano a Liga BPI mais competitiva?
Série Norte
A Norte, como já seria de esperar, SC Braga e FC Famalicão ultrapassam todos os adversários com relativa facilidade. Até agora, 4 jogos e 4 vitórias para ambas as equipas que ainda só sofreram 1 golo cada. Apenas a equipa famalicense marcou mais, sendo Vitória Almeida a figura de proa, já com 10 golos marcados. Pelas bandas arsenalistas, Myra Delgadillo já festejou por 6 vezes. Ainda uma chamada de atenção para a próxima jornada em que estas equipas se irão defrontar, para decidir o 1º lugar nesta Série Norte.
A ocupar os outros lugares do top-4 encontram-se Condeixa e Valadares Gaia, ambas com 7 pontos. A Ovarense e o Clube Albergaria estão logo atrás com 6 e 5 pontos respetivamente, à procura de causar uma surpresa e chegar ao apuramento de campeão.
O Gil Vicente, o Fiães e o Cadima ainda não sabem o que é ganhar nesta Liga BPI. As gilistas contabilizam 3 empates e 1 derrota, as fianenses 2 empates e 2 derrotas e as mulheres de Cantanhede 1 empate e 3 derrotas. São estas equipas que vão ficando para trás, mas tudo ainda é possível, conseguindo, por agora pontuar e dificultar a vida às outras equipas.
A única equipa que ainda não pontuou foi o Boavista FC. As axadrezadas levam 4 derrotas seguidas e não parecem ainda ter estofo para o primeiro escalão português, já que ainda não marcaram qualquer golo e já sofreram 18.
Apesar da vida complicada destas últimas 4 equipas, tudo ainda é possível. Faltando jogar 5 partidas, com 15 pontos em disputa tudo pode acontecer, já que o calendário pode beneficiar certas equipas e prejudicar outras.
Série Sul
A Sul, também temos 2 equipas a dominar e um top-4 a começar a desenhar-se. Não obstante, são 3 as equipas que ainda não pontuaram e começam a ver o apuramento de campeão cada vez mais longe.
Como tinha sido previsto, Sporting CP e SL Benfica lideram a tabela, com 4 vitórias em 4 jogos. As equipas profissionais vão mostrando todo o seu valor, superiorizando-se a todos os adversários que se colocam à sua frente. Por enquanto, as leoas seguem na frente pela diferença de golos e vai ser na 7ª jornada que estas equipas vão-se defrontar e decidir o 1º lugar.
Por agora, é o Damaiense e o Estoril que ocupam os outros 2 lugares do top-4. A equipa recém-promovida da Damaia está a surpreender tudo e todos, totalizando 3 vitórias e apenas 1 derrota (vs SL Benfica). A equipa estorilista já há vários anos que vem cimentando o seu lugar atrás das equipas profissionais e é o que tem feito.
Marítimo e Amora são as equipas que estão à espreita de uma vaga no top-4 assim que possível. Um começo algo equilibrado para as 2 equipas que já conseguiram 2 vitórias e vão tentar até ao fim agarrar um lugar no apuramento de campeão.
O Torreense é um caso à parte. Ainda só realizou 2 partidas e conseguiu pontuar numa delas (derrota vs Sporting e empate vs Estoril). Viu o seu jogo da 1ª jornada a ser adiado e agora a partida da 4ª jornada também. No dia 4 de novembro jogará a sua última partida em atraso e ficará em igualdade de jogos com todas as equipas. Só aí poderemos avaliar a equipa de Torres Vedras que é também uma candidata a chegar ao apuramento de campeão.
Por outro lado temos A-dos-Francos, Fut. Benfica e Atl. Ouriense que ainda não pontuaram. Não obstante, as 2 últimas equipas têm 1 jogo em atraso cada (jogos a serem realizados vs Torreense). A vida começa a ficar complicada para este trio que vê as suas ambições de chegar ao apuramento de campeão cada vez mais longe.
Na Série Sul tudo ainda está em aberto. Águias e leoas parecem já ter assegurado um lugar, mas vão ser várias as equipas a lutar pelos outros 2. Entre jogos em atraso, alguns clubes só vão ter o seu futuro definido na última jornada.
Fica ainda em aberto a discussão da competitividade da Liga BPI. De início – excetuando o domínio total de 2 equipas em cada série – o cenário seria muito mais equilibrado, com equipas mais próximas a nível pontual e até com mais empates (não havendo empates, as equipas vão-se distanciando). Realçar ainda que o calendário pode mudar toda esta perspetiva, pois uma equipa pode estar mal porque só jogou frente a equipas profissionais e assim que apanhar uma fase do calendário mais acessível, as contas podem complicar-se para todos.
Restam 5 jornadas nesta 1ª fase e todas as equipas ainda têm a possibilidade de chegar ao apuramento de campeão. Quem vai conseguir?