Liga dos Campeões Feminina: Diferente, mas Igual?

João NegreiraAgosto 20, 20203min0

Liga dos Campeões Feminina: Diferente, mas Igual?

João NegreiraAgosto 20, 20203min0
A Liga dos Campeões Feminina está perto de regressar e fazemos um resumo do que ainda falta para se jogar na maior competição europeia do futebol jogado pelas mulheres.

A Liga dos Campeões Feminina também foi adiada em março, aquando da interrupção de todas as competições desportivas, por todo o mundo. O COVID-19 para o mundo e o futebol feminino não foi exceção. A maior prova europeia do futebol das mulheres volta agora para uma final 8 que promete muita emoção.

Já jogada a fase de grupos, os 16 avos de final e também os oitavos, estão ainda em jogo 8 equipas para decidirem o troféu. Glasgow City, Wolfsburg, Atlético Madrid, Barcelona, Arsenal, Paris SG, Lyon e Bayern Munchen são as equipas restantes que vão disputar o título no País Basco, em Espanha.

As rondas decisivas começam no dia 21 e prolongam-se até ao dia 30, o dia em que se aplaude o campeão. As partidas vão ser jogadas no Estádio Anoeta e no Estádio San Mamés, em San Sebastián e Bilbau, respetivamente.

Os quartos de final serão realizados entre 21 e 22 de agosto, colocando frente a frente, Glasgow City e Wolfsburg, Atlético Madrid e Barcelona, Arsenal e Paris SG, e Lyon e Bayern Munchen. As meias finais serão jogadas entre 25 e 26 de agosto, em que uma das partidas será entre o vencedor do jogo Arsenal-Paris Saint-Germain e Lyon-Bayern Munique e o outro encontro resultante dos vencedores dos jogos entre Glasgow City-Wolfsburg e Atlético Madrid-Barcelona.

O historial favorece o Lyon, uma das melhores – se não a melhor – equipas do mundo da atualidade. No campeonato francês, a equipa da portuguesa Jéssica Silva, com 16 jogos, fez 44 pontos, mais 3 que o seu grande rival, o Paris SG. Há ainda o Wolfsburg, da portuguesa Cláudia Neto, que para além de já ter vencido a competição por 2 vezes seguidas (12/13 e 13/14) está também na frente do campeonato alemão, contabilizando 64 pontos em 22 partidas, mais 8 que o seu rival Bayern Munchen.

Para além da equipa francesa e da equipa alemã, há ainda que fazer conta com as pupilas de Barcelona. Sem grande historial nesta competição, a equipa blaugrana também estava em 1º no campeonato espanhol, conseguindo 59 pontos em 21 jogos, mais 9 que os rivais Atlético Madrid, que vão já defrontar nos quartos de final. Para além disso, a equipa da Catalunha vai jogar perto de casa e vai procurar vingar a final perdida no ano passado para o Lyon.

Falta ainda falar nas equipas da Terra de Sua Majestade. Glasgow City da Escócia e Arsenal de Inglaterra. O campeonato escocês tinha acabado de começar, aquando da paragem, mas fazer referência ao domínio interno deste clube, vencendo o campeonato há 13 anos seguidos. O Arsenal, que é muitas vezes presença assídua nestas fases da competição – e que já levantou o troféu por uma vez, em 2006/2007 – vai ter que fazer melhor que no campeonato inglês, já que terminou em 3º lugar, com 36 pontos.

Posto isto, podemos referir que existem 3 candidatos sérios a levantar o troféu. O Lyon e o Wolfsburg podem manter a tendência, mas o Barcelona, certamente que quererá invertê-la. Há 12 anos que a Champions feminina é ganha por uma equipa francesa ou alemã, e há 4 que o Lyon é sempre feliz.

Será que com a competição feita de maneira diferente, haverá um vencedor diferente? Ou conseguirão as equipas gaulesas e germânicas manter a hegemonia?

Conseguirá o Barcelona vingar a final do ano passado? (Foto: Yahoo Esportes)

Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter