Definidas as meias-finais da Copa do Brasil 2023
A Copa do Brasil está com as meias-finais definidas. A classificação do Corinthians no sábado (15.07), determinou as quatro melhores equipas da competição. Corinthians, São Paulo, Grêmio e Flamengo disputarão uma vaga na grande final do torneio. Gaúchos e cariocas duelam por uma vaga na decisão, enquanto haverá o clássico paulista (Majestoso) pela outra vaga.
O jogo de ida entre Corinthians x São Paulo ocorrerá em Itaquera, no dia 25 de julho, às 21:30. Enquanto Grêmio x Flamengo se enfrentarão na Arena do Grêmio no dia 26/07, também às 21:30. Os jogos da volta estão marcados para o dia 16 de agosto, com o Tricolor recebendo os alvinegros às 19:30, no Morumbi. Já os Rubro-Negros, receberão os gaúchos às 21:30 no Maracanã.
O título da Copa do Brasil será disputado em jogos de ida e volta nos dias 16 e 23 de setembro. O campeão leva R$70 milhões e o vice-campeão recebe R$30 milhões O vencedor ainda garante presença na próxima Copa Libertadores. Vale lembrar ainda, que dos quatro semifinalistas, somente o Tricolor Paulista NUNCA ganhou o título!
Raio X dos confrontos na Copa do Brasil entre Flamengo x Grêmio
A primeira semifinal da Copa do Brasil de 2023 será disputada entre Flamengo x Grêmio. Na noite da última quarta-feira (12), o Rubro-Negro voltou a vencer o Athletico-PR, desta vez por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Já o Tricolor Gaúcho precisou dos pênaltis para deixar pelo caminho o Bahia após dois empates pelo placar de 1 a 1.
O duelo na semifinal será o nono encontro entre as duas equipes ao longo da história. O Flamengo é o time que o Grêmio mais encarou na Copa do Brasil e o retrospecto mostra igualdade, com vantagem para os cariocas nos últimos anos. O Imortal, entretanto, tem ótimas histórias para contar. O clube gaúcho levou a melhor nas quatro primeiras oportunidades que enfrentou o time carioca no torneio.
Em 1989, na semifinal, após 2 a 2 na ida, o Grêmio goleou por 6 a 1 na partida da volta. Em 1993, novamente na semi, o triunfo por 1 a 0, após derrota por 4 a 3 no Rio de Janeiro, valeu outra vaga em decisão. Em 95, a história se repetiu e o 1 a 0 em casa, após revés por 2 a 1 no RJ, garantiu presença gremista na final.
Já em 1997, o duelo valeu o troféu da Copa do Brasil, que ficou com o Grêmio. Depois do empate em 0 a 0 na primeira partida, o Tricolor calou cerca de 100 mil torcedores que foram até o Maracanã e conquistou o título graças a um gol de Carlos Miguel, que garantiu o empate por 2 a 2. Já nas últimas quatro vezes que os dois times duelaram, o Flamengo foi quem levou a melhor. Em 1999, nas quartas de final, os cariocas venceram em Porto Alegre por 2 a 1 e empataram na volta em 2 a 2.
Em 2004, o cenário se repetiu na mesma fase: vitória flamenguista no Olímpico, por 1 a 0, e empate sem gols na volta. Em 2018, mais uma vez nas quartas, os cariocas venceram por 1 a 0 na volta, em casa, após empate em 1 a 1 no sul. Já em 2021, o Flamengo, comandado na época por Renato Portaluppi, não tomou conhecimento do Grêmio, goleando por 4 a 0, em plena Arena, e vencendo por 2 a 0, no Maracanã.
Já o São Paulo, teve a classificação mais difícil das quartas de final. Enfrentou o Palmeiras, (uma dos melhores equipas da América do Sul) em dois jogos com atuação indiscutível dos jogadores do técnico Dorival Jr.. Vitória no Morumbi no primeiro jogo por 1X0, sem o Palmeiras assutar o golerio Rafael. No jogo de volta, no Allianz Parque, o Tricolor não tomou conhecimento do adversário, e mesmo sofrendo um gol espírita de Piquerez, que tentou cruzar e acabou acertando o gol e abrindo o placar… Já no começo do segundo tempo, o Tricolor empatou o jogo, e logo fez o segundo, dele Calleri!!! Mas o gol foi anulado ( alías, MUITO MAL ANULADO!) e no final, no apagar das luzes… David, o atrilheiro DVD, fez 1×2 para o São Paulo e decretou o silêncio na arena palestrina…
Raio X dos confrontos na Copa do Brasil entre São Paulo x Corinthians
O confronto entre o Tricolor Paulista e a equipa do Parque São Jorge ocorreu na Copa do Brasil somente uma vez em sua história, e foi justamente em uma fase semifinal, no ano de 2002. E quem se classificou para a decisão foi o time de Itaquera. Com uma vitória por 2×0 no confronto de ida, e derrota no segundo jogo por 2×1 (Gol fora tinha peso x2) eliminou a equipa do Morumbi da decisão do campeonato.
PALPITES
Em Itaquera, acredito em um primeiro jogo mais estudado e ninguém querendo se arriscar muito para não perder o jogo. Empate de 1×1. Já em Porto Alegre, acho que o Grêmio consegue uma vitória suada por 2×1, em grande jogo de Soarez.
Já nos jogos da volta….